Vai viajar? Descubra a melhor época para comprar dólar

O dólar está caro né? Algumas dicas práticas podem te auxiliar na hora de planejar a sua viagem. Veja como comprar dólar para viajar.

Vai viajar? Descubra a melhor época para comprar dólar
Algumas estratégias podem te ajudar na hora de comprar dólar

A constante alta da moeda americana fez com que algumas pessoas desistissem das suas viagens para o exterior ou então ficassem na dúvida de qual o melhor momento para comprar dólar e não ter prejuízos com o passeio. A melhor dica, de acordo com os especialistas, é ir adquirindo a quantia programada para as despesas, aos poucos.

Para evitar prejuízos

A desvalorização do real frente ao dólar está constante e atingiu o seu maior valor em 12 anos no mês de junho de 2015! Cotado a uma média de R$ 3,35, a diferença entre a moeda americana pode ficar ainda maior e tem previsões para aumentar, ainda neste ano.

O dólar pode aumentar, e muito!

Algumas agências de classificação de risco já anunciaram que, caso o Brasil perca algum grau de investimento, a alta pode ser ainda maior do que o previsto! Essa lógica ocorre porque o dinheiro que está investido no país é retirado, desvalorizando a moeda local.

De acordo com especialistas, tentar adivinhar a queda do dólar e esperar para comprar a moeda pode ser pior, pois a qualquer momento, ela pode subir. Para evitar dores de cabeça, existem algumas dicas que podem ajudar a economizar dinheiro, através de estratégias de compra da moeda americana. Confira:

1. Planejar e planejar

Planeje todos os gastos da viagem, desde hospedagem à alimentação e gastos extras. Nesse momento, ter as contas na ponta do lápis pode ser uma grande vantagem. Assim, você poderá comprar dólar aos poucos;

reserve
já o seu hotel ou hostel 
e garanta o preço mais baixo

2. Casas de câmbio

Faça uma pesquisa de mercado e encontre uma casa de câmbio que ofereça os serviços sem a cobrança de taxas administrativas e que operem em tarifas mais baixas (há diferenças). E lembre-se, a moeda é um produto como outro qualquer e você pode barganhar o seu preço de compra;

3. Dinheiro no bolso

Prefira dinheiro em espécie para pagar uma menor alíquota. Por exemplo, no cartão de crédito ou pré pago o valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de 6,38%, enquanto na moeda (em espécie) é de 0,38%;

4. Melhor cartão

Apesar de ser mais vantajoso o dinheiro em espécie é recomendado levar uma quantia no cartão, para segurança e eventualidades. Confira qual a melhor maneira de o fazer:

  • Prefira o cartão pré pago, pois assim você irá congelar o valor da compra do dólar durante a sua viagem, ao contrário do crédito. Com a alta constante da moeda americana, você corre o risco de pagar muito mais caro quando chegar a fatura.

Dica prática

Uma dica para calcular e planejar os seus gastos é fazer a simulação no site do Banco Central do Brasil. Com isso você poderá verificar o Valor Efetivo Total (VET) desta transação e o melhor banco à sua disposição. Esta é uma estratégia para ter uma ideia do valor médio final para comprar dólar.

Ganhe um tablet para aprender inglês online.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar