Veja como saber se o alternador está carregando

Como saber se o alternador está carregando? Esclareça uma das dúvidas mais comum entre os motoristas.  

Veja como saber se o alternador está carregando
Fundamental para garantir o reparo adequado

Componente vital para o funcionamento da parte elétrica do carro, o alternador é responsável por alimentar a bateria enquanto o veículo está desligado. Como saber se o alternador está carregando, portanto, é fundamental para confirmar possíveis avarias nessa peça, evitando, por exemplo, a troca desnecessária da bateria do carro.

Como saber se o alternador está carregando

A função de um alternador é gerar energia elétrica através da conversão da força mecânica em corrente de eletricidade que vai alimentar todo o sistema elétrico de um veículo. Isso é feito pela geração de carga repassada à bateria, ou seja, embora a bateria seja uma espécie de central de energia, não é ela propriamente a responsável pela geração da mesma.

É bastante comum entre os motoristas ter dúvidas sobre os papéis desempenhados por esses dois componentes, por isso esclarecer como saber se o alternador está carregando pode fazer a diferença, no sentido de ganhar tempo e garantir o reparo mais eficiente e rápido.

Ou seja, ao apresentar problemas na parte elétrica, é de grande utilidade compreender seu funcionamento. Como saber se o alternador está carregando depende da utilização de equipamento apropriado, é importante orientar-se antes de fazer uma checagem.

Carro embreagem dura? Veja o que pode ser

confira
uma solução de seguro sob medida para você

Materiais necessários

Para verificar se o alternador está de fato alimentando a bateria, é preciso um aparelho chamado voltímetro. Na maioria das lojas de autopeças, ele custa em média R$ 30. Também poderá ser utilizado um multímetro, em média custando R$ 25, caso o voltímetro não esteja disponível.

Em seguida, o motorista deverá encontrar o alternador. É uma peça em formato circular, com uma correia presa a ele. Como saber se o alternador está carregando é um procedimento que deve ser feito com o motor ligado, é necessário ter cuidado com roupas, cabelos, mãos ou joias, para que não se prendam a nenhuma parte em movimento. No entanto, antes de ligar o carro, é preciso conectar o voltímetro à bateria, plugando a sua ponta vermelha na cor correspondente ao pólo da bateria, e fazer o mesmo com a extremidade na cor preta.

Feito isso, o voltímetro vai apresentar um número em seu indicador para leitura. Caso o teste tenha como resultado uma carga acima de 12,2V, é sinal de que a bateria não está com problemas. Abaixo disso, a bateria está danificada e deverá ser reparada ou trocada.

Após esse teste inicial, o motor deve ser ligado e acelerado numa rotação de 2.000 RPM. Então, o voltímetro deverá ser conectado novamente à bateria, que deverá apresentar voltagem entre 13 e 14,5V. O procedimento deve ser replicado ligando alternadamente som, ar condicionado e tudo que precisa de energia elétrica no carro para funcionar. O alternador estará normal se em quaisquer dos casos a voltagem se mantiver uniforme.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar