5 itens para checar antes de comprar produtos usados online

Reputação, entrega, preço e negociação: entenda quais são as avaliações e cuidados que deve-se tomar antes de comprar produtos usados pela internet.

5 itens para checar antes de comprar produtos usados online
Segurança e entrega estão entre os maiores pontos a serem avaliados

Comprar produtos usados sempre foi uma ótima alternativa para quem precisa de determinado item mas está com orçamento limitado ou mesmo para quem simplesmente não quer gastar muito. A prática tem se difundido atualmente por um fenômeno um pouco diferente da simples economia, adequando-se mais a uma consciência ecológica mais apurada

Uma pesquisa recente apontou que mais da metade dos consumidores brasileiros dão preferência no momento da compra para marcas que apliquem políticas de preservação ambiental. Pensando na preservação, na restauração e na economia, conheça os cuidados antes de adquirir seu produto usado pela internet.

Cuidados para se ter antes de comprar produtos usados

A consciência ambiental e a economia proporcionada tornam interessante comprar produtos usados, mas essa prática exige alguns cuidados para não adquirir itens diferentes do esperado, acabando por sair mais caro que um novo.

Segurança

A maioria dos sites que trabalham com produtos usados não são tão conhecidos quanto as grandes lojas e, portanto, não possuem uma clara avaliação de qualidade e segurança. Neste caso, é fundamental que se faça uma busca sobre o histórico do site, avaliações e opiniões de outros clientes, o que pode ajudar a detectar pontos negativos como a falha na entrega de um produto ou o uso indevido de informações pessoais que muitas vezes são fornecidas pelo cliente.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO
SOB MEDIDA PARA O
SEU BOLSO?
encontre aqui

Compra Direta

Em alguns casos a compra é tratada diretamente com uma pessoa física onde o site apenas anuncia o produto. Sendo assim, é importante avaliar com muito cuidado o histórico do vendedor e verificar se algum outro cliente já relatou qualquer tipo de problema. É comum nessa modalidade que o site ofereça algum serviço de intermédio para garantir a segurança da transação, como comissões ou repassar o valor pago ao vendedor após o cliente ter recebido o produto e declarado que está de acordo com o negociado.

Troca

Por se tratar de um produto usado, muitas vezes as condições para troca são bem específicas e às vezes nem ao mesmo permitida. Nestes casos é importante verificar com cuidado a política de troca da loja ou as condições impostas pelo vendedor.

Nas compras realizadas em lojas o produto tem garantia de 90 dias, porém é bom se certificar sobre a política de trocas para evitar dores de cabeça. Ao comprar um produto usado, o consumidor também abre mão de ter um tempo de garantia do fabricante e do fornecedor, de um ano.

Cartão de crédito para menor de 18 anos: veja como fazer

Procedência

Em lojas, a emissão de nota fiscal é obrigatória mesmo para produtos usados, o que não acontece no mercado informal. Quando houver a negociação através de sites de troca ou grupos em redes sociais onde o processo seja realizado diretamente com uma pessoa física, procure pedir sempre a nota fiscal de compra do produto, de modo a garantir que não provem de meios ilícitos.

Entrega

Em sites para comprar produtos usados, muitas vezes os valores e prazos de entrega não estão devidamente explícitos. Fique atento quando este lhe for informado, uma vez que, ao somar o custo de entrega, o valor total pode ser muito próximo da aquisição de um produto novo.

Descubra a solução ideal de cartão de crédito para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar