Passo a passo de como tirar mancha de caneta

Seja por um descuido, um acidente ou uma tampa mal colocada, conheça os melhores métodos caseiros de como tirar mancha de caneta das roupas e móveis.

Passo a passo de como tirar mancha de caneta
As incômodas manchas que aparentavam ser irremediáveis têm solução!

Um descuido, uma tampa mal colocada ou mesmo um acidente com o objeto podem resultar em uma das manchas mais chatas de serem removidas. Diante desse comum acontecimento, saber como tirar mancha de caneta das roupas ou de móveis como sofás e poltronas é essencial para não comprometer a estética destas peças.

Como tirar mancha de caneta da roupa

Seja em couro, vinil e até mesmo tecidos resistentes de roupas como o jeans, as técnicas de como tirar mancha de caneta terão ainda mais eficiência se remediadas imediatamente, pois quanto maior o tempo de ação sobre a superfície, mais difícil será a remoção. Entre os ingredientes mais eficazes para os métodos caseiros de limpeza estão o álcool, o vinagre e, para respingos menores de tinta bastam água e sabão.

A primeira dica de como tirar mancha de caneta é remover imediatamente o excesso de tinta da superfície; pode-se utilizar um pano limpo ou pedaço de papel-toalha pressionado sobre o local. Não esfregue! Realize movimentos de fora para dentro e tente absorver o máximo que conseguir do pigmento.

Em seguida, se a mancha estiver em superfícies delicadas, como a de um sofá, pegue um pano branco e limpo e molhe um pequeno pedaço com álcool isopropílico 90%, fazendo um teste em uma parte discreta do móvel para certificar-se que a substância não irá desbotar o material. Se após um minuto da aplicação a cor se mantiver intacta, repita o procedimento sobre a mancha, dando batidinhas com o pano no local até que este não absorva mais tinta. Se o álcool evaporar, molhe novamente e continue com a limpeza utilizando uma parte limpa do pano.

Como customizar moletom velho

Finalize enxaguando levemente o local com o auxílio de um pano limpo e molhado apenas com água, a fim de remover todo o álcool da superfície. Enxugue o móvel ou roupa com uma toalha e, se ainda houverem resquícios de mancha, repita o processo ou tente um método diferente. Para peças de roupa ou móveis de couro, pede-se ainda que estes ganhem uma leve camada de hidratante para que não resseque.

Para saber como tirar mancha de caneta sobre calças ou demais peças confeccionadas em jeans, o método também é semelhante, onde basta ter em mãos um pedaço de algodão embebido em álcool, passando-o sobre a região que deseja remover a tinta e deixando secar à sombra em local fresco. A seguir, lave a peça normalmente com água e sabão.

Outras receitas

Além dos métodos bastante eficazes envolvendo o uso de álcool, ainda é possível utilizar substâncias como as seguintes opções, sempre respeitando os mesmos passos anteriores:

Preparado com vinagre: acrescente em um recipiente um colher de sopa de detergente, duas colheres de chá de vinagre branco e uma xícara de água.

Preparado de água e sabão: caso a mancha seja recente, coloque meia colher de chá de detergente e um pouco de detergente em um recipiente, mexendo até que se forme espuma.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar