Aprenda a regular o freio de mão do seu carro sozinho

O freio de mão do seu carro está muito duro? Você precisa puxar muito para ele funcionar? Ele pode estar desregulado. Aprenda como regular o freio de mão em casa e economize!

Aprenda a regular o freio de mão do seu carro sozinho
Veja o passo a passo de como regular o freio de mão e garantir a segurança do carro

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O freio de mão de um carro é uma ferramenta muito importante que garante que o seu carro não se movimente quando estacionado – especialmente quando ele não está em um terreno plano. Também chamado de freio de estacionamento, para que funcione bem é preciso que esse sistema esteja regulado. Se o freio de mão do seu carro só deixa seu carro parado quando você o puxa até muito em cima, quase apontando para o teto, é sinal de que está desregulado. Veja como regular o freio de mão do seu carro em 7 passos.

Sinais de que o freio de mão do carro está desregulado

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Para saber se o freio de está desregulado você só precisa ter atenção a alguns detalhes:

  • Se para funcionar, a alavanca do freio de mão precisa ser puxada até lá em cima (quase apontando para o teto, como dissemos) é sinal de que está desregulada.
 
  • Se ele faz muitos “estalos” ao puxar a alavanca, O ideal é que o carro pare na pior condição (numa ladeira, por exemplo), com 3 a 6 “estalos” quando puxamos a alavanca, não mais do que isso.
 
  • Se ela não está parando completamente o veículo. Isso é um problema sério e pode ocasionar acidentes. Para verificar se está funcionando faça o seguinte: puxe a alavanca até o fim, engate a primeira marcha e tente fazer o carro andar lentamente. Se ele andar com facilidade, cuidado! É sinal de que as sapatas estão desreguladas.
 
  • Se o freio está pesado, difícil de puxar, também é sinal de desregulagem. Isso acontece muito em carros que circulam em estradas de terra com frequência.
 
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Como regular o freio de mão do seu carro

Regular o freio de mão (de catraca, ou seja, aqueles que não são eletrônicos) não é uma tarefa difícil e você pode economizar uma ida ao mecânica se aprender a fazer sozinho. Veja só o passo a passo. Lembramos que a regulagem do freio de mão pode variar de veículo para veículo, daremos aqui dicas que funcionam na maioria dos carros. Essa regulagem foi feita com base em um carro da Chevrolet, mas funciona com outros carros que usam o sistema de catraca dentro da campana.

Para realizar essa regulagem, você precisa ter um conhecimento básico de mecânica:

1º Passo: Puxe o freio de mão

2º Passo: Retire a roda traseira do carro (que é a roda que trava quando puxamos o freio de mão). Será preciso fazer o mesmo processo nas duas rodas (pneus) traseiras do carro, uma de cada vez.

3º Passo: Para remover a campana do carro, é preciso retirar o parafuso que fica do lado direito. Coloque um óleo lubrificante para sair com maior facilidade e utilize uma chave torx até o parafuso ficar frouxo, rodando.

4º Passo: Com o parafuso afrouxado, solte o freio de mão para retirar a campana. (importante!)

5º passo: retire o parafuso e em seguida, a campana. Aproveite que você tirou a campana e faça uma limpeza com um pincel grosso. Essa área costuma ficar muito suja e para apertar é melhor que você faça uma limpeza e verifique se não há vazamentos de fluidos de frio. Retire todo o pó tomando cuidado para não respirá-lo.

6º passo: regule a catraquinha com uma chave. Basta apertá-la, puxando de cima para baixo até ela ficar bem firme. Pronto!

7º passo: coloque de volta a sua campana, parafuso e pneu e recomeçe todo o processo na outra roda traseira.

Se você tem pouca familiariedade com o nome das peças, veja nesse vídeo a regulagem de um freio de estacionamento com os passos descritos acima, assim fica mais fácil visualizar o que deve ser feito com cada peça:


Freio de estacionamento eletrônico

Os carros estão sofrendo constantes evoluções e melhorias em seus sistemas, e o sistema de freios não fica para trás. Nos carros mais modernos  e luxuosos, já não se encontra na console central o freio de mão. Nesse sistema, existem nas rodas  servo-motores que fazem o trabalho automaticamente.  É uma evolução inteligente, onde a intervenção mecânica é quase desnecessária, à não ser é claro, quando há alguma falha de peças.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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