Como ser um bom vendedor: cinco segredos fundamentais

Confira 5 dicas de como ser um bom vendedor e melhore os seus resultados.

Como ser um bom vendedor: cinco segredos fundamentais
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Se você procura saber como ser um bom vendedor, elaboramos 5 segredos que você pode começar a fazer desde já para servir melhor os seus clientes e consumidores. O sorriso no rosto não vende, mas ajuda. A característica mais importante que deve ter um bom vendedor é ser livre de preconceitos: o cliente de chinelo pode comprar a loja inteira; a moça com a bolsa de marca pode passar só pra dar uma olhadinha.

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Como ser um bom vendedor e ter sucesso

Não se prenda aos discursos pré-fabricados, aos conceitos e preconceitos, ao que te dizem para fazer. Especialmente, não pressione o seu cliente a fazer algo que não queira – mais do que uma compra única, o que você e a empresa querem é a fidelidade do cliente a você e à marca. Por isso, invista nessas 5 características abaixo e aprenda como ser um bom vendedor.

1. Seja pertinente

Parte dos consumidores cede à pressão de vendedores que insistem na compra. Você pode achar que essa é uma boa abordagem de vendas, mas na verdade não. Depois que chegar em casa e perceber que comprou um produto por mero impulso e cedeu à sua pressão, é muito provável que o consumidor não compre mais com você. Por isso, saiba ser pertinente e esteja preparado para opinar e falar características do produto que você tenha estudado, para dar sugestões com mais fundamento.

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2. Represente a sua marca

Você sabia que as vendas diretas são um importante canal de Marketing? É por isso que quem quer saber como ser um bom vendedor precisa estar alinhado a essa característica fundamental. Qual é a marca que você representa? Quais os pontos da marca que você pode incorporar ao seu comportamento? Se o cliente foi à loja, é porque tem o mínimo de identificação com a marca. Vestir a camisa da marca é uma forma de atrair o cliente e criar laços afetivos com a empresa.

3. Conheça o que você vende

Se você trabalha no setor de eletrodomésticos, conheça as características de todos os produtos, vantagens e desvantagens. Saiba por que os produtos mais caros são os mais caros e que características agregam ao consumidor. Se trabalha em uma livraria, leia mais. Leia as críticas dos best sellers nos jornais. Se é representante comercial, consuma os produtos ou serviços da marca que vende. Estudar as características dos produtos e dos potenciais consumidores é uma maneira de estar sempre preparado para responder questões e saber quais são os consumidores que gerarão maior potencial de vendas, já no momento da abordagem.

4. Esteja disposto

Mais do que qualquer outra característica de como ser um bom vendedor, a disposição é a diferença entre um bom e um mau vendedor. Para vender bem, o bom humor é pré-requisito. Não importa se o dia está chuvoso e alguém passou numa poça d’água e te molhou a caminho do trabalho. Lidar com pessoas significa deixar os problemas pessoais de lado e colocar um sorriso no rosto todos os dias, o tempo todo. A disposição é peça chave – faça chuva ou faça sol, o bom atendimento e as boas vendas passam pelo bom humor.

5. Seja original e livre de preconceitos

Se a empresa não te obrigar a usar discursos de vendas, fuja deles. Vender é um bom jeito de conhecer pessoas – se você gosta de conhecer gente diferente, é uma excelente área. Todo cliente gosta de sentir que está sendo atendido por alguém que é humano e sincero como ele. Não finja interesse pela vida dos seus clientes, mas esteja interessado em saber o que procura na loja e tente ter as informações necessárias à venda para oferecer uma ajuda mais precisa. Só entre em detalhes da vida pessoal se o cliente der abertura para isso. Não julgue o cliente que entrou na loja de chinelos. Não julgue a moça que entrou com uma bolsa de marca. Ser livre de preconceitos é essencial para tratar o seu cliente bem e sem falsidade – e para não perder oportunidades de vendas por julgamentos que tirou por conta própria.

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Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

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