Como pagar conta pela internet

Saiba como pagar conta pela internet de modo simples e seguro, aproveitando ainda as funcionalidades móveis oferecidas por diversas instituições bancárias.

Como pagar conta pela internet
Via browser ou smartphone, o pagamento online visa otimizar o tempo e evitar filas.

Seja por receio de crimes virtuais ou mesmo a falta de informação, a dúvida sobre como pagar conta pela internet é frequente e acaba fazendo com que muitos indivíduos continuem enfrentando filas e todo o estresse por trás do pagamento de contas presencial. A fim de otimizar esse tempo e agilizar todo o processo de transações bancárias, todos as instituições financeiras disponibilizam seus próprios meios virtuais – uns mais avançados, outros menos – para possibilitar o acesso a todos os recursos online. Veja como funciona e comece a usar hoje mesmo.

Como pagar conta pela internet com segurança

Para entender os passos de como pagar conta pela internet de maneira rápida é muito simples, mas exige alguns cuidados e medidas preventivas para proporcionar todas as medidas de segurança ao usuário.

Em primeiro lugar, solicite junto à linha de atendimento ou gerente de seu banco uma chave de acesso (diferente da senha de sua conta bancária) para que, a partir deste código, seja possível realizar o acesso ao Internet Banking e, assim, efetuar as transações bancárias necessárias.

Feito isso, o cuidado se volta para seu local de acesso e alguns cuidados com o computador devem ser tomados. Não acesse seus dados bancários em máquinas públicas e certifique-se sempre que o equipamento possui antivírus e firewalls ativados. O cuidado também se aplica ao navegador utilizado; evite o Internet Explorer, pois sua segurança é muito inferior a outros browsers como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.

A seguir, com a senha em mãos, acesse o site do seu banco (indicado no cartão da conta) e, no campo destinado ao Internet Banking digite os dados solicitados (geralmente seu CPF ou número de agência e conta) para efetuar o primeiro login. Tratando-se do primeiro acesso, instale todas as medidas de segurança fornecidas, o que geralmente é detalhado passo a passo no portal antes de continuar para sua tela de inserção de senhas e apresentação dos dados bancários.

Com todas as configurações de segurança finalizadas, acesse o Internet Banking com sua senha e seja levado para a tela inicial com informações como saldo e últimos movimentos. Para saber como pagar conta pela internet agora é muito fácil, clique na opção “pagamentos”, selecionando qual o tipo de operação deve ser feita: água, luz, telefone e gás; boletos bancários e títulos; faturas do cartão de crédito; entre outras. Para as duas primeiras opções, o cliente precisa ter consigo o boleto para pagamento, devendo digitar no campo adequado para os números referentes ao código de barras. Para o pagamento de faturas, caso seja esta do mesmo banco pelo qual está acessando, geralmente o processo é realizado automaticamente, bastando selecionar a data do fechamento da fatura desejada.

Em ambos os casos, os bancos costumam adotar um sistema adicional de segurança para finalizar determinadas operações, como é o caso de tokens, cartões com chaves de segurança, entre outros meios. Seu gerente pode sempre dar mais informações sobre as medidas de segurança de seu banco.

Itaú

Eleito o melhor Internet Banking pelos paulistanos pela 2ª vez, o banco também é um dos que mais investe em meios digitais para o pagamento de contas e demais operações. No Itaú, além da modalidade via navegador, também é possível pagar contas através de suas aplicações para smartphones.

Como segurança adicional, o banco conta com o sistema Itaú Guardião para instalar em sua máquina e também com o token, uma peça que gera códigos de acesso para cada transação. 

Bradesco

Bastante didático e em constante atualização, o Internet Banking do Bradesco também oferece a modalidade para pagar suas contas através da aplicação móvel, onde basta posicionar o leitor de código de barras do app em seu boleto para efetuar o pagamento.

Seja via browser ou smartphone, diversas funções são reunidas para facilitar o dia a dia do usuário e, como medida de segurança, as operações são finalizadas por meio da inserção de uma chave de 3 números.

Caixa

Também disponível para smartphones, a Caixa Econômica Federal permite pagar contas e realizar uma série de outras transações a partir de um breve cadastro no site e mediante a instalação de um sistema de cadastro de computadores para realizar seus acessos. O site funciona de maneira intuitiva e as operações são autenticadas por meio de uma assinatura eletrônica criada pelo usuário.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar