Como se manter no emprego em 2017

Elaboramos cinco dicas de como manter o emprego em 2017 com ações simples e te que garantem se tornar um excelente funcionário

Como se manter no emprego em 2017
Com a crise, as demissões aumentaram e o risco de perder o emprego é grande

Em momentos de crise, manter o emprego em 2017 é uma garantia de que a recessão econômica será um pouco menos cruel. O desemprego ficou em 11,9% no trimestre encerrado em novembro de 2016, a projeção é que as demissões continuem neste ano que se inicia. Somente de setembro a novembro 3 milhões de pessoas ficaram sem emprego no Brasil.

Diante dessa realidade, com a economia com dificuldades de voltar a crescer e a geração de emprego caindo cada vez mais, é preciso que o trabalhador com emprego formal tenha cuidados redobrados no trabalho. Separamos algumas dicas de como manter o emprego em 2017.

Não é complicado; só é preciso decisão e compromisso de sua parte.

Como manter o emprego em 2017

  1. Conheça seu chefe

Você pode tornar a vida de seu chefe mais fácil se você entender como ele funciona fundamentalmente. Assim, seu primeiro passo é descobrir o que ele precisa de você - e como você deve entregar.

Ele prefere atualizações entregues por escrito ou verbalmente? Planilhas ou slides do PowerPoint? Ele quer informações transmitidas por e-mail, durante uma reunião de equipe ou em um correio de voz? São informações que você pode colher facilmente no dia a dia e aplicá-las basta um pouco de organização.

Veja como enviar currículo por email corretamente

  1. Conheça as metas da empresa

Como um funcionário, você pode estar tão focado em seus próprios objetivos que você se esquece que você pode se esquecer que seu chefe tem metas para cumprir. Procure saber quais são os objetivos, números, projetos e outros produtos da empresa ou órgão no qual trabalha, e objetive seu trabalho de acordo com eles.

  1. Não espere seu chefe te cobrar seu trabalho

Pode soar áspero, mas nenhum gerente quer ser uma babá um empregado. Então, se você tiver dúvidas sobre seguro de saúde, onde encontrar os lápis ou como arquivar um relatório de despesas, encontre um colega que possa ajudá-lo a obter suas respostas. Pesquise e entregue seu trabalho sem precisar ser cobrado por isso.

  1. Conheça (ou vença!) seus prazos

Quando você receber uma atribuição de seu chefe ou gerente, se comprometa com o prazo. Não arrume desculpas, organize seu tempo e distribua as tarefas pelo tempo que tem. Sempre pense com folga. Ou seja, entregue o trabalho antes do prazo final para que não tenha que ser cobrado, ou, caso preciso consertar algo, ainda consiga entregar em tempo hábil.

  1. Oferecer Soluções, Não Problemas

Seu trabalho não é apontar os problemas que surgem, mas, sim, pensar proativamente sobre as soluções que poderiam ajudar a enfrentar os desafios.

Por exemplo, você nunca deve entrar no escritório do seu chefe para reclamar sobre como o departamento de remessa nunca obtém o que precisa. Em vez disso, você deve primeiro ir ao departamento de remessa, ter uma conversa sobre o que pode ser feito para melhorar a situação e ver o que você pode fazer para ajudar.

Obviamente se o funcionário cumprir todos esses requisitos não garante a ele automaticamente o emprego para o resto da vida. Pode te ajudar a manter o emprego em 2017. Ainda assim, a garantia é que você pode se tornar um bom funcionário e, assim, se manter sempre na lembrança dos empregadores. O que, no final das contas, pode te garantir boas indicações e ser preferido na hora das contratações.

Gostou? Compartilhe!
Eduardo Pinheiro Eduardo Pinheiro

É jornalista e historiador, natural de Goiânia. Tem interesse por jornalismo cultural, jornalismo digital, temas do cotidiano e assessoria de imprensa.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar