Como ser um bom chefe e alcançar seus objetivos

Liderança não é um talento. É uma competência adquirida com o tempo. Preparamos um guia para você saber como ser um bom chefe e tirar o máximo proveito da sua equipe

Como ser um bom chefe e alcançar seus objetivos
Aprender a como ser um bom chefe para ter uma boa equipe

Liderança não é um talento. É uma competência adquirida com o tempo, que começa a ser aprendida em casa, na escola, com os amigos e finalmente com os próprios chefes que você vier a ter. Com isso em mente, preparamos um guia para você saber como ser um bom chefe e tirar o máximo proveito da sua equipe.

Como ser um bom chefe e alcançar seus objetivos

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

Claro que tempo e boas experiências não bastam: é preciso muito esforço e disposição se tornar apto ao cargo. Embora, o poder costuma ser oferecido a profissionais que demonstrem um perfil claro para aceitar desafios e ter sucesso. Siga nossas dicas de como ser um bom chefe e veja a produtividade da sua empresa crescer.

Ser alegre

Pessoas alegres também costumam ser afáveis e abertas. Ter sempre um sorriso no rosto vai contagiar seus colegas com leveza e bom humor, o que é fundamental para motivar e liderar funcionários para darem o melhor.

Ver o quadro geral

Você consegue pensar no amanhã ou fica completamente envolvido nas tarefas do dia a dia? Profissionais com potencial para a liderança costumam se interessar pela organização como um todo, da estratégia geral às suas relações com a concorrência. Pessoas com visão e pensamento sistêmicos conseguem até prever possíveis problemas e resultados.

Saber escutar

É preciso ter ouvidos sensíveis, um líder em potencial absorve o que dizem os superiores, os colegas, os concorrentes. Escutar também vale para os ambientes, o bom chefe sabe fazer uma leitura inteligente e cautelosa dos jogos de poder na empresa.

Comunicar-se muito bem

Seja para conciliar interesses, para motivar outras pessoas ou para corrigir problemas, bons chefes precisam ter um excelente domínio da linguagem oral e escrita. Poucas competências são tão importantes para saber como ser um bom chefe quanto a clareza, a expressividade e a assertividade da comunicação.

Expor problemas e oferecer soluções

A maioria dos profissionais tem o costume de reclamar das falhas da empresa onde trabalham e esperar que uma outra pessoa cuide delas. Esse não é o perfil de quem tem jeito para a chefia. Além de identificar as lacunas, o bom chefe deve se oferecer para arrumá-las ao invés de criticar vagamente o que vai mal. Ele se preocupa com a evolução geral e se dispõe para promovê-la.

Desenvolver pessoas

Um bom chefe sabe que precisa dedicar tempo para desenvolver a sua equipe, Isto pode acontecer através de feedback, reuniões curtas e conversas francas. Estabelecer uma relação de confiança é primordial, pois é importante que os funcionários gostem e confiem em você.

Agora que já demos nossas dicas de como ser um bom chefe, o que você faz para ter sua equipe motivada e trabalhando de forma mais eficiente? Deixe sua dica nos comentários.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar