Como temperar peixe para fritar ou assar

Com claras diferenças entre si, veja como temperar peixe especialmente para fritar, grelhar ou assar e desfrute o melhor do sabor da carne branca.

Como temperar peixe para fritar ou assar
Saiba qual é a diferença entre as duas maneiras de temperar e saborear a carne branca

Uma das dúvidas mais comuns que surgem aos novatos - e nem tão principiantes no assunto –nas habilidades culinárias está em como temperar peixe. A questão pode ser ainda intensificada quando se descobre que o tempero também pode mudar de acordo com o modo de preparo realizado, onde uma escolha errada pode resultar em um peixe sem sabor ou de textura pouco agradável.

Como temperar peixe de acordo com o modo de cozimento

Entendido que é preciso saber como temperar peixe antes de se aventurar na grelha, forno ou frigideira, devemos aprender também que alguns peixes são mais indicados para fritura e outros, mais voltados para as técnicas de assar. Isso acontece tanto pelo sabor particular da carne de cada um, quanto da resistência ao calor e a textura que fica como resultado final de cada método.

Os peixes mais indicados para fritar, por exemplo, são a Traíra, Merluza, Pescada, Badejo, Cação e Tilápia. Já para assar são indicados o Robalo, Salmão, Anchova, Tainha e Atum. Entendido mais esse fato vamos saber como temperar peixe para cada objetivo.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Temperar para fritar

O peixe que for passar por processos de fritura deve conter um pouco mais de tempero que os demais, isso por que a alta temperatura pode fazer com que alguns sabores sejam reduzidos e se percam até chegar ao prato. Para garantir esse sabor, deve-se usar temperos que trabalhem com bastante aroma e que tenham seu sabor liberado com o calor da fritura; assim, ao ser aquecido repentinamente no calor da frigideira, estes temperos irão impregnar o peixe com o sabor e com muito de seu aroma também.

Entre os temperos mais usados e que contam com essas propriedades, temos a salsinha, cheiro verde, alho e a pimenta. A seguir podemos encontrar uma sugestão de como fazer usos destes ingredientes para temperar e preparar um peixe frito.

Temperos:

• ½ xícara de salsinha

• ½ xícara de cheiro verde

• 1 xícara de suco de limão

• 1 dente de alho amassado

• Sal a gosto

• Pimenta a gosto

O preparo é bem simples, bastando passar o alho por todos os filés de modo que ele fique bem aderido ao peixe e, então, salpicando por cima a salsinha e o cheiro verde. Para finalizar, coloque um pouco de sal a gosto, pimenta e regue com bastante limão. O peixe deve marinar por cerca de 5 minutos.

Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa

Temperar para Assar ou Grelhar

Assim como temperar peixe para fritar envolve cuidados específicos para preservar seu sabor, os peixes assados e grelhados também possuem algumas particularidades. Como a temperatura a qual ele é submetido é mais baixa e o cozimento é mais lento, não é preciso uma grande quantidade de temperos, pois preserva-se mais o sabor da carne branca do peixe. Entretanto, deve-se usar temperos que deixem a carne macia e regulem a quantidade de água presente.

Uma boa e bem simples dica de preparo é utilizar apenas três ingredientes e nas seguintes porções: sal grosso a gosto, 3 xícaras de limão e 2 dentes de alho amassados. Assim como no peixe frito, o alho deve ser espalhado por toda a superfície do peixe, seja ele inteiro ou em postas, de modo a aderir bem. Feito isso, basta regar bem com o limão e então adicionar o sal.

Lembre-se sempre que, para um bom resultado, deixe-o marinar por cerca de 30 minutos antes de assar, o que serve para que o tempero seja bem fixado à carne do peixe.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar