Comprar moto semi nova vale a pena?

Uma moto já usada pode ser uma aquisição interessante para quem dispõe de tempo e experiência, já para motociclistas novatos, comprar moto semi nova pode não ser o mais indicado.

Comprar moto semi nova vale a pena?
Saiba como comprar moto semi nova

Comprar moto semi nova é uma alternativa para quem busca modelos de acordo um perfil mais específico e que tenha mais tempo e experiência com veículos em duas rodas. Isso porque existem motos de cilindradas mais potentes semi novas ou usadas que custam até mais barato do que modelos zero quilômetro de cilindradas mais baixas.

Ter claramente que tipo de moto prefere é a primeira decisão a ser tomada pelo motociclista. Por exemplo, para regiões rurais ou com asfalto precário, talvez uma moto tipo cross seja mais indicada; já para quem deseja se locomover com mais rapidez em áreas urbanas, uma scooter ou mesmo uma street de baixa cilindrada sejam boas opções.

Vantagens em comprar moto semi nova

De um modo geral, um veículo sofre depreciação no seu valor de fábrica em torno de 30%. Ou seja, o simples fato de ser emplacada faz com que comprar moto semi nova seja algo realmente vantajoso. Isso, é claro, se a bike estiver em perfeitas condições mecânicas, documentação em dia e sem multas.

Vale lembrar que o índice de referência para comprar moto semi nova é a tabela FIPE. Nela, o comprador encontra preços baseados em pesquisas de mercado fundamentadas em estatísticas e aferidas mensalmente. A tabela é um importante apoio também para evitar possíveis fraudes, seja por preços muito abaixo do mercado (que devem ser sempre alvo de desconfiança) como por preços abusivos.
Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Quais as desvantagens

Ao decidir comprar moto semi nova, é preciso considerar toda uma conjuntura de fatores que poderão tornar a compra mais ou menos vantajosa. Por exemplo, existem casos em que uma oferta realmente interessante só seja encontrada em locais distantes. Uma moto de cilindrada mais robusta pode custar mais barato num local de pouco movimento ou cidades do interior, enquanto uma scooter, por sua versatilidade, segue um padrão de preço, independentemente do local. Aqui, não tem segredo, é preciso paciência e tempo para pesquisar, o que nem todos os compradores dispõem.

Dicas para comprar

Comprar uma moto semi nova, assim como qualquer outro veículo que não seja zero quilômetro, pede uma série de medidas de precaução. Em primeiro lugar, é necessário verificar se o quadro está alinhado. Quadro em desalinho indica que a moto é irrecuperável, portanto, um péssimo negócio. Igualmente importante, devem ser checados o estado das carenagens, tanque de combustível - se estiver amassado é provável que seja produto de roubo ou furto - e estado dos pneus. A quilometragem influi, mas nem sempre indica com segurança o real estado de conservação da moto, afinal, há motos pouco rodadas que parecem ter saído de um rally, e motos com bastante rodagem mas com jeitão de semi nova. A avaliação criteriosa do conjunto, de preferência acompanhada de um profissional, é o que pesa mais.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar