Como tirar bolor de roupa que ficou muito tempo guardada

Após períodos longos de verão, tirar o casaco do armário significa algumas surpresas, como tirar bolor das roupas e amenizar o cheiro. Aprenda alguns cuidados.

Como tirar bolor de roupa que ficou muito tempo guardada
Veja como prevenir e eliminar o bolor das roupas e móveis

Questionar-se como tirar bolor de roupa é uma dúvida bastante comum nesta época do ano onde, após longos períodos de verão, um inverno intenso pode revelar surpresas desagradáveis aos “desenterrar” aquele seu casaco quase nunca usado de dentro do guarda-roupas.

Como tirar bolor de roupa com esses truques

Diante desse imprevisto e a necessidade de manter-se quente diante de frentes frias imprevisíveis, listamos algumas dicas caseiras de como tirar bolor de roupa utilizando técnicas fáceis a um custo baixo ou mesmo zero. As dicas aqui apresentadas podem ser encontradas também no site Como Tirar Mancha.

Sol e Umidade

A primeira dica na realidade não é de como tirar bolor de roupa, mas sim uma combinação de como tira-lo e também como evita-lo, em primeiro lugar. Visto que o motivo mais comum do aparecimento de roupas com bolor é a umidade, é muito importante que as roupas estejam bem secas antes de serem armazenadas, seja em gavetas ou no guarda-roupas.

Para as roupas que apresentarem pequenas manchas de bolor, o sol é eficiente em elimina-las também, por isso uma boa dose de exposição à luz solar em um local bem arejado antes da lavagem deve ajudar.

Vinagre Branco

Essa dica serve tanto para o bolor que surja nas paredes e gavetas do guarda-roupas como para o fungo que se encontra nos tecidos. No caso do móvel, a sugestão é que coloque o vinagre branco dentro de um borrifador e, levemente, borrife-o sobre o bolor e toda a área ao redor, tendo cuidado ao fazê-lo, pois algumas espécies desse fungo podem ser espalhadas para outros locais com um jato muito forte.

Por último, passe um pano seco para retirar o que sobrou e deixe portas e gavetas totalmente abertas; isso serve para que qualquer parte que ainda esteja com umidade possa secar por completo.

Para as roupas é possível deixa-las de molho em uma solução com vinagre branco por cerca de 20 minutos, esfregando as partes que apresentam manchas, caso elas aparentem estar muito impregnadas no tecido. Após esse período, elas podem ser lavadas normalmente em máquina ou a mão. O custo de um garrafa de vinagre branco é de aproximados R$ 3, mas não é preciso comprar caso tenha um pouco em casa para utilização culinária.

Sal e Água Quente

Essa dica serve para aquelas manchas de bolor que forem mais resistentes e não saírem com a utilização do vinagre branco. A metodologia é muito parecida e consiste em deixar a roupa de molho em uma solução de sal com água quente (bem quente); assim que a água esfriar pode-se passar sobre a mancha uma mistura de limão e sal, deixando secar sob o sol por algumas horas.

Após esse processo, basta lavar a roupa normalmente, mas lembramos que isso deve ser aplicado apenas as manchas realmente resistentes.

Leite

Quem estiver em busca de maneiras leves de como tirar bolor de roupa, o leite pode ser a solução. Neste caso, se a mancha de bolor não se mostrar muito resistente e apresentar um aspecto lavável, é possível facilitar o processo umedecendo toda a área afetada com leite e deixando secar ao sol.

O próximo passo é lavar a roupa normalmente, o que deve garantir uma remoção mais fácil das manchas sempre que forem leves e em roupas mais delicadas. O custo de 1L de leite está em cerca de R$3,70, mas podem ser utilizadas usar pequenas quantidades do leite que possuir em casa.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar