Como organizar um casamento: veja todos os passos

Organizar casamento é uma tarefa difícil? É sim, mas com nossas dicas de como organizar um casamento essa tarefa vai ficar descomplicada. Confira no artigo.

Como organizar um casamento: veja todos os passos
Saiba como organizar, mês a mês, o seu casamento

Organizar o casamento pode ser um sonho para muitas mulheres – mas a realidade é que dá muito trabalho. São muitos itens para se dedicir, um orçamento para esticar, conseguir reservar a igreja, o salão de festas, a banda preferida, escolher vestido, escolher buffet e ainda lidar com os nervos, não é nada fácil. A palavra-chave para que tudo dê certo é organização: preparar tudo com calma e cuidado e tudo dará certo.

Veja abaixo um passo a passo de como organizar um casamento com a sugestão de sistematização de cada etapa com um ano de antecedência.

Como organizar um casamento – o que é preciso fazer mês a mês para tudo dar certo

Para um casamento dar certo é preciso planejamento. A ajuda do noivo, da mãe, das amigas é sempre bem-vinda, mas o mais comum é que a noiva goste de decidir os mínimos detalhes e tomar conta de tudo. Você é desse tipo de noiva? Então atenção às nossas dicas de como oganizar um casamento e planejar o tempo para que tudo saia impecável.

7 destinos por até R$ 2 mil para Lua de Mel no Brasil em 2016

1 ano antes

O pedido foi feito? Vocês já comemoraram, contaram para a família e curtiram o momento, agora é hora de sentar com papel e caneta – ou na frente do computador – e acertar os primeiros detalhes.

  • Definir a data - pense em uma data preferida com no mínimo um ano de antecedência e tenha em mente que talvez vocês tenham que ser flexíveis.
  • Reservar a igreja e o local da recepção – as igrejas e os salões de festa mais disputados costumam ter um ano ou mais de reservas garantidas, por isso se você tem algo em mente corra e veja se a data que vocês desejam está disponível ou se vai ser preciso adiar um pouco mais ou ser maleável (como, por exemplo, considerar casar em um dia de semana ou em um domingo)
  • Definir o orçamento do casamento – esse é um passo difícil, talvez o mais difícil entre todos de como organizar um casamento. É preciso ver o quanto os noivos podem gastar, o quanto se pretende investir e quanto vai custar o casamento dos sonhos. Coloque tudo no papel, ponto a ponto, pesquise e faça orçamentos em diferentes lugares, se preciso, contrate um especialista.

10 meses antes

Definidos os itens importantes acimas, é hora de fazer decisões mais pessoais e prazerosas.

SAIBA
COMO ECONOMIZAR NO SEU CASAMENTO
veja mais dicas
  • Fazer uma pré-lista de convidados – não é preciso ter uma lista fixa, neste momento a pré-lista é para ter uma noção de quantas pessoas cada um deseja levar para o casamento e recepção. Lembre-se: quanto mais convidados, mais caro fica o casamento. Adeque a pré-lista ao orçamento.
  • Decidir quem serão os padrinhos e madrinhas – façam o pedido pessoalmente, se for possível. Esse é um momento emocionante e especial tanto para o casal quanto para os amigos/parentes que irão apadrinhar a união.

8 meses antes

  • Definir o buffet – já tem um cardápio em mente? Ótimo, agora é só recolher referências de bons buffets na sua cidade. Se você ainda não está decidida, o melhor é pesquisar informações de menus que combinem com o estilo do casamento e que caibam no orçamento estipulado. Se vocês forem incluir serviço de garçons, o ideal é que cada um fique responsável por, em média, entre 15 e 20 convidados
  • Definir a decoração – assim como o buffet, busque referências de bons decoradores de casamento.

6 meses antes

  • Comprar o vestido – lembre-se do limite do orçamento e vá comprar acompanhada com alguém que você confia no bom gosto, para te ajudar com opiniões sem ficar discriminando as suas escolhas.
  • Comprar o pacote de lua de mel – essa é uma tarefa para se fazer a dois, sente com o seu noivo e escolham o destino dos sonhos. Vocês podem escolher um pacote na internet ou ir até uma agência de viagens.
  • Contratar serviço de fotografia e filmagem – o registro é muito importante pois é a forma de vocês reviverem os momentos de alegria do casamento, invistam em profissionais competentes para isso.

5 meses antes

  • Escolha das alianças – essa pode ser uma decisão tomada em conjunto: o casal vai à joalheria ou ourives escolher com calma afinal vocês pretendem utilizar esse adereço pelo resto da vida.

4 meses antes

  • Contratar atrações musicais – as melhores bandas são as mais disputadas, por isso é bom olhar com pelo menos 4 meses de antecedência se quem oferece o som que vocês desejam que embale a sua recepção estará disponível na data já reservada no salão de festas.

3 meses antes

  • Comprar o traje do noivo – os noivos costumam ser mais descomplicados do que as noivas, por isso 3 meses de antecedência é tempo o suficiente para que eles escolham a roupa do grande dia.
  • Casamento no cartório – é preciso acertar a papelada e dar entrada em documentos específicos. Se o casal quiser que o juiz de paz faça o casamento fora do cartório é preciso maior antecedência pois não são muitos os que fazem esse tipo de cerimônia externa.
  • Entregar os convites aos padrinhos – eles são convidados de honra e é indicado que recebam os convites antes dos demais
  • Definir a lista de presentes e colocar na internet – hoje as listas são todas online e colocar com antecedência para os convidados é bom para que eles consigam se planejar e não acumular gastos para próximo do dia do casamento. Colocar com antecedência também facilita ganhar bons presentes, dá tempo de parcelar.
  • Organizar o chá de panela – todo mundo quer o tal chá de panela (ou de lingerie, como está na moda atualmente) então já avise as amigas com antecedência para que elas reservem a data e tenham tempo de comprar bons presentes.

 2 meses antes

  • Enviar convites – é tempo o suficiente para que os convites cheguem a tempo pelo correio e para que as pessoas salvem a data em sua agenda
  • Fazer ensaio fotográfico – é um momento único e romântico e merece um belo registro

1 mês antes

  • Tratamentos de beleza – é hora de fazer aqueles tratamentos mais demorados e com resultados decisivos. O tempo de um mês antes é confortável para que, se algo não sair como o esperado, dê tempo de consertar (como um corte de cabelo, uma limpeza de pele, etc).
  • Escolher os acessórios que os noivos vão usar – o véu, a grinalda, os brincos a gravata, os sapatos, etc
  • Fazer prova do cabelo e maquiagem – afinal, você tem que estar 100% satisfeita com a escolha, então melhor fazer a prova com antecedência.

Duas semanas antes

  • Contratar um serviço de RSVP – sigla para “Répondez S’il Vous Plait” que em português significa "Responda Por Favor, é uma forma de pedir aos convidados confirmação de presença para organizar melhor a quantidade de mesas, comidas, bebidas, etc.
  • Organizar compras e mudança para casa nova – é melhor fazer isso com um pouco de antecedência para que quando vocês voltarem da Lua de Mel a casa já esteja arranjada no gosto do casal.
  • Contratar um serviço de day spa para os noivos – o relaxamento é essencial para que o grande dia seja especial, reserve com pelo menos 2 semanas de antecedência

Uma semana antes

  • Organizar a lua de mel – é hora de conferir os documentos, imprimir as passagens, fazer as malas, deixar a câmera fotográfica carregada, tudo pronto só para pegar tudo e sair, sem se preocupar com isso na véspera do casamento.

Três dias antes

  • Contactar os fornecedores para confirmar que os serviços estão em ordem e confirmar se todos sabem o local e horário corretos do evento.

Dois dias antes

  • Prova final do vestido – é hora dos ajustes finais. Muitas vezes as noivas ganham ou perdem peso com a ansiedade do casamento, por isso a prova final tem que ser feita dois dias antes.

Um dia antes

  • É hora de relaxar, tentem não pensar demais no casamento, pensar que tudo dará certo e não ficarem preocupados. Comer alimentos leves e dormir cedo também ajuda a acalmar a ansiedade.

Receba dicas importantes para a sua vida financeira e realize todos os seus sonhos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar