Saiba como ver a velocidade da internet

Aprenda como ver a velocidade da internet e confira se o serviço oferecido pela sua operadora realmente oferece aquilo que promete.

Saiba como ver a velocidade da internet
Confira como ver a velocidade da internet para não ser enganado pela sua operadora.

Hoje em dia não há quem viva sem internet, seja fixa ou móvel. Seja para trabalhar, assistir um filme, ler notícias, mexer nas redes sociais e entre outras coisas. Mas para conseguir fazer tudo isso, é preciso ter uma conexão de qualidade, o que nem sempre acontece. Infelizmente, muitas operadoras prometem uma largura de banda, mas na prática não oferecem, o que compromete a navegação dos usuários.


QUER POUPAR COM A BANDA LARGA?
O E-konomista tem sempre uma solução sob medida para o seu bolso. Comece já a economizar!

Mas como saber se o serviço contratado é o que é recebido pelo cliente? Listamos algumas dicas importantes para você aprender como ver a velocidade da internet. Confira:

1- Como ver a velocidade da internet no PC:

É preciso estar conectado à internet. Depois disso, é necessário ir até o menu Iniciar e procurar por "Rede". Clica em "Rede" e depois "Verificar Estado" para receber informações da sua velocidade de internet.


2- Como ver a velocidade da internet no MacBook:

É também preciso estar conectado à internet. Para saber sobre a internet é necessário apertar "Command" + "F", digite "Activity monitor" (Monitor de Atividade) e clique duas vezes no aplicativo. Depois disso, clique na aba de Rede para ver as informações da velocidade da sua internet.


Veja um comparativo e saiba qual é a banda larga mais barata.


3- Como ver a velocidade da internet usando um site:

Para verificar a internet através de um site, é preciso primeiramente cumprir com três passos:

• Conectar um cabo de internet no computador
É preciso conectar o computador para medição diretamente ao roteador de banda larga, por meio de um cabo de rede. Para medir a internet, nunca use um computador com conexão Wi-Fi. Principalmente no caso de conexões mais rápidas (20 Mbps ou superiores), a velocidade real da rede sem fio pode ser menor do que a da conexão de banda larga, prejudicando a medição.


• Certificar que não tem aplicativos de internet abertos
É preciso fechar todos os aplicativos que usam dados da internet antes de fazer a medição. Se for site de notícias ou afins que utilizam de muito texto e imagem, não precisa fechar porque não costumam interferir nos resultados. Mas site de vídeos (youtube, por exemplo) e de aplicativos de BitTorrent, podem alterar bastante a medição e por isso é necessário fechá-los. Além disso, se houver outros computadores compartilhando a conexão, é necessário se certificar de que nenhum deles está fazendo uso intensivo da banda larga.


• Fazendo a medição
Depois disso, é preciso acessar um dos vários sites de medição de conexão para conferir a velocidade da conexão. Há diversos sites que ajudam a como ver a velocidade da internet. É importante buscar algum confiável e fazer a medição.

4- Veja três sites que ajudam a como ver a velocidade da internet:

Há pelo menos três sites de confiança que você pode usar para testar a velocidade da sua internet: 
Brasil Banda LargaMinha Velocidade e Speed Test

Se depois de fazer os testes, você verificou que a internet realmente está muito mais devagar do que deveria, ligue para o seu provedor  e relate o problema. Não é apenas a responsabilidade deles com você, mas também pode ser um problema do equipamento que eles forneceram. A empresa é obrigada a determinar os problemas de velocidade por si mesmos.

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar