Como saber se o nome está no SPC

Entenda de forma simples como saber se o nome está no SPC ou em outras instituições que negativam o consumidor.

Como saber se o nome está no SPC
Passo a passo para saber se há restrições no seu CPF

De acordo com as estatísticas divulgadas pela Centralização de Serviços dos Bancos (SERASA), quase 60 milhões de brasileiros iniciaram o ano de 2016 com o nome sujo. Isso quer dizer que todas essas pessoas estão inadimplentes pela falta de pagamento de uma ou mais dívidas. Mas, como saber se o nome está no SPC?

Como saber se o nome está no SPC: passo a passo

O órgão de proteção ao crédito não disponibiliza os dados dos “maus pagadores” publicamente. A consulta para saber a situação do seu CPF é gratuita, mas não pode ser feita pela internet (site ou email), nem pelo telefone. E então, como saber se o nome está no SPC? A informação só é disponibilizada nas centrais de atendimento do SPC de cada cidade e, sempre diretamente para o próprio indivíduo.

PRECISA DE CRÉDITO
para
colocar
as finanças em dia?
saiba mais

1º passo: vá até o ponto de atendimento do SPC mais perto de você. Basta procurar na internet ou na lista telefônica o endereço da Câmara de Dirigentes Lojistas da sua cidade. Pela internet você pode pesquisar no Google a palavra CDL mais o nome da sua cidade. Exemplo: CDL São Paulo; CDL Belo Horizonte; CDL Rio de janeiro etc.

2º passo: com o endereço em mãos e ciente dos horários de atendimento, você deve se dirigir até o local especificado e apresente o RG (ou carteira de trabalho) e o CPF. Mas atenção, você deve apresentar os documentos originais e não a cópia.

3º passo: imediatamente você será informado se o nome consta ou não na lista de devedores, quem é o credor que está requisitando o pagamento e o valor da dívida.

Quem não puder ir pessoalmente a um dos postos de atendimento e quiser pedir para outra pessoa fazer a consulta, deve fornecer os mesmos documentos (RG e CPF) e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório, que dá poderes específicos para que um terceiro realize a consulta das informações em seu nome.

Como limpar o nome sem pagar a dívida toda

Outros órgãos

Além de aprender como saber se o nome está no SPC, é importante conferir a situação do CPF em outros órgãos de proteção ao crédito, como a SERASA - Centralização de Serviços dos Bancos. As consultas à SERASA são feitas da mesma forma que para o SPC. Além disso, o devedor sempre é avisado por carta também. Caso surja alguma dúvida, a Serasa responde ao consumidor por carta, em até 10 dias.

Os bancos também fornecem informações sobre cadastros no SPC, SERASA e BACEN aos seus clientes. Para isso é preciso entrar em contato diretamente com o gerente da sua agência.

Conheça a solução de crédito sob medida para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar