Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Compensa comprar carro agora, no meio da crise?

Será que com toda essa instabilidade de economia brasileira dá para comprar carro agora? Veja prós e contras dessa escolha:

Decisão de comprar carro agora depende de muitos fatores

Não há como negar: o nosso país enfrenta um momento economicamente delicado. Instável é uma palavra que cabe perfeitamente na descrição da nossa condição atual e, por isso mesmo, muita gente está deixando de adquirir os bens que gostaria. Se você está em dúvida entre comprar carro agora ou esperar a tempestade passar, o melhor é visualizar bem as vantagens e desvantagens da decisão.

Para especialistas, o impulso nunca é uma opção, mesmo fora do contexto de crise. Quem considera comprar carro agora, deve antes avaliar o orçamento, considerar disponibilidade para dar entrada, peso da mensalidade e dos custos de manutenção. Claro que uma economia tão instável afeta a todos de alguma forma, mas sente muito os efeitos? Pode ter o emprego ameaçado? Então esse certamente não é o momento de fazer uma despesa extra.

Comprar carro agora: eis a questão

teste
o CARRO
QUE VOCÊ
QUER
COMPRAR
agente um
test drive grátis

Comprar carro agora com certeza é o desejo de muitos brasileiros. Alguns já estão, inclusive, com a poupança preparada para a nova aquisição. Outros consideram que um financiamento não será difícil de conseguir. A verdade é que, em tempos de crise, por mais que você se ache pronto para a nova despesa, o contexto deve ser analisado de forma mais ampla.

 

Vantagens de comprar carro agora

A situação econômica indefinida tem feito o ritmo de venda de veículos cair muito, deixando concessionárias e montadoras preocupadas. O resultado são promoções bem atrativas, onde é possível encontrar o possante dos sonhos até 15% mais barato. A vantagem de comprar carro agora torna-se ainda maior se você tiver dinheiro disponível para a entrada. Quanto maior for, mais facilidade terá para negociar benefícios.

Além disso, economistas preveem um aumento das taxas de juro até o fim do ano. O que significa que o cenário ficará menos favorável para quem deseja fazer qualquer tipo de operação de crédito. Baseando-se nessas condições, comprar carro agora pode ser bastante vantajoso, se as suas finanças estiverem preparadas para tal.

Desvantagens de comprar carro agora

Por outro lado, existem condicionantes que fazem com que comprar agora não seja uma boa escolha. Uma delas é a inflação, que tem aumentado nos últimos tempos. Com os preços subindo, será que é uma boa comprometer-se com uma prestação e todos os outros custos para manter o carro?

Quem pretende recorrer ao financiamento para comprar carro agora também pode ter uma surpresa nada agradável. Uma vez que estamos em uma altura de crise, a desconfiança aumenta. Se antes conseguir crédito era moleza, atualmente a coisa não está mais assim. As taxas, já bastante altas em épocas de economia próspera, estão ainda mais inflacionadas. Ou seja, o risco de uma bola de neve é muito maior.

Veredito final

Colocando prós e contras na balança, é impossível dar uma única resposta definitiva. O consumidor deve avaliar o seu orçamento familiar e a sua estabilidade se pretende comprar carro agora. Lembre-se ainda que as parcelas que deve pagar nunca poderão ultrapassar os 30% da sua renda mensal. Inclua nesse valor as despesas mensais do seus veículo, como IPVA e seguro.
 

Encontre a melhor solução para comprar o seu carro com as menores parcelas.

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!