Condutax: como tirar licença para ser taxista

Se você pretende investir na carreira de taxista, saiba que o primeiro a se fazer é tirar o condutax, um cadastro pessoa e intransferível que habilita uma pessoa física a exercer esta atividade. 

Condutax: como tirar licença para ser taxista
Veja qual procedimento para se cadastrar e tirar o condutax

Ser condutor de taxi pode ser uma alternativa para quem busca uma profissão autônoma e uma fonte de rendimento segura. Para iniciar esta atividade é preciso, antes de mais nada, ter um documento indispensável, que é a CNH, ou a carteira de habilitação da categoria B. ​Depois, é preciso tirar o Condutax, um cadastro que habilita pessoas físicas a exercer a atividade de taxista. 

Como tirar o Condutax

Para ser um taxista habilitado, é necessário ser maior de 18 anos, ter CNH, ser penalmente imputável, saber ler e escrever e ter o Condutax. Para obter o condutax, o motorista deve se apresentar ao Departamento de Transportes Públicos da sua cidade, apresentar toda a documentação solicitada, inclusive a certidão de um curso específico para ser condutor de taxi, e proceder ao pagamento de uma taxa estimada de R$72,57.
Mediante a apresentação de todos os documentos, o condutax é emitido no mesmo dia e o documento tem validade de 5 anos. Caso seja preciso renovar a CNH neste período, é preciso renovar também o condutax.

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

Curso para ser taxista

O curso para ser taxista é um Curso Especial de Treinamento e Orientação, que pode ser feito nos Centros de Educação de Trânsito. O curso tem carga horário de 32h e aborda técnicas de direção defensiva, primeiros socorros, entre outras. O valor não é tabelado.

Licença de taxi

Além do Condutax, para ser taxista é preciso ter um veículo licenciado. Os procedimentos para conseguir a licença podem variar um pouco de um município para o outro e pode ser necessária paciência para quem desejar ingressar na profissão. No caso de Sãso Paulo, por exemplo, não são emitidas novas licenças. Na capital paulista, a licença para dirigir táxi é chamada de Condutaxi, e exige formação em curso específico para o segmento.

Documentos para ser taxista, além da CNH

  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão da Vara de Execuções Criminais;
  • Certificado de conclusão do curso específico para condutores de Táxi no CET local.
  • Ser proprietário do veículo, caso opte por veículo próprio, que deverá estar licenciado;
  • Inscrição como contribuinte no Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (ISS);
  • Inscrição como contribuinte autônomo no Instituto Nacional de Seguridade Social;
  • Declaração negativa para outra permissão de taxista no Município;
  • Certidão negativa de débito nas esferas Federal, Estadual e Municipal

Leia também: Confira ranking dos 24 melhores cursos de inglês do Brasil

Uma exigência importante a se observar é que a CNH não poderá ter restrição à atividade remunerada. Sendo assim, como ser taxista, embora exija habilitação B, é uma atividade ao volante remunerada e profissional, é vedada aos que possuam restrições.

Importante destacar que para ser taxista em cidades como o Rio de Janeiro, o motorista precisa ter veículo próprio. A autonomia é pessoal e só transferível para filhos ou cônjuges em caso de falecimento. A compra de autonomia, vendida por preços exorbitantes e que chegam a mais de R$ 100 mil, é ilegal.

Procedimentos variam de uma cidade para outra

Mesmo que exista uma diretriz geral para ser taxista, cada município disciplina o acesso à profissão de forma independente. Por isso, é importante se informar junto ao órgão que regulamenta o transporte de passageiros em sua cidade, para saber com exatidão o que fazer para dirigir um táxi.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar