Como se comportar em uma entrevista para conseguir o emprego

A fim de responder às perguntas mais comuns feitas por recrutadores e ainda se destacar perante os demais, saiba como se comportar em uma entrevista de emprego.

Como se comportar em uma entrevista para conseguir o emprego
Conheça dicas e respostas para ter na ponta da língua durante processos de seleção

Em um ambiente competitivo e cenário econômico retrógrado onde a busca por um novo emprego torna-se ainda mais agressiva, saber como se comportar em uma entrevista é fundamental para impressionar os recrutadores e assim conquistar o cargo. Veja a seguir algumas dicas comportamentais para causar esse impacto positivo durante o processo de seleção.

Como se comportar em uma entrevista para conseguir o emprego?

Quais seus defeitos? Qualidades? Por que devemos te escolher? Estas e outras são algumas das perguntas mais comumente abordadas em um processo de seleção para um novo emprego; mas existe uma maneira correta de como se comportar numa entrevista? Conheça alguns pontos fundamentais de avaliação para se sair bem.

Preparo prévio

É perfeitamente normal durante um processo de seleção que o candidato esteja nervoso a ponto de se esquecer de informações fundamentais para o sucesso dessa avaliação. Por isso, caso o lapso lhe aconteça com certa frequência, busque se preparar previamente para a entrevista.

Aproximadamente com dois dias de antecedência, selecione de cinco a dez situações que representem claramente o papel que desempenhou ao longo de sua carreira. Lembre-se selecionar situações relativas a diversas competências como liderança, comunicação, facilidade para trabalhar em equipe, resiliência, entre outras.

Experiências profissionais

Seja para quem tem pouca experiência ou vivência demais no mercado de trabalho, há sempre o comportamento adequado para cada situação. Para quem nunca trabalhou, por exemplo, o importante é relatar experiências de vida; fale sobre sua família, vida acadêmica e feitos relevantes que realizou ao longo do tempo. Já aos que possuem demasiada experiência profissional, o importante é mostrar resultados, o que pode ser apresentado através da metodologia STAR, onde os casos são estruturados em Situação, Tarefa, Ação e Resultado.

Em ambos os casos, busque sempre finalizar sua situação com algo positivo como uma promoção, um prêmio ou aprendizado, nunca com repreensões ou até mesmo demissões.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Avaliação pessoal

Pode parecer difícil de acreditar, mas a avaliação do candidato começa muito antes de se sentar em frente ao recrutador. Com uma crescente exposição nas redes sociais, muitas empresas avaliam seus futuros profissionais através do comportamento dos mesmos na internet. Além desta ferramenta, ao ser chamado para uma entrevista, esteja atento a suas atitudes desde o momento em que pisar no local de seleção, pois até mesmo o modo em que cumprimenta a recepcionista pode estar sendo avaliado.

Conhecimento e curiosidade

Entre as dicas de como se comportar numa entrevista, sua interação com o recrutador pode contar muitos pontos para o sucesso. Pesquise previamente e mostre-se conhecedor sobre a empresa, fazendo ainda perguntas pertinentes ao cargo ou possibilidades de evolução deste; tal posicionamento costuma ser muito bem visto pelos avaliadores.

Uma dica para não tornar essa vantagem contra si mesmo é evitar fazer perguntas que poderiam ser respondidas com um simples “Google”. Seja curioso e mostre um interesse real e produtivo. Sobre a famosa pergunta “por que você quer trabalhar aqui”, lembre-se de alinhar seus interesses e tornar sua resposta pertinente aos moldes da empresa; pesquise desde setores de atuação a principais concorrentes.

A verdade, sempre

Recrutadores são profissionais treinados para avaliar desde sua linguagem corporal até abordagens nas redes sociais e veracidade das informações fornecidas no currículo. Por esse motivo, seja sempre autêntico – ainda que mantendo seu profissionalismo – e diga a verdade, mesmo que precise amenizar alguma desinformação.

Sobre a famosa pergunta sobre os defeitos e qualidades, procure não cair nos mesmos clichês do perfeccionismo e ansiedade; caso estas realmente sejam características suas, transforme a fala em situações práticas, dizendo como faz para trabalhar seus defeitos e as consequências que suas qualidades já te proporcionaram.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar