Como tirar vírus do pen drive

Seu pen drive está infectado? Veja como tirar vírus do pen drive de forma simples e rápida em dois métodos: com ou sem instalação de programas.Confira no artigo.

Como tirar vírus do pen drive
Veja 2 métodos diferentes para livrar seu pen drive dos vírus

O pen drive é um dispositivo muito útil para transportar todo tipo de arquivo. Atualmente, eles possuem um excelente espaço de memória e muitas vezes carregamos arquivos importantes e únicos dentro deles, o problema é quando um vírus invade o nosso pen drive e pode danificar esses arquivos. Veja como tirar vírus do pen drive de duas formas diferentes.

Como tirar vírus do pen drive – métodos eficazes para solucionar o problema

Os pen drives estão muito supcetíveis a pegar vírus pois precisamos colocá-los em vários computadores, e isso pode transmitir as pragas virtuais do desktop para o nosso dispositivo de armazenamento móvel. Mas como se livrar dele sem precisar formatar todo o pen drive? Buscamos duas soluções para isso: como nem todos os vírus podem ser removidos com uma fórmula só, fica aqui duas alternativas para proteger o seu pen drive e suas informações digitais.

Verificação - há vírus no seu computador?

Para tirar vírus do seu pen drive você precisará de um computador (desktop ou notebook), portanto é indicado que você verifique se ele possui algum vírus antes de colocar o seu pen drive. É fácil, veja os passos abaixo:

1. Para fazer a verificação é preciso que você um antivírus instalado no seu computador. Pode ser qualquer antivírus, pago ou gratuito, como o Avast!, AVG ou o Microsoft Security Essentials. No nosso passo a passo, vamos utilizar as nomenclaturas do antivírus Avast!, mas elas são semelhantes em qualquer um deles.

2. Abra o antivírus e procure a opção Escaneamento.

3.  Clique em ‘Escaneamento Completo’ e em seguida em ‘Iniciar’.

4. O processo pode demorar um pouco, depende da quantidade de arquivos que você tem no seu computador. Após a varredura, o antivírus vai informar se há ou não ameaças infectando o seu aparelho. Se sim, siga os passos indicados pelo programa para eliminá-los.

Windows 8: vantagens e desvantagens

Pronto, agora o seu computador está pronto para receber o pen drive e eliminar os vírus que nele existam.

Método 1 – Sem programas

Existe um método de como tirar vírus do pen drive sem precisar instalar nenhum tipo de programa no seu computador. Vamos mostrar passo a passo como fazê-lo:

1. Pressione o botão do “Windows” (representado em seu teclado com a bandeirinha símbolo da marca) e em seguida pressione a tecla R. Irá abrir uma nova janela, nela escreva ‘cdm’ e clique em OK.

2.  Uma nova janela será aberta. Nela você deve escrever: attrib -h -r -s /s /d D:*.*  (copie e cole esta informação). Em seguida, você deverá alterar o D pela letra correspondente ao seu pen drive (basta verificar do lado direito da tela como ele está representado dentro do seu pc). Após substituir pressione em ‘Enter’.

3. Agora você só precisa conferir se as ameaças que existiam no seu dispositivo foram removidas pelo antivírus. Caso elas ainda estejam presentes, siga para o próximo método.

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

Método II – Utilizando um programa

Muitas pessoas têm resistência em instalar programas no computador, mas neste caso vale a pena pois o processo é muito simples e o programa indicado é bem leve. É até mais simples do que o método sem programa. Sugerimos o uso do USB Show, que você pode baixar clicando aqui.

1. Execute o programa. Lá você irá ter que escolher o idioma, infelizmente não tem em português, somente em inglês em espanhol, escolha o que você tem maior facilidade. Vamos indicar os passos com a opção espanhol.

2.  Clique no botão ‘Recuperar Archivos Ocultos’.

3. Ele irá abrir um janela com ‘Procurar Pasta’. Procure o nome do seu Pen Drive na lista, selecione e clique em OK.

4. Agora o programa irá buscar por vírus e removê-los para você. Pode demorar um pouco, quando o processo terminar ele irá te informar os conteúdos encontrados e removidos. Clique em ok.

Pronto! Seu pen drive já vai estar livre de vírus.

Remover vírus de atalho

Um vírus comum que infecta muitos computadores por aí é um que transforma os arquivos em atalhos. Eles parecem inofensivos mas podem reproduzir o vírus e infectar o seu computador. Veja os passos para removê-lo:

1. O primeiro passo é apagar todos os atalhos suspeitos do seu pen drive.

2. Revele os arquivos ocultos do seu pen drive. É fácil: abra o menu iniciar do seu computador, e na aba de pesquisa digite ‘prompt’ e aperte o Enter. O computador irá te mostrar o link para o prompt de comando, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção ‘executar como administrador’.

3. Agora irá abrir uma tela com a raiz do seu pen drive. Na maioria dos computadores ele está descrito como a letra ‘F:’ mas isso pode variar. Para acessar, digite C:\Windows\system32>[letra do disco seguida por dois pontos]

4. Após fazer isso, você terá acesso ao diretório da raiz, então digite attrib -R -A -S -H /S /D na frente do F:\> (a letra pode ser diferente)

5. Você vai saber que esse processo foi concluído quando o prompt voltar a possuir apenas o “F:\>”, esperando por um novo comando. Quando isso acontecer, digite del *.lnk /S para apagar os atalhos do seu pendrive

6. Pronto, agora você só tem que confirmar se tudo foi executado com sucesso. Abra a pasta do seu pen drive e busque por arquivos com nomes que terminam em om .exe, .bat, .vb, .vbs, .swf e .cmd. Esses são os mais comuns nos vírus, o mais seguro é deletar todo arquivo que for suspeito.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

​Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar