Como se aposentar cedo: ideias para quem já está pensando nisso

O péssimo hábito de deixar tudo para depois: este é um dos motivos pelos quais os jovens não descobrem como se aposentar cedo. Conheça ideias para mudar isso.

Como se aposentar cedo: ideias para quem já está pensando nisso
Comece já! Mude seus hábitos e veja como se aposentar cedo

Ganhe um tablet para fazer uma pós online

O péssimo hábito de deixar tudo para depois: este é um dos motivos pelos quais os mais jovens não descobrem como se aposentar cedo.  É fato que a grande maioria das pessoas começa a pensar na aposentadoria somente após os 40 anos de idade, no entanto, iniciar este condicionamento rumo a estabilidade a partir dos 20 ou 30 anos pode proporcionar uma aposentadoria em um prazo bem mais curto e garantido que o previsto por lei. 

Veja o que mudou com a nova aposentadoria em 2015

Como se aposentar cedo: casos de sucesso

Casos como o dos blogueiros norte-americanos Darrow Kirkpatrick, Pete ou do casal Jeremy e Winie, provam que é possível conquistar a tão sonhada aposentadoria durante a juventude. No entanto, todos os contemplados afirmam que o caminho até a total abdicação do trabalho foi árduo e exigiu muita disciplina. Em seus blogs, eles oferecem dicas até o sucesso e relatos de tudo o que pasaram para descobrirem como se aposentar cedo: poupando, abrindo mão de luxos e regalias e mudando seus hábitos. Atualmente, alguns optaram por viver a aposentadoria em uma pacata cidade em uma vida simples, enquanto outros aproveitaram o pouco avanço da idade para cair na estrada e curtir a aposentadoria viajando pelo mundo. Veja, a seguir, algumas ideias para quem já está pensando em garantir seu pé de meia para o futuro.

Aposentadoria por idade: veja quais são os pré requisitos para solicitar

Comece a economizar cedo

É difícil pensar em economizar quando o orçamento passa apertado o mês e mal sobra dinheiro para momentos de lazer. No entanto, se pararmos para observar, alguns hábitos que envolvem gastos podem ser substituídos. Abra mão de algumas práticas de seu padrão de vida, abaixando-o e criando alternativas que envolvam menores gastos.

Troque o carro pela bicicleta, a carne e os alimentos embalados por outros equivalentes e, quando possível, faça compras no atacado. As outras dicas envolvem as despesas da casa: avalie se o pacote te TV a cabo realmente é necessário, negocie os planos de telefonia e economize nas despesas fixas como água e luz.

O importante é tomar a consciência de economizar o quão antes. Se quer saber como se aposentar cedo, pode começar por desenvolver hábitos de poupança cedo. Aos 20 e poucos, raramente o jovem possui um bom salário e, muito menos, uma independência financeira mas, o condicionamento para mudar seus hábitos com o pensamento 20 anos à frente poderá lhe render tranquilidade e estabilidade para a aposentadoria antes dos 40.

Aposentadoria por tempo de contribuição: veja as regras e como calcular

Tenha um planejamento

Tão importante quanto começar a economizar hoje mesmo é ter um planejamento para sua aposentadoria. Você está pronto para parar de trabalhar aos 40 anos? O que irá fazer após isso? Pode parecer impossível aos olhos dos que já se encontram saturados da rotina laboral mas, é fato que algumas pessoas entram em depressão após se aposentarem ou caem no tédio.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Além do planejamento de vida, entra em questão o planejamento financeiro: quanto vou ter para viver a aposentadoria?

Calcule o quanto será necessário poupar ou investir durante os 20 ou 30 anos de idade para chegar aos 40 e se aposentar com o padrão de vida realmente compatível com o que esperava. 

Encare como um desafio. Faça um teste baseado no cálculo que realizou sobre o futuro e viva alguns meses com a quantia mensal de aposentado que irá receber. É possível? Os números são mesmo realistas? Você irá ter uma aposentadoria confortável com este valor? Não se esqueça dos seus familiares, pois filhos e netos costumam ocupar grande parte da renda dos aposentados. Quanto mais cedo começar, mais o tempo estará a seu favor: teste, calcule, recalcule e poupe mais se for necessário.

Aposentadoria por invalidez: saiba quem pode pedir e como solicitá-la

Livre-se das dívidas

O tempo que levará para ter a certeza de como se aposentar cedo e quando, dependerá de cada um. O importante, além de começar assim que ingressar no mercado de trabalho é liquidar todas as dívidas, principalmente financiamentos imobiliários. Assim que a propriedade for quitada, será possível começar a economizar para poupança e investimentos e, com a vantagem de um imóvel em sua posse, os custos da vida de aposentado cairão.

No entanto, a atenção não é válida somente para as dívidas relacionadas a financiamentos de bens. Empréstimos, parcelamentos diversos e cartões de crédito também entram como os vilões na hora de começar o planejamento de como se aposentar cedo.  Uma vez que as dívidas estejam liquidadas, o que era gasto em juros, vai retornar em forma de superávit para sua poupança.

Quem tem direito a aposentadoria especial e como solicitar

Invista sem riscos

Principalmente enquanto novato no mundo dos investimentos, não corra riscos. Invista em títulos do governo, que geram maiores rentabilidades do que a caderneta de poupança e são garantidos e fixos ao investidor. Entre os melhores investimentos, podemos citar o Tesouro Direto, mais especificamente as Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e a Nota do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). Com o tempo e conhecimento, pode passar a investir em fundos de índice.

Em média, para conseguir parar de trabalhar antes da maioria das pessoas e viver com conforto, é preciso acumular economias 25 vezes superiores a renda anual que pretende ter quando se aposentar. Portanto, não há espaços para erros ou perdas de dinheiro por conta de um investimento mal sucedido. Pense muito antes de investir em aluguel de propriedades ou em investimentos em ações individuais.

Estude, informe-se e peça o auxílio de especialistas para não ver suas economias, investimentos e a aposentadoria precoce indo por água abaixo.

Baixe o aplicativo para ver as vagas de emprego do dia no seu smartphone
 

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar