Comprar carro usado: quando vale a pena?

Quando vale a pena comprar carro usado? Explicamos as vantagens e desvantagens de comprar um carro usado para você tomar a decisão certa.
 

Comprar carro usado: quando vale a pena?
Ajudamos a esclarecer essa dúvida cruel

Está pensando em comprar um carro usado, mas não está seguro dessa decisão? Muitos defendem os carros novos, outros batem o pé que comprar carro novo é jogar dinheiro fora, por causa da depreciação. Em meio a essa guerra psicológica, as dúvidas são muito maiores que as respostas. Pensando nisso, resolvemos explicar os prós e contras de investir num usado. 
 

Comprar carro usado ou investir num zero?

Na verdade, tanto os carros novos quanto os usados têm suas vantagens e desvantagens. Aqui você conhecerá todos os lados da moeda e poderá analisar qual fica melhor no seu orçamento.

Carro usado

Completo com bom custo benefício

Uma das vantagens dos usados é a facilidade em encontrar modelos com alguns acessórios e até completos pelo mesmo preço do carro básico zero.

Manutenção

Carro usado geralmente não tem mais a garantia de fábrica, sendo assim, toda a manutenção terá que ser feita por sua conta, e dependendo da marca e modelo pode ser caro e difícil de consertar algumas coisas. Desconfie de grandes descontos e peça para um especialista analisar o carro usado que você pretende comprar para identificar possíveis defeitos.
Veja os carros com manutenção mais cara
 

Comprar à vista

Ao comprar um carro usado você pode livrar-se de algumas taxas iniciais, como o IPVA que pode já estar pago. Restando as taxas de transferência que são baratas. Porém pode ser mais difícil conseguir um financiamento, especialmente se o carro for mais antigo. Pesquise em vários bancos e instituições e fique ligado nas pequenas variações de juros e taxas, elas podem fazer uma grande diferença no final das contas.

Veja como comprar um carro usado e fazer um bom negócio
 

Carro zero

Básico

Carros novos contam com garantia, que hoje varia de um até seis anos dependendo da marca. Isso significa que qualquer problema mecânico e defeito serão consertados na concessionária, geralmente sem custos adicionais. Porém, os novos geralmente não têm muitos adicionais, a não ser que você esteja disposto a gastar mais nele. Itens como airbag para passageiros, central multimídia, câmbio automático, farol de milha entre outros chegam a aumentar o valor do carro em até 30%.

Custos para sair da concessionária

A compra de um carro novo implica muitos gastos, emplacamento, documentação, além dos juros do financimanto. Algumas concessionárias oferecem “taxa zero” – com asterisco, porque sempre tem algo oculto ali – e isso é muito atraente. Mas você precisa ficar atento a tudo: garantia, seguro, IPVA, etc. Isso pode afetar seu orçamento na hora da decisão.
Comprar carro zero compensa?

Depreciação

O carro zero quilômetro sofre grande depreciação no primeiro ano de uso. Dependendo da marca e modelo, pode perder entre 15% a 30% do seu valor, logo que sai da concessionária. 
Confira os carros que mais se desvalorizam no primeiro ano de uso

 

Financiar um carro usado

É possível comprar um carro usado por financiamento? A resposta é sim. Há linhas de financiamento para usados, mas com a retração de crédito por causa da crise, são poucas as financeiras que oferecem crédito com esta finalidade, e quando oferecem os juros são muito elevados. As condições são sempre muito mais facilitadas para financiar um carro zero.

Uma solução, pode ser poupar o máximo de dinheiro possível para comprar o seu carro usado, sem precisar recorrer ao financiamento. Mas se você não tem paciência ou disciplina para poupar de livre e espontânea vontade, comprar um consórcio pode ser uma maneira de  fazer uma poupança forçada. Há consórcios para usados e seminovos, e pode ser uma solução bastante interessante para quem tem paciência.gende um test drive online e gratuito.


Veja também:

  •  

Gostou? Compartilhe!
Na Web: