Como tirar passaporte - Passo a Passo

Pretende trabalhar e morar no exterior? Veja os procedimentos obrigatórios para tirar o passaporte e poder embarcar com tranquilidade.

 

Como tirar passaporte - Passo a Passo
Confira qual é a documentação necessária para tirar o seu passaporte

O passaporte é o seu documento oficial necessário para viagens internacionais, é ele que te identifica e garante que as autoridades locais tem conhecimento da sua estadia no país. Os únicos países que não exigem o uso de passaporte para brasileiros, são os pertencentes ao Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) onde apenas o RG dentro da validade basta.

Como solicitar 

1. Preencha o formulário de requerimento no site da Polícia Federal
 
2. Ao finalizar o cadastro, é gerado um boleto no valor de R$ 156,07 que pode ser pago em qualquer banco.
 
3. No site da Polícia Federal, veja o posto mais próximo da sua residência (tem em todo o Brasil) e selecione o dia e horário mais conveniente para você.
 
4. No dia e horário, compareça ao posto da Polícia Federal com o boleto pago, com o comprovante do agendamento e todos os documentos ORIGINAIS da lista abaixo.
 
5. Irão tirar uma foto, recolher suas digitais, fazer cópias dos seus documentos e fazer algumas perguntas básicas. Feito isso, será entregue um papel com uma nova data para voltar e recolher o documento pronto.
 
6. No dia agendado, se dirija até o posto novamente e recolher seu documento pronto.

O processo todo costuma levar entre 30 e 40 dias corridos para se concluir. A validade do passaporte brasileiro foi estendida para 10 anos desde o ano passado.

 Documentos necessários 

encontre o seu próximo emprego aquiconsulte já
  • Documento de Identidade (RG). Para menores de 12 anos, pode apresentar a certidão de nascimento.

  • Cartão ou Número do CPF caso não conste no RG. Para menores de 18 anos, pode-se apresentar o CPF do responsável.

  • Para maiores de 18 anos, Título de Eleitor e comprovante de voto ou justificativa na última eleição.

  • Para homens entre 19 e 45 anos, documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório.

  • Para naturalizados brasileiros: Certificado de Naturalização.

  • Se já teve um passaporte, é preciso levar mesmo que não seja mais válido.

Visto e passaporte internacional

Agora que já tem o passaporte em mãos, tudo depende do país que vai viajar, estudar ou até mesmo trabalhar. Cada país tem suas exigências. Nós brasileiros, não precisamos de visto para visitar nenhum país da América do Sul, nem da Europa, mas é preciso ficar atento com as exigências de cada país para passar pela fronteira. Geralmente é preciso ter reserva efetuada em hotel e provar ter dinheiro para pagar os custos da viagem. Já para viajar mesmo que a turismo para os Estados Unidos, é preciso solicitar um visto antes de partir.

No caso de trabalhar no exterior, sempre é preciso solicitar um visto de trabalho. Você pode consultar o consulado do país que vai trabalhar e ver quais são as exigências de documentos. Veja abaixo a lista dos principais consulados, em termos de vistos e passaportes estrangeiros. 

Estudar inglês vai dar um up na sua carreira. Aprenda rápido!
   

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar