Saiba como se concentrar nos estudos com estas táticas

Conheça as melhores técnicas de como se concentrar nos estudos com foco, organização, condicionamento e distrações positivas nas horas mais adequadas.

Saiba como se concentrar nos estudos com estas táticas
Foco, organização e treinamento: conheça as técnicas para estudar com mais qualidade

Desde a infância, descobrir como se concentrar nos estudos e tornar o aprendizado mais eficiente demanda diversos erros, acertos e promessas de se empenhar mais em uma próxima vez. Na vida adulta, mesmo após o fim do colégio, tal desempenho continua nos sendo cobrado; seja ele em vestibulares, concursos públicos, cursos ou simplesmente pela necessidade de adquirir novos conhecimentos.

Sendo assim, diante de tantas distrações do mundo moderno e dúvidas quanto à eficiência dos métodos de estudo, conheça algumas técnicas que podem lhe auxiliar em um melhor resultado.

Como estudar para concurso: os métodos mais eficientes

Como se concentrar nos estudos: conheça as técnicas

Enquanto para alguns a rotina de leituras acadêmicas e assimilação de conteúdo é quase tão natural como respirar, para outros a simples tarefa de tentar compreender um texto literário pode ser tornar uma verdadeira tortura e levar horas.

A facilidade no acesso a distrações como o telefone celular, a televisão e as redes sociais torna o processo de concentração uma batalha épica e para fugir dessa disputa de atenção, selecionamos algumas dicas e técnicas de como se concentrar nos estudos de maneira mais descontraída e eficaz.

Timer ou Técnica Pomodoro

A conhecida Técnica Pomodoro consiste no uso de um timer (seja ele de cozinha ou mesmo um aplicativo de celular) para definir uma meta de tempo de estudo. Comece programando o timer para 25 minutos e neste intervalo foque-se completamente no conteúdo. Ao término e quando o timer tocar, faça uma pausa de 5 a 10 minutos para qualquer outra atividade relaxante; pode ser comer algo, ler alguma notícia na internet ou simplesmente beber água e relaxar.

Após a pausa, reinicie o timer e a concentração nos estudos. A ideia desse método é repetir o ciclo de um modo que se concentre naturalmente e consiga aumentar o tempo de concentração gradualmente.

Evite Estímulos Externos

Ruídos como os de conversas paralelas e televisores ligados ao fundo tendem a nos distrair e atrair nossa atenção a focos desnecessários. Neste caso, o recomendado é que se procure um local o mais livre possível de tais estímulos. Ficar longe das redes sociais é um dos passos mais importantes, sendo elas as maiores responsáveis por tirar o foco dos estudos. Silencie o celular e feche as abas sociais de seu navegador durante o período de concentração.

No entanto, se o completo silêncio causa-lhe desconforto, adicione melodias instrumentais ou em línguas que não entenda.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Escreva e Tome Notas

Ao contrário da imagem habitual de que um bom estudo é feito apenas de uma boa leitura, alguns especialistas afirmam que escrever é tão importante quanto ler. Ativando a memória visual e aprimorando a capacidade de compreensão e interpretação do conteúdo abordado, escrever é uma excelente maneira de fixar as informações e ao mesmo tempo manter o foco no material de estudo.

Outra grande dica para as anotações à mão é organiza-las e destacar pontos relevantes em notas e resumos com canetas de diferentes cores, esquemas, imagens, entre outras maneiras estimulantes para o aprendizado.

Crie Listas

Ter uma programação de conteúdo para estudar é muito importante para se manter organizado e cumprir metas diárias e se concentrar nos estudos. Isso é ainda mais fundamental quando o material é extenso e cansativo.

Organize-se dividindo o conteúdo em blocos, prioridades e metas com um determinado tempo destinado a cada segmentação. Seja conciso, mas preciso nos pontos abordados e veja como se concentrar nos estudos pode ser mais fácil quando o foco possui um itinerário.

Seja Realista

Ao criar uma programação de estudos não adianta simplesmente dizer que irá estudar milhares de páginas diárias. Isso só irá trazer frustração por não conseguir cumprir as metas de estudos e dificultará ainda mais a concentração.

É preciso trabalhar com metas realistas. Será mais benéfico para sua motivação e rendimento estipular metas modestas, possíveis de serem cumpridas e passíveis de uma sensação real de aprendizado. É importante que se mantenha a programação em dia, mas de modo a ter flexibilidade para mudanças diante de imprevistos, como a adição de novos conteúdos.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar