Como usar o cartão de crédito ao seu favor

Entenda como funciona e saiba como usar o cartão de crédito para aproveitar as suas vantagens sem enrolar o orçamento.

Como usar o cartão de crédito ao seu favor
Veja como usar o cartão de crédito sem se enrolar.

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

A melhor dica de todos os tempos para economizar ou poupar dinheiro é comprar à vista apenas o que está dentro do orçamento. Mas, se você já não consegue se imaginar sem o limite extra do cartão de crédito  e do cheque especial, é hora de rever as suas finanças pessoais e criar uma estratégia para não se endividar. Saber como usar o cartão de crédito a seu favor pode ajudar. 

Entenda o seu cartão de crédito

Você sabe para que serve todos os números e informações gravadas no cartão de crédito?

  • Os números: são o seu código e o do seu banco em relação aos registros mundiais das empresas de crédito;
  • Identificador de instituição: esse também é um código mundial, para identificar se trata-se de uma instituição de setores da indústria (1); empresas aéreas (2); empresa aérea e indústria relacionada (3); bancária (4,5 e 6); empresas de petróleo (7); telecomunicações (8) e empresas nacionais (9).
  • Código verificador: para que um novo cartão seja criado é feito uma série de cálculos para que não fuja de um padrão. Multiplica-se todos os algarismos de locais ímpares por dois e separa-se os resultados que passem de 10 (16 = 1+6), assim, somam os algarismos de locais pares. O resultado final é um múltiplo de 10.
  • Dígito de verificação: nos cartões de 16 dígitos também existem esses números, geralmente utilizados para compras online (três dígitos), que ficam na parte de traz do cartão ou abaixo da sequência principal de números.
  • Faixas magnéticas e chip: a primeira, já quase não existe, que são responsáveis pela codificação dos dados bancários; já o chip, mais utlizado por requisitos de segurança (exigem senha), armazenam dados criptografados. Esses dados são cruzados com a instituição bancária, na hora da compra, assegurando a transação.

Confirmação da compra com cartão de crédito

Assim que a senha é digitada e confirmada, há um processo para validação da transação:

CONTROLE AS SUAS FINANÇAS
Com o cartão de crédito certo, você pode fazer compras programas e colocar as finanças em dia. Encontre o melhor cartão de crédito para você.

O terminal envia os dados com a senha de acesso até a central da empresa que fornece o crédito (por exemplo, Visa ou MasterCard);

Após aprovação, a informação é redirecionada ao terminal do estabelecimento e o processo de compra é finalizado;

O valor da compra é repassado ao vendedor e, caso não haja o pagamento da fatura, o prejuízo é do fornecedor do crédito. Esse é o motivo da cobrança de juros sobre dívidas não pagas no cartão de crédito;

Saiba mais: como fazer e como funciona o cartão de crédito internacional

Como usar o cartão de crédito sem se endividar

Confira dicas simples de como usar o cartão de crédito que podem lhe ajudar.

  • Pagamento da fatura : faça o cálculo de quanto você pode gastar no cartão, para não pagar apenas uma parte da fatura ou atrasá-la por completo. As taxas de juros dos cartões de crédito são uma das mais altas do mercado.
  • Respeite a data de vencimento: escolha a data que melhor lhe convém, ou seja, após o recebimento do seu dinheiro ou salário. Lembre-se do prazo de fechamento da fatura. Pode acontecer de uma compra só ser computada para o próximo mês.
  • Limite: se você tem dificuldades em controlar a vontade de comprar, peça por um limite mais baixo e evite enormes dívidas no fim do mês. Geralmente o banco faz o cálculo desse valor de acordo com a sua movimentação financeira.

O melhor dia do cartão de crédito

Se você já ouviu por aí, que as administradoras dos cartões de crédito oferecem até 40 dias para pagar a sua compra, não pense que é mentira. Existe, sim, o melhor dia para usar o cartão.

  • O melhor dia: geralmente o fechamento da fatura acontece cerca de dez dias antes do vencimento. Portanto, para não ter erro, entre em contato com a operadora do cartão e descubra o dia. Após ter a data conhecida, saiba que as compras feitas no dia seguinte, terão um prazo de 40 dias para serem pagas!

Quer ficar por dentro de mais dicas para poupar com o cartão de crédito? Acompanhe as dicas e notícias do E-konomista

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar