Comprar no Aliexpress é seguro?

Analisamos as vantagens e desvantagens do site para concluir se comprar no Aliexpress é seguro ou não.

 Comprar no Aliexpress é seguro?
Conheça as vantagens e desvantagens do site chinês

Um dos maiores sites de compras de produtos de todo tipo tem ganho cada dia mais consumidores no Brasil e assim alimentado a dúvida se comprar no Aliexpress é seguro de fato. Assim como seus concorrentes Mercado Livre (no Brasil) ou eBay (no mundo) o site reúne vendedores autônomos e empresas de diversos lugares - no caso do Aliexpress os contatos são da Ásia - e embora isso proporcione uma enorme concorrência e preços muito competitivos (algumas vezes até cinco vezes mais baratos que no Brasil) a incerteza da reputação do vendedor e a dúvida na qualidade dos produtos barram consumidores mais desconfiados.

A fim de esclarecer os métodos de venda do site e concluir se comprar no Aliexpress é seguro separamos todos os detalhes da compra através do site, das taxas, de como monitorar a reputação dos vendedores e de como criar uma disputa pela sua compra.

Como se certificar que comprar no Aliexpress é seguro?

Antes de concluir se comprar no Aliexpress é seguro é importante entender que o próprio sistema de venda do site já oferece ferramentas para que a compra seja realizada de forma segura, e a mais importante delas são os ícones de reputação dos vendedores. 

Os ícones de reputação dos vendedores aparecem sempre junto a suas informações na página do produto escolhido e podem aparecer de quatro maneiras diferentes: coroa, diamante, medalha ou nada, nenhum ícone. A coroa é o símbolo dado aos grandes vendedores, com longo histórico e boa reputação; o diamante é o segundo ícone mais forte em termos de reputação e também é conferido de acordo com o número de vendas finalizadas com sucesso; as medalhas são conferidas a vendedores que vendem na casa de dezenas a centenas de produtos, o número de medalhas é um importante indicativo para observar a diferença; quando não há nenhum desses ícones certamente o vendedor é recente ou não confiável, portanto, deve ficar atento ao índice de reclamações ou elogios para o mesmo antes de realizar alguma compra desse tipo de vendedor - abaixo de 90% de feedback positivo não é recomendável realizar a compra.

Para comprar no Aliexpress, assim como na maioria das lojas virtuais é necessário se cadastrar com dados pessoais, em seguida basta escolher o produto desejado, clicar em "comprar agora" e seguir com o passo a passo até o pagamento e finalização.

Vantagens e dsvantagens

O site já se tornou um dos maiores do mundo do setor e o fluxo de compras é imenso, todavia, é importante frisar ainda algumas vantagens e desvantagens do site.

A grande e principal vantagem de se comprar no Aliexpress são os baixos preços, mas a classificação de reputação de vendedores, a possibilidade de rastreamento da compra e até mesmo a possibilidade da abertura de disputas em caso de imprevistos e atrasos com a entrega a fim de que o próprio site faça o intermédio e solucione o problema são acoes de segurança que tornam todo processo mais seguro e confiável.

A desvantagem mais evidente é o tempo de demora na entrega dos produtos que pode passar de meses dependendo do caso. Os riscos de contatar vendedores pouco credenciados e de extravio ou dificuldades de entrega são também questões a se considerar.

Principais reclamações

Através do site de reclamações Reclame Aqui fomos buscar respostas quanto a reputação do site para os brasileiros, e notamos que a reputação do Aliexpress é considerada ruim.

Com mais de 4492 reclamações registradas o índice de resposta e solucionamento do site esta cerca de 50%. Se considerarmos o fato de que se trata de um site internacional com gigantesca demanda de produtos podemos concluir que sua reputação é razoável e, portanto, se tomados os devidos cuidados durante todo processo, comprar no Aliexpress é seguro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar