Como saber se o nome está sujo de graça e pela internet

Como saber se o nome está sujo no SPC e Serasa, gratuitamente e pela internet? Aprenda aqui.

Como saber se o nome está sujo de graça e pela internet
Aprenda a consultar os dois principais órgãos de proteção ao crédito

Como saber se o nome está sujo? No Brasil, existem dois principais bancos de dados de inadimplência: SCPC e Serasa. Ter o CPF negativado em uma dessas instituições pode criar problemas para o consumidor que quer abrir conta no banco, pedir um empréstimo ou financiamento ou até mesmo contratar um pacote de celular. Em alguns casos, é impeditivo até para conseguir um emprego.

Como saber se o nome está sujo: consulta de CPF negativado online

Há alguns tempos era necessário o comparecimento do requerente ao balcão de um desses serviços para quem quisesse saber se o nome estava negativado ou o pagamento de uma taxa para as consultas feitas por empresas terceiras em seu nome. Isso dificultava o acesso do consumidor à sua situação financeira e o distanciava cada vez mais do pagamento de suas dívidas. Agora, os bancos de dados foram digitalizados e as consultas são gratuitas. Como saber se o nome está sujo de graça, pela internet? Veja o tutorial a seguir e aprenda.

Erros financeiros que você pode impedir

Para saber se o nome está sujo, não adianta fazer a pesquisa em apenas um dos bancos de dados. Isso porque cada um deles pode ter clientes diferentes – e uma instituição à qual você deve pode não ser cliente do banco de dados que consultou. Assim, você pode pensar que o seu nome está limpo quando isso não é verdade. Aprenda como saber se o nome está sujo em cada um dos órgãos.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO
SOB MEDIDA PARA O
SEU BOLSO?
encontre aqui

Como saber se o nome está sujo no Serasa

Todo devedor que recebe uma carta do Serasa, deve lê-la com atenção. Desde 2010, todas as notificações por carta contêm o nome do devedor, o nome da empresa e o código de acesso à pendência no banco de dados do site. É por isso que é importante manter sempre o seu endereço atualizado: se a carta não chegar ao endereço correto, você nunca terá o código de acesso. E aí ocorrem as surpresas quando um crédito não é liberado, pois o consumidor também não sabia que devia aquele valor àquela empresa. Por isso, atualize o seu endereço. Se ainda tiver dúvidas e não sabe se o nome está negativado, então compareça a um posto de atendimento do Serasa e faça a consulta gratuitamente.

Como saber se o nome está sujo no SCPC

A Boa Vista Serviços é a operadora do Serviço Central de Proteção ao Crédito no Brasil. No meio desse ano, a instituição disponibilizou a consulta de CPF gratuita pela internet. Para ter acesso ao banco de dados, é preciso fazer um cadastro no site, registrando também o seu número de celular. A Boa Vista Serviços vai enviar um SMS com o código de acesso ao sistema – assim eles têm a certeza de que é você quem está fazendo o cadastro para o seu CPF. De posse desse código recebido, você acessa o sistema e verifica se o nome está limpo na praça.

Descubra a solução ideal de cartão de crédito para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar