Como pagar multa de trânsito: passo a passo

Como pagar multa de trânsito? Esta é uma dúvida que cerca muitos motoristas. Entenda os procedimentos envolvidos.

Como pagar multa de trânsito: passo a passo
Saiba o que fazer e como pagar multa de trânsito, com direito a desconto

Saber como pagar multa de trânsito é o primeiro passo que um motorista ou proprietário de veículo deve dar no sentido de ter seus registros regularizados junto ao seu respectivo órgão de trânsito. Além disso, deixar de pagar uma multa de trânsito pode gerar uma série de problemas para quem foi notificado. No caso em que ela é atribuída ao Renavam do veículo, há o impedimento de transferência de propriedade e impossibilidade de realizar o licenciamento anual.

Há outras sanções e transtornos, como inscrição do motorista devedor no cadastro da Dívida Ativa da Administração Pública e protesto pelo órgão de trânsito mediante ação judicial ou extrajudicial.

Como pagar multa de trânsito

A primeira atenção que o proprietário ou motorista precisa ter é em relação ao endereço de seu cadastro no Detran. É para ele que as notificações de multas são enviadas. Além do registro atualizado, o condutor precisa ter atenção a outras informações. Quando receber a notificação, verificar se as características do veículo que constam no documento são as mesmas do seu. Outra observação muito importante é o intervalo entre a data da multa e a postagem da notificação, que não poderá exceder 30 dias, caso contrário, a mesma perderá a validade.

confira
uma solução de seguro sob medida para você

A importância do registro atualizado e a quitação de todos os débitos evita um outro tipo de problema, que é receber multas de um veículo que esteja em posse de outra pessoa.

Até a data do vencimento, o pagamento poderá ser feito inclusive pela internet, nos sites dos bancos, apenas utilizando-se a notificação. Se vencida, o infrator precisará emitir uma GRM, Guia de Recolhimento de Multas e pagar no mesmo dia, caso contrário, o documento perde a validade e precisará ser emitido novamente. Ou seja, como pagar multa de trânsito é de qualquer forma um transtorno e uma despesa, o melhor mesmo é evitar ser multado.

Pague antes e tenha desconto

Como pagar multa de trânsito pode ser feito com desconto de 20%, anistia prevista no artigo 284 do CTB, Código de Trânsito Brasileiro? O primeiro ponto a ser considerado aqui é ter o cadastro em dia para garantir o benefício. Fica claro que andar dentro da lei é melhor para garantir a tranquilidade e evitar prejuízos no bolso.

Farol baixo e alto: entenda a diferença e a nova lei

Quem paga é o condutor ou proprietário do veículo?

As multas podem ser originadas de diversas maneiras, por isso podem ser aplicadas tanto ao motorista como ao proprietário. Multas atribuídas somente ao proprietário em geral dizem respeito ao estado de conservação do carro, documentos ou presença de itens de segurança obrigatórios. Já as penalidades imputadas aos motoristas dizem respeito às normas de trânsito, embora em muitos dos casos a penalidade possa também ser vinculada ao registro do veículo.

Dessa forma, em caso de multa aplicada equivocadamente, o proprietário ou condutor pode entrar com recurso e pedir para transferir a multa  para o real infrator, observando se o direito lhe assiste no caso.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar