Veja como tirar a segunda via da carteira de trabalho

A CTPS é um dos documentos mais importantes na vida do cidadão brasileiro. Em caso de perda, peça a segunda via da carteira de trabalho, para garantir seus direitos.

Veja como tirar a segunda via da carteira de trabalho
A segunda via da carteira de trabalho ficou mais rápida com o sistema digital

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um dos documentos mais importantes na vida do cidadão brasileiro. É nela que todo o registro profissional e experiências de trabalho ficam registradas. Em caso de perda, roubo ou mal estado de conservação é possível pedir a segunda via da carteira de trabalho e recuperar o histórico nela contida. É muito importante fazer a segunda via da carteira de trabalho, pois sem ela o cidadão pode perder o direto ao abono salarial, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros benefícios.

Conheça quais são os principais direitos do trabalhador

Como tirar a segunda vida da carteira de trabalho

O procedimento para tirar a segunda via da carteira de trabalho é muito semelhante ao processo que se faz na primeira vez. A primeira coisa a fazer é se dirigir à um desses locais:

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.
  • Agência de atendimento do Ministério do trabalho
  • Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs)
  • Subdelegacias Regionais do Trabalho
  • Prefeitura do Município
  • Postos de atendimento rápido que agregam vários serviços  

Com o novo modelo digital, a emissão da segunda via da carteira de trabalho passou a ser inteiramente gratuita, pois já não é preciso levar fotos 3x4. Além disso o documento fica pronto em minutos, assim já não é necessário esperar por 30 dias.

A rapidez do processo só é possível graças ao novo sistema que integra informações trabalhistas a bancos de dados do Governo Federal, o que facilita saber, por exemplo, se o cidadão tem outro documento ativo e o número do PIS.

Veja quanto será o salário mínimo 2016

Documentos para tirar a segunda via da carteira de trabalho

  • 2 fotos 3x4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova CTPS digital, a foto é tirada na hora)
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc)
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento, etc)
  • Extrato do FGTS original (caso haja registro de atividade profissional na carteira)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem)
  • Boletim de ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho)  

Saiba se você tem direito ao seguro-desemprego e qual o valor

Consigo saber o número da CTPS anterior e o histórico?

Quem faz a segunda via da carteira de trabalho também tem de se preocupar em recuperar o número do documento que perdeu. Para isso basta pedir o extrato do FGTS, que contem essa informação. O histórico da carteira de trabalho perdida pode ser verificado no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), onde estão registrados os dados de vínculos empregatícios. Para ser atendido no CNIS é preciso fazer agendamento através do telefone 135. Será disponibilizada uma senha com a qual poderá aceder às informações no site da Previdência Social.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar