Como pagar INSS como autônomo em 2016

Como se inscrever, pagar INSS como autônomo e estar apto a receber os benefícios disponibilizados pela Previdência Social.

Como pagar INSS como autônomo em 2016
Veja como se inscrever para obter os benefícios da Previdência Social

Não apenas trabalhadores registrados podem garantir direitos fornecidos pela Previdência Social. Através de cadastro específico é também possível pagar INSS como autônomo, como contribuinte individual ou facultativo.

Contribuinte individual é todo aquele que exerce alguma atividade remunerada por conta própria e portanto efetua contribuição com alíquota de 20% sobre os lucros obtidos através da atividade exercida, ou 11% sobre a remuneração recebida através de uma ou mais empresas - desde que dentro do limite do salário mínimo e do teto previdenciário (atualmente R$ 5.189,82). O contribuinte facultativo é todo aquele que não realiza nenhuma atividade remunerada e, neste caso, contribui com alíquota de 20% - desde que dentro do limite do salário mínimo e do teto previdenciário (atualmente R$ 5.189,82) - sobre o valor da renda que declarar.

Como pagar INSS como autônomo

Através do menu "Inscrição na Previdência Social" no site da Previdência é possível iniciar o processo para pagar INSS como autônomo. Quem possui PIS/PASEP não necessita realizar a inscrição e deve fazer a contribuição através do próprio número PIS/PASEP após agendamento para cadastro através da central de atendimento no número 135.

Após realizada a inscrição o contribuinte individual ou facultativo estará apto a iniciar seus pagamentos em planos mensais ou trimestrais, emitindo a guia na opção Guia da Previdência Social (GPS) do site. Será necessário informar o número PIS/PASEP ou NIT para pagar INSS como autônomo, em seguida escolher o mês de referência do pagamento e a forma do pagamento (mensal ou trimestral), que pedem diferentes códigos de referência de contribuição do GPS. Será emitida uma guia que pode ser paga em qualquer banco (desde que dentro do prazo de vencimento) sempre no dia 15 do próximo mês.

Pagamentos atrasados

Por meio do site do DataPrev, da Receita Federal, é possível consultar o valor para pagar o INSS como autônomo, em dia ou em atraso.

Quando em atraso o valor consultado será apresentado já com os acréscimos legais e então, através do processo comum de emissão de guia para pagamento - com número do PIS/PASEP ou NIT, escolha de mês de referência e forma de pagamento - poderá ser consultado, emitido e pago em banco.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar