Como preencher uma nota promissória: passo a passo

Confira o passo a passo de como preencher uma nota promissória, além de identificar a utilidade desse título de crédito e quando utilizá-lo.

Como preencher uma nota promissória: passo a passo
Aprenda como utilizar esse título de crédito

Saber como preencher uma nota promissória de forma correta é importante para toda a pessoa que deseja fazer negócios que envolvem pagamentos. Tanto o emitente quanto o beneficiário devem estar atentos às especificações do preenchimento de uma nota promissória.

Pode não parecer, mas as notas promissórias ainda são bastante utilizados em transações comerciais e funciona como uma promessa/garantia de um posterior pagamento ao beneficiário.

Como preencher uma nota promissória

Para que o documento não apresente nenhuma irregularidade, a forma como preencher uma nota promissória faz toda a diferença. Se não forem seguidos todos os detalhes exigidos e descritos abaixo, a nota pode ser contestada pelo devedor em caso de não pagamento da dívida.

Abaixo, você confere o passo a passo de como preencher uma nota promissória de forma simples e correta:

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais
  • O nome do documento “NOTA PROMISSÓRIA” deve estar especificado no título do texto.
  • O texto deve conter claramente a promessa de que o emitente pagará a quantia determinada.
  • O nome do beneficiário (que vai receber o pagamento) deve constar por completo na nota.
  • É aconselhável que a data de pagamento esteja especificada. Se não houver nenhuma data determinada, o pagamento é considerado à vista.
  • O local do pagamento. Se não estiver especificado, entende-se que é o endereço domiciliar do emitente.
  • Data e local onde a nota promissória foi redigida e assinada.
  • Assinatura de quem do emissor da nota promissória (subscritor).
  • Assinatura de duas testemunhas + o número de identidade (RG) ou CPF + o endereço delas.

A nota promissória não pode apresentar nenhum tipo de rasura, ou seja, nada de riscos ou rabiscos em seus textos. Caso contrário a nota pode até mesmo perder o valor legal.

7 dicas eficazes para se livrar das dívidas

O que é uma nota promissória

Mesmo sabendo como preencher uma nota promissória, é importante ter noção do que se trata exatamente esse documento. Ele é um título de crédito que funciona quase como uma “venda fiada legal”. Ou seja, quem emite uma nota promissória se compromete a pagar o valor em questão ao beneficiário, na data estipulada no documento. Além disso, ela é chamada de “título de dívida líquida e certa”, o que significa que não pode ser contestada.

Assim que a data da nota vence, o credor tem o direito de cobrá-la. Caso a dívida não seja paga, o credor pode fazer essa cobrança judicialmente por meio de uma “Ação de Execução de Título Extrajudicial”, em um período de até 3 anos.

Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar