Conheça truques para decorar casas rústicas

Confira tendências para compor uma decoração que transforma sua casa na cidade em uma casa rústica com o aconchego do campo e o requinte e conforto da vida moderna.

Conheça truques para decorar casas rústicas
Aconchegantes e requintadas. Saiba tudo sobre as casas rústicas

Seja no campo ou na cidade, o estilo rústico é o preferido de muita gente. Hoje em dia, as casas rústicas não são somente sítios, chácaras ou fazendas, há quem opte por essa decoração na metrópole e aposte em detalhes cheios de charme e bom gosto. 

O estilo das casas rústicas é caracterizado pelo uso intenso da madeira em forma bruta, o tijolo aparente nas paredes, adornos feitos de pedras e madeira, além texturas e tecidos que buscam a imperfeição. Os defeitos, como a ferrugem e a irregularidade do acabamento, são transformados em virtude. Tudo isso para tornar o ambiente inovador e aconchegante. Hoje em dia, muitos arquitetos apostam neste tipo de técnica para valorizar os imóveis. Veja abaixo as características.

Projetos de casas rústicas

Decoração

A decoração de casas rústicas aliada com as possibilidades modernas de acabamento e conforto formam o design perfeito para quem gosta de elegância e personalização.

Podemos encontrar diferentes estilos e níveis de rusticidade na decoração de casas, mas há pontos fortes que além de estarem em alta, são considerados ecologicamente corretos. São eles: o uso de madeira de demolição e do bambu, os tijolos aparentes e as barn doors.

Madeira de demolição

A madeira de demolição, como o próprio nome sugere, consiste em madeiras reaproveitadas de outras construções. As fendas e  marcas presentes na madeira dão o charme em móveis e pisos,  garantindo um ambiente muito aconchegante além de promover o consumo consciente da madeira. 

Tijolo aparente

Parede de tijolinhos à vista tem muitos adeptos pela versatilidade que confere ao ambiente. Pode compor um ambiente mais despojado e rústico como dar um toque especial aos modernos. O tijolo pode ser usado da cor natural ou  pintado, e contêm uma textura única, capaz de deixar lares rústicos ou contemporâneos mais bonitos e acolhedores.

Decoração com bambu

A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente motiva profissionais a optarem pelo bambu na decoração de ambientes. Além de trazer um toque rústico e sofisticado, seu uso ainda proporciona a satisfação de estar contribuindo para evitar o corte de árvores e extração da madeira.

Barn doors

As barn doors ou portas de celeiro são tendência presente cada vez mais em casas modernas com elementos rústicos. São usadas com um sistema de trilhos e roldanas aparentes, que são charmosas e – como toda porta de correr – não ocupam espaço. Por isso elas têm sido comuns em pequenos apartamentos nas metrópoles fazendo uma viagem sem volta do campo para cidade. Existem novos modelos de barn doors: algumas são feitas de ferro, outras de chapas de madeira, com desenhos menos ou mais delicados, mas sempre mantendo sua raiz rústica.

Preço de casas rústicas

A decoração de casas rústicas pode ser considerada uma decoração que abrange um público amplo com distintos poderios aquisitivos. Em uma casa rústica pode-se investir muito dinheiro com pisos de madeira de demolição (que apesar do conceito de reaproveitamento são bastante caras), móveis de madeira bruta e peças de design que costumam ter um alto custo. Se sua intenção é ter uma casa rústica elegante e com requintes de luxo, prepare o bolso pois ela pode sair mais cara do que uma decoração clean e moderna.

Mas se sua intenção é ter um ambiente de conforto que lembre a fazenda, a casa de avós, pode fazer a opção de gastar muito pouco. O uso de tijolos aparentes, que dão charme inconfundível ao ambiente, é uma solução barata. Pode-se usar pallets e caixotes de feira na criação de móveis e aparadores, tecidos de crochê e chita na decoração, além de reaproveitar móveis em topa-tudo. Com uma lixa, verniz, tinta e boa vontade, o ambiente pode se tornar lindo, personalizado, aconchegante e gastando muito pouco. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar