Como comprar casa sem ter muito dinheiro guardado

Neste artigo, o leitor confere como é possível comprar casa tendo pouco dinheiro guardado e quais mas opções de financiamento para quem tem menor renda.

Como comprar casa sem ter muito dinheiro guardado
É possível transformar o sonho da casa própria em realidade

Comprar casa , carro e todas as coias que parecem fazer parta da vida adulta não é tarefa fácil. Junte a isso os gastos mensais (que não são poucos), os salários cada vez mais enxutos no mercado de trabalho e pronto, temos uma situação não muito tranquila e nem favorável.

Mas, com jeitinho, tudo é possível. E nem falamos do “jeitinho brasileiro”. A solução aqui é fazer contas, pesquisar muito, investir no planejamento e descobrir qual é a melhor maneira de transformar o sonho da casa própria em realidade.

O e-konomista separou algumas dicas de como comprar casa sem ter grandes quantias de dinheiro guardadas e mesmo se seu salário não é muito grande.

Como é possível comprar casa sem dinheiro guardado?

Algumas opções são mais comuns para quem deseja comprar casa, mas não tem muito dinheiro guardado em uma poupança. É o caso do financiamento imobiliário. Ele é uma boa escolha segundo a maioria dos corretores e economistas, mas alguns pontos devem ser levados em consideração antes de optar por esse modelo.

Prestações do “Minha casa, minha vida” ficarão até 237,5% mais caras

Um financiamento pode ser muito longo dependendo dos valores das parcelas. Alguns chegam a durar mais de 30 anos para ser liquidado, comprometendo até 40% da verba mensal de um salário.

Além disso, na maioria das vezes a entrada exigida é de 20% do valor da casa, o que pode não ser um preço baixo dependendo do imóvel.

Ainda assim, ele é a melhor opção. E dá para deixar o financiamento de uma casa ainda mais em conta. Veja só:

Use o SFH

SFH é o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), um tipo de financiamento que estimula a população com menor renda a comprar casa. Ele oferece taxas de juros menores que a do mercado imobiliário e é válido para todos os estados brasileiros para compras de imóveis de no máximo 750 mil reais.

Poupe 30% da sua renda

Se você tem pouco ou nenhum dinheiro guardado, precisará juntar a quantia referente à entrada do financiamento (20% do valor total do imóvel). Para conseguir, poupe pelo menos 30% da sua renda todo mês, independente de qual seja o valor do seu salário. Isso serve também para quando começarem as parcelas mensais do financiamento.

Minha Casa Minha Vida

Esse programa do Governo Federal contempla famílias que tenham renda mensal de até R$ 6.500,00. Ele tem quatro maneiras diferentes de ajudar na hora de comprar uma casa, que mudam de acordo com o nível de renda no qual o comprador se encaixa.

Para mais informações sobre o Minha Casa Minha Vida, acesse o site da Caixa aqui.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar