Como ser motorista do Uber e quanto se ganha

Você já se perguntou “como ser motorista do Uber”? Nós te explicamos tudo sobre a prestação de serviço a esse aplicativo de caronas.

Como ser motorista do Uber e quanto se ganha
Saiba como funciona para começar a prestar serviço ao aplicativo

Trabalhar como motorista do Uber é uma opção para quem busca uma forma de ganhar dinheiro fazendo seus próprios horários, trabalhando sem patrão e sem precisar ir para um escritório. Seu dia a dia não tem rotina, pois sempre conhece alguém novo, novas rotas e novas histórias.

Como ser motorista de Uber: passo a passo

O aplicativo do Uber nada mais é que uma ferramenta que conecta passageiros a motoristas de diversas cidades no mundo todo. A ideia é parecida com a dos táxis, mas bem mais simples e prática para quem pega no volante. As únicas exigências para se tornar um motorista associado ao aplicativo são possuir carteira de motorista, comprovante de antecedentes criminais e um veículo de, pelo menos, 2008 com quatro portas, ar condicionado e com capacidade para cinco pessoas.

Como funciona o UBER

Existem três modelos de Uber no Brasil: uberPOOL, uberX e uberBLACK. No primeiro os usuários dividem corridas; no segundo modelo as corridas não são divididas mas elas têm um custo menor que o uberBLACK e o carro que atende o usuário pode ter cores diversas; já o uberBLACK é o tradicional carro preto, o Uber original, que foi o primeiro a chegar ao Brasil.

O cadastro para ser motorista começa no site da Uber, onde o motorista inicia sua conta preenchendo um formuláro com seu nome, sobrenome, e-mail, telefone, uma senha de sua escolha, sua cidade e um código de indicação, caso tenha.

Preenchido isso o sistema verifica se há disponibilidade para cadastro de motoristas na cidade e, existindo, em seguida o motorista é direcionado para uma tela na qual deve fazer o upload de seus documentos. Vale destacar aqui que para dirigir o Uber a CNH do motorista deve conter a observação "Exerce Atividade Remunerada".

Será necessário fazer o upload dos seguintes documentos: CNH (Carteira Nacional de Habilitação com EAR), Atestado de Antecedentes - Secretaria Estadual e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Para que a parceria com a Uber seja possível, o veículo cadastrado deverá ter 4 portas e ter sido fabricado em 2008 ou ser mais novo.

Para ser motorista do UberX só é necessário ter mais de 21 anos, CNH com EAR, seguro do automóvel e um carro de quatro portas em boas condições fabricado depois de 2008. Já para ser motorista do Uber na versão Black, é necessário ter também um seguro do automóvel para uso comercial e o carro deverá ser um sedã preto ou um SUV e precisa comportar de quatro a seis pessoas.

É possível também adicionar no site o contato de pessoas que possam recomendar suas habilidades como motorista. Isso pode ajudar a ser aceito pela empresa.

A partir do momento que todos esses passos são feitos, é só aguardar o contato de alguém da equipe Uber e, então, já se pode prestar o serviço como motorista.

Qual é a remuneração média

Outra dúvida que surge junto com a de como ser motorista do Uber é a de quanto dinheiro é possível ganhar com essa prestação de serviço. E a resposta, segundo a própria empresa, é que, em um turno normal de trabalho (de sete a nove horas diárias), pode-se ganhar cerca de R$1.085,00 por semana e R$4.340 por mês. Mas tudo depende também da avaliação dos clientes, obviamente se ela for positiva as oportunidades de corridas vão ser mais frequentes.

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar