Como tirar mancha de roupa com cinco truques

Confira cinco dicas que ensinam como tirar mancha de roupa com soluções que podem ser feitas em casa e que dão resultados eficazes para o problema.

Como tirar mancha de roupa com cinco truques
Dicas caseiras para tirar diferentes manchas

Manchar uma roupa é sempre motivo de preocupação e, inevitavelmente, de se perguntar: como tirar mancha de roupa? Embora alguns tipos de manchas sejam mais temidas, a verdade é que quase todas têm salvação.

Agora os desastrados poderão respirar até mais sossegados. Confira!

Como tirar mancha de roupa

Seguindo algumas dicas, você aprende como tirar mancha de roupa em diferentes casos. Para cada mancha, um truque diferente. Muitas vezes, não é preciso utilizar nem mesmo produtos químicos, uma solução caseira já é o bastante, o que aumenta o custo-benefício das dicas.

A seguir, veja cinco truques de como tirar manchas de roupa sem nenhuma dificuldade.

Mancha de caneta

Quando acontece de manchar roupas com tinta de caneta, a melhor forma de limpar e deixar a peça sem marcas é aplicando um pouco de detergente líquido (usado para lavar louça) sobre a mancha. Espere uma hora e limpe com algodão seco.

Se mesmo assim a mancha não sair, aplique um pouco de suco de limão na marca. Outra opção é colocar um algodão embebido em álcool sobre a marcar. O segredo de como tirar mancha de roupa aqui é não utilizar outro material com álcool, como esponjas ou outros tecidos, apenas algodão mesmo.

Óleo e gordura

Para tirar manchas densas de óleo ou gordura de roupas brancas, basta embeber uma escova em gasolina, benzina, éter ou querosene. Para roupas coloridas, o melhor é lavar a região com sabão e água quente.

Dica: assim que a gordura o óleo cair na roupa, polvilhe um pouco de talco ou farinha sobre a mancha. Esses ingredientes absorvem a gordura, deixando a remoção da mancha (por um dos métodos já explicados) mais fácil.

Vinho

Imagine derrubar vinho tinto em uma roupa branca. Parece que a peça está perdida para sempre, não é mesmo? Mas há solução. A maior dica, nesse caso, é ser rápido. Assim que o vinho cair na roupa, passe gelo ou polvilhe sal (polvilho ou farinha de mandioca também funcionam) sobre a marca. Ambos dificultam a absorção do vinho pelo tecido. Em seguida, lave a peça com água e sabão neutro.

Outra opção é mergulhar a peça manchada em uma panela com leite. Ligue o fogo e deixe a mistura ferver. Desligue o fogo e deixa a peça de molho até você perceber que a marca de vinho sumiu.

Mancha amarela em roupa branca

Manchas amareladas em roupas brancas são bem comuns. Fatores como suor, desodorante e até mesmo o excesso de produtos de limpeza na roupa podem causar essas marcas. E como retirar manchas de roupa assim? Uma mistura simples de 1 colher (sopa) de vinagre de álcool branco + 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes até que se forne uma pasta. Aplique sobre as manchas amareladas com o tecido seco e deixe agir por uma hora. Depois, lave a peça normalmente na máquina de lavar e pronto!

Como organizar o guarda-roupa de forma definitiva

Manchada por outra roupa

Se por acaso você misturar roupas coloridas na hora de lavá-las e ocorrer de ficarem manchadas, pode ser que ainda haja uma recuperação para as peças.

Primeiro, não deixe que a peça seque “com a nova cor”. Assim que perceber o problema, coloque água e sabão neutro em uma panela aqueça. Coloque a peça na mistura e dê uma fervida rápida. A mancha deverá sair ai.

Se não for o suficiente, aplique um pouco de álcool 70% direto na mancha (com a roupa ainda molhada). Deixe agir por alguns minutos e enxágue.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar