Como saber se o nome está sujo de graça

Como saber se o nome está sujo no SCPC, SPC e Serasa, gratuitamente e pela internet? Aprenda aqui.

Como saber se o nome está sujo de graça
Aprenda a consultar os principais órgãos de proteção ao crédito

Quer fazer um crédito novo para adquirir um bem, mas tem receio de estar com a sua situação cadastral irregular? O primeiro passo é entender como saber se o nome está sujo. Há bancos de dados privados que possuem esse tipo de informação e você pode consultar. No Brasil, os mais conhecidos são o SPC e o Serasa, e mais recentemente tornou-se também conhecido o SCPC, que é diferente do SPC. 

Ter o CPF constando como negativado na lista de uma dessas instituições pode criar problemas para o consumidor que quer abrir conta no banco, pedir um empréstimo ou financiamento ou até mesmo contratar um pacote de celular. Em alguns casos, pode até ser um obstáculo para prestar um concurso público. Veja no que mais ter o nome sujo por lhe prejudicar.

Como saber se o nome está sujo

Há algum tempo, era necessário o comparecimento do requerente ao balcão de serviços do SPC ou Serasa para saber se o nome estava negativado, sendo ncessário também efetuar o pagamento de uma taxa para as consultas feitas por empresas terceiras em seu nome. Isso dificultava o acesso do consumidor à sua situação financeira e o distanciava cada vez mais do pagamento de suas dívidas. Agora, os bancos de dados foram digitalizados e as consultas no SERASA e SCPC podem ser feitas online. Ou seja, é possível consultar e saber se o nome está sujo de graça, pela internet, exceto no SPC. Confira as informações e dicas a seguir.
 

Consulta de CPF negativado gratuito

Para saber se o nome está sujo, não adianta fazer a pesquisa em apenas um dos bancos de dados. Isso porque cada um deles pode ter clientes diferentes – e uma instituição na qual você tem dívidas, pode não ser cliente do banco de dados que consultou. Assim, você pode pensar que o seu nome está limpo quando não está. Entenda como saber se o nome está sujo em cada um dos órgãos:
Saiba como fazer recuperação de crédito e limpar o nome

Consulta grátis no Serasa online

Todo devedor que recebe uma carta do Serasa, deve lê-la com atenção. Desde 2010, todas as notificações por carta contêm o nome do devedor, o nome da empresa e o código de acesso à pendência no banco de dados do site. É por isso que é importante manter sempre o seu endereço atualizado: se a carta não chegar ao endereço correto, você nunca terá o código de acesso. E aí ocorrem as surpresas quando um crédito não é liberado, pois o consumidor também não sabia que devia aquele valor àquela empresa. Por isso, atualize o seu endereço.

Para consultar o Serasa Online, acesse o site do Serasa e faça um breve cadastro, fornecendo nome, nome da mãe, RG, CPF, email e número de telefone para envio do código de verificação. Nesta área de consulta também é possível fazer abertura do cadastro positivo. Se não conseguir se cadastrar ou se ainda tiver dúvidas e não sabe se o nome está negativado, então compareça a um posto de atendimento do Serasa e faça a consulta gratuitamente. Veja o que mais você pode consultar grátis no SERASA.

Consulta grátis no SCPC online

A Boa Vista Serviços é a operadora do Serviço Central de Proteção ao Crédito no Brasil. no site da instituição é possível fazer a consulta de CPF gratuita pela internet. Para ter acesso ao banco de dados, é preciso fazer um cadastro no site, registrando também o seu número de celular. A Boa Vista Serviços vai enviar um SMS com o código de acesso ao sistema – assim eles têm a certeza de que é você quem está fazendo o cadastro para o seu CPF. De posse desse código recebido, você acessa o sistema e verifica se o nome está limpo na praça.

Consulta grátis SPC

O SPC ainda não disponibiliza a consulta grátis online de restrições cadastrais e CPF negativado, mas é possível fazer a consulta gratuimente, mas de modo presencial. As opções, no caso do SPC, são comprar créditos online para consultar se tem o nome sujo pela internet, ou ir a um dos postos de atendimento do SPC na sua cidade. Entenda melhor como consultar o seu nome no SPC.

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar