Saiba como remover malware do seu computador

Saiba como remover malware do computador de maneira simples e definitiva: alie softwares de proteção às boas práticas de segurança durante a navegação.

Saiba como remover malware do seu computador
Boas práticas e remove-los a tempo pode evitar muitos prejuízos ao usuário

O mundo virtual, à medida que se inova para facilitar e otimizar o tempo dos usuários, muitos são os que utilizam esse tempo para criar e disseminar softwares maliciosos a fim de causar danos, roubar senhas e informações. Diante dessa ameaça comum, muitas são as dúvidas acerca de como remover malware dos computadores a fim de garantir a segurança em transações bancárias, privacidade, entre outros.

Como remover malware do seu computador

Apresentado de diversas formas, o processo de como remover malware geralmente é o mesmo ou muito semelhante para todos os tipos de software danoso ao seu sistema. Entre alguns dos malwares encontrados temos os vírus, worms, trojans, spywares, keyloggers, entre outros; cada um deles representando um risco diferente para sua segurança online. Para remove-los, um conjunto de práticas devem ser adotadas durante a navegação, bem como o cuidado e a varredura de softwares específicos para tratar do monitoramento, remoção e prevenção de novas e existentes infecções.

Removendo vírus

Contaminados e disseminados por meio da transmissão de e-mails, pendrives ou mídias contendo os arquivos infectados, remover os vírus é uma das maneiras mais simples de se ver livre dos malwares, uma vez que são mais populares e as ferramentas para elimina-los estão cada vez mais aprimoradas.

  • Para começar, instale um bom antivírus (apenas um é suficiente, ter mais que um software instalado por gerar conflito entre eles) como o Avast!, AVGKaspersky, McAfee, entre outros;
  • Após a instalação, execute o antivírus, realizando um escaneamento completo de seu computador;
  • Quando o escaneamento terminar, veja o relatório, exclua os vírus encontrados e, caso não seja possível eliminar, mova-os para quarentena.

Removendo spywares

Como o nome já sugere, os spywares são programas espiões infiltrados em seu sistema e agem coletando informações, gerando uma infinidade de anúncios incômodos e até mesmo alterando as configurações de seu computador. Em geral, tentar desinstalar um programa spyware é esforço em vão, uma vez que estes são malwares bastante atuais e resistentes à ações simples como esta.

  • Para começar a remover o spyware, baixe um software específico para essa finalidade, como é o caso do AdwCleaner, SpyBot, ComboFix e o Malwarebytes Anti-Malware;
  • Finalizada a instalação, execute o anti-spyware e escaneie seu computador;
  • Com o resultado apresentado, elimine as acusações de infecção seguindo as instruções do software.
QUER A
SUA INTERNET RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

Removendo trojans

Capaz de infectar, corromper ou apagar arquivos, os trojans são apresentados ao utilizador em forma de alguma oferta, botões para baixar algo ou avisos de premiações. No entanto, aos serem executados, agem maliciosamente na máquina.

Os trojans, ou Cavalos de Tróia são uma das apresentações mais perigosas em que um malware pode se apresentar, sendo capaz de apagar partições inteiras de seu HD, roubar dados bancários, logins, senhas e demais dados de importância. A partir deles, outras “pragas” também podem ser inseridas em seu computador, como os Keyloggers (programa que captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário), Screenloggers (capturam e armazenam dados na tela do usuário, como posição do clique do mouse, informações, etc) e Backdoors (programas infiltrados que permitem o acesso a um invasor).

  • Para eliminar esses e outros invasores, instale um bom antivírus em seu computador, como o Avast!AVG, Kaspersky, McAfee, entre outros;
  • Execute o software e realize um escaneamento completo do sistema;
  • Selecione as ameaças apontadas e tente excluí-los. Se não for possível, tente apaga-los manualmente em suas pastas de origem. Caso não consiga, mova-os para a quarentena e aguarde novas atualizações de seu antivírus para cuidar dos malwares.

Como remover malware do seu navegador

Outra reclamação muito frequente pelas vítimas dos malwares é referente às indesejadas barras de favoritos, páginas iniciais não solicitadas e pop-ups, como os já conhecidos ask, babylon, 22find e hao123, por exemplo.

Nestes casos, a remoção pode dar uma certa dor de cabeça, mas nada que não possa ser resolvido. Em geral, esses malwares são detectados e removidos durante o escaneamento do próprio software de defesa que tiver instalado em seu computador (como citados nos tópicos anteriores) mas, além de algumas medidas específicas, usuários do Google Chrome tem um aliado a mais para livrar-se desses inconvenientes: o Google CleanUp Tool. A ferramenta foi desenvolvida especialmente para cuidar das questões que envolvem os danos ao browser e à navegabilidade do usuário. A empresa também disponibiliza uma lista de malwares populares que a ferramenta tem o poder de detectar e remover.

Internet fixa : confira as mudanças e os pacotes mais baratos

Se o malware que infectou seu navegador não estiver listado ou se estiver utilizando outro browser, a limpeza deve ser minuciosa para que não fiquem vestígios. Faça um escaneamento completo em seu computador com um anti-malware e seu software antivírus.

A seguir, confirme se o atalho do navegador na área de trabalho consta direcionado para o executável do mesmo. Muitas vezes, o malware altera o caminho da aplicação, fazendo com que a abertura do browser leve a abertura do software malicioso, por isso, clique com o botão direito sobre o atalho e, em “Propriedades” confirme se o diretório termina com .exe e qual é a página inicial definida.

Procure também na configuração da extensões de seu navegador (geralmente situada em “Configurações”, ao clicar no menu ao lado direito da barra de endereço) e exclua qualquer adição que não tenha solicitado. O mesmo deve ser feito em seu próprio computador, procurando por programas que tenham sido instalados sem sua permissão (no Windows, listados em Adicionar ou Remover Programas).

Se nenhum destes passos resolver, a carta na manga fica por conta da remoção de chaves de registro, a qual deve ser analisada com muito cuidado para não causar quaisquer danos permanentes ao sistema, se executada manualmente. Para ter acesso a ela, vá em Iniciar > Executar e digite regedit. Na janela que irá abrir, procure pelo nome do malware que deseja remover, apagando todos os registros que forem encontrados. Se preferir jogar pelo seguro, baixe o programa de limpeza CCleaner, o qual também efetua limpezas em chaves de registro sem causar danos ao sistema.

Boas práticas para evitar malwares

Seja para os que já foram infectados com um ou mais tipos de malware ou quem ainda não passou por isso, algumas práticas e cuidados podem ajudar – e muito – a evitar a dor de cabeça de ter que remove-los, ter seus dados roubados ou apagados. Veja algumas dicas simples:

  • Não abra e-mails suspeitos enviados por desconhecidos ou remetentes que se passem por instituições bancárias ou serviços. Se abrir, não clique em nenhum link nem forneça dados pessoais;
  • Mantenha um antivírus sempre atualizado e o firewall de seu computador sempre ativado (o próprio Windows possui um sistema bastante eficiente neste caso);
  • Efetue escaneamentos frequentes em seu sistema, inclusive em novos arquivos ou programas que pretenda instalar;
  • Evite abrir um pendrive em computadores públicos. Se for realmente necessário, execute um antivírus no dispositivo antes de inseri-la novamente em seu computador pessoal;
  • Resista às curiosidades e arquivos suspeitos. Não baixe arquivos duvidosos, em sites pouco confiáveis ou enviados por amigos, mas com assuntos estranhos;
  • Para escapar dos keyloggers, digite suas senhas e números do cartão de crédito utilizando o Teclado Virtual do Windows ou a Calculadora.

Encontre a solução de internet banda larga com o melhor custo benefício.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar