Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como vender carro usado rápido

Precisa vender o carro e está com dificuldades? Este artigo vai lhe dar ideias de como vender carro usado em pouco tempo. 

Confira algumas dicas simples e saiba como vender carro usado rapidamente

O CARRO QUE VOCÊ PROCURA
ESTÁ AQUI
pesquise já,
é rápido e grátis

Muitas pessoas que decidem vender o carro usado anunciam os seus veículos e aguardam pela venda. Algumas vezes, a negociação pode demorar e para quem tem urgência, esperar pode ser complicado. Nem todo mundo sabe como vender carro usado, mas há algumas dicas que podem ajudar. 

Como vender carro usado em poucos dias

Antes de anunciar um veículo, faça uma pesquisa sobre o valor do veículo no mercado. A tabela FIPE pode ajudar nessa missão, uma vez que avalia o preço médio de diferentes tipos de bens e serviços, inclusive o preço de veículos, de acordo com o modelo e o ano de fabricação.

Saiba como consultar a tabela FIPE.

Onde anunciar?

Para saber como vender carro usado, você também deve saber quais são as estratégias para anunciar o seu veículo. Colocar apenas um adesivo no carro, com o telefone de contato pode resultas, mas raramente é eficaz:

  • Jornais: lembre-se que ao colocar um anúncio no classificado de um jornal, você deve considerar quem é o público. Não adianta divulgar a venda de um veículo de alto valor (importados) em um jornal popular e vice-versa.
  • Feira de Automóveis: se você estiver animado e com um pouco de tempo no final de semana, vale a pena levar o seu veículo para ser exposto em uma feira especializada. Os possíveis compradores poderão conversar diretamente com você e dar uma olhada em todo veículo sem compromisso.
  • Agências: caso queira uma venda rápida, provavelmente será através desse meio. Os vendedores de agências sabem como vender um carro e, normalmente, disponibilizam ao novo comprador um prazo de garantia, ou seja, uma segurança a mais para quem vai adquirir um veículo. O problema desse tipo de negócio é que o preço do seu automóvel vai desvalorizar, um pouco, por passar nas mãos de terceiros para a venda.
  • Concessionárias: dependendo do estado do seu veículo usado, esta pode ser uma boa opção caso queira dar o seu carro de entrada para a compra de um novo automóvel. Porém, é preciso avaliar se realmente vale a pena, pois o veículo pode perder muito valor nesse tipo de negócio.
  • Internet: hoje em dia, a maior parte dos negócios são feitos através dos meios digitais. Isso devido a oferta e procura, possibilidade de visualizar o produto (fotos) e até conversar diretamente com o vendedor. Se escolher essa opção, informe-se de quais são os sites mais bem cotados do mercado para aumentar suas chances de venda.
PROCURANDO FINANCIAMENTO?
Faça uma simulação gratuita encontre uma solução sob medida de financiamento de veículos para você.

Como preparar o carro usado para venda?

As pessoas não adquirem um carro usado apenas pela oferta ou conversa do vendedor. É preciso cuidar da aparência do veículo. Pequenos reparos podem valorizar o automóvel na hora da venda, confira:

  • Revisão: quem compra quer saber o estado de conservação aparente do veículo e se ele está em boas condições, motoras, mecânicas e elétricas. Portanto, caso tenha algum comprovativo sobre a última revisão, apresente-o ao possível cobrador. Faz toda a diferença saber que o atual dono é cuidadoso com o carro.
  • Aparência e limpeza: dificilmente você conseguirá vender um veículo todo sujo, pois as pessoas não conseguirão observar a lateria e ainda passa uma ideia de que o atual dono não tem cuidado com o carro. Lave e aspire todo o veículo! Outra dica importante é polir a lataria, isto ajuda a disfarçar e cobrir os riscos.

Veja como valorizar o carro usado na hora da revenda.

  • Preço: alguns vendedores experientes dizem que uma boa técnica de venda é elevar o preço do veículo para que você tenha uma margem de negociação com o comprador, sem perder muito dinheiro. Outra dica é, caso tenha pendente algum reparo, até mesmo na troca dos quatro pneus, diga que já está descontando esse valor na hora de anunciar o preço.
  • Seja honesto: não tente enganar as pessoas que querem comprar o seu carro. Procure descrever quais são os itens relevantes do seu veículo e mostre para o possível comprador os pequenos defeitos como arranhões e pequenos amassados. Caso seja algo mais evidente, procure indicar qual será o preço do reparo.
  • Documentação: confira se toda a documentação do veículo está em dia e se não há nenhuma multa ou impostos pendentes. Caso haja, procure quitá-la antes de negociar o carro. Este fator pode ser um impedimento na hora de vender o carro usado.

Como vender carro usado

Após encontrar o comprador para o seu automóvel, lembre-se de fazer todo o procedimento dentro das leis, para evitar futuros problemas e dores de cabeça.

  • Pagamento: confirme o pagamento, antes de assinar qualquer documento de compra e venda do veículo.
  • Transferência: o vendedor deve assinar o documento que fica atrás do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que chama Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV). Esse documento também pode ser conhecido como DUT (Documento Único para Transferência). É preciso que ambos assinem o documento (o comprador também) e que seja reconhecida a firma em cartório. Não entregue este documento sem realizar este processo. Garanta uma cópia autenticada como comprovativo de realização de compra e venda.

Precisa de um carro econômico? Veja qual carro comprar.

  • Detran: no período de um mês (da data da venda) comunique ao órgão responsável da sua cidade, através do documento autenticado, que a transferência do veículo foi realizada. Desta forma você irá se isentar de responsabilidades civis e criminosas de futuros atos do comprador.

Agora que você já sabe como vender carro usado, boa sorte e bom negócio!

Antes de comprar, experimente. Agende um test drive sem custo e sem compromisso.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.