Qual o momento ideal para comprar apartamento?

Confira qual o melhor momento da vida para comprar apartamento e dicas para acertar no investimento.

Qual o momento ideal para comprar apartamento?
Veja o que considerar antes de adquirir um imóvel

O imóvel próprio continua sendo um dos principais sonhos do brasileiro. Mas qual o momento certo para comprar apartamento? Para chegar a essa conclusão, é necessário levar em conta diversos fatores que determinarão se este é o melhor investimento.

O que levar em conta ao comprar apartamento?

Selecionamos alguns tópicos que comumente são levados em consideração na hora de decidir quando se deve comprar apartamento. Confira:

Idade

Muitos jovens acham que devem adquirir seu primeiro apartamento antes dos 30 anos. Mas muitos especialistas compartilham da opinião que a prioridade nesta faixa de idade deve ser o investimento em sua formação e experiência de vida. Por isso, é indicado investir em cursos de idiomas, viagens, pós-graduações, intercâmbios e tudo o mais que colabore para o seu crescimento pessoal e profissional. Depois que tiver vivenciado tudo isso e contar com uma situação financeira tranquila, pensar neste investimento.

Estabilidade

A instabilidade financeira é um quesito muito levado em conta na hora de comprar apartamento. Afinal, trata-se um compromisso de longa duração. Por isso, é fundamental considerar se você se encontra em um momento estável da sua carreira e se a parcela do imóvel não irá comprometer uma grande parte de sua renda.

Família

Outro ponto que deve-se levar em conta sobre o momento para comprar apartamento é a necessidade da sua família. Algumas pessoas consideram que ao casar e começar constituir a própria família, o investimento se faz necessário. Outras sentem essa vontade após anos pagando aluguel. O importante é avaliar o seu contexto familiar e qual o perfil de apartamento melhor atenderá o seu núcleo.

Dinheiro extra

Outra boa razão para comprar apartamento ou outro tipo de imóvel é quando se tem uma quantia extra de dinheiro guardada, seja por recebimento de uma herança um bom acúmulo após anos de poupança. Esse é um bom investimento por se valorizar com o tempo, além de poder ser alugado e gerar uma renda extra.

Casa ou apartamento: qual é mais vantajoso?

Como acertar ao comprar apartamento

  • Não comprometa mais do que 25% da sua renda mensal.

  • Se possível, dê entrada de pelo menos 30% do valor do imóvel.

  • Se desejar pagar o valor total à vista, negocie desconto.

  • É possível que se consiga até 20% de redução no valor total.

  • Coloque no papel outros gastos que vêm junto com as prestações do imóvel, como: condomínio, IPTU e tarifas de serviços, documentações, possíveis reformas, além das contas básicas mensais.

  • Considere a possibilidade de fazer consórcios, pois não têm as altas taxas de juros dos bancos e são menos burocráticos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar