Como organizar o guarda-roupa de forma definitiva

Seu guarda-roupas está tão bagunçado que você mal consegue encontrar algo lá dentro? Veja 10 dias de como organizar o guarda-roupa e mantê-lo arrumado

Como organizar o guarda-roupa de forma definitiva
Veja dicas de como organizar o guarda-roupa de uma vez por todas

O seu guarda-roupa vive uma bagunça? Calma, você não é o único. Manter um guarda-roupa arrumado por muito tempo não é uma tarefa nada fácil, ainda mais se você tem muita coisa para distribuir em um espaço pequeno. Mas existem pequenos truques de como organizar o guarda-roupa que vão transformar a organização das suas roupas, sapatos e acessórios.

Veja como ampliar ambientes pequenos com essas dicas

10 dicas de como organizar o seu guarda-roupa


1. Limpar, selecionar e desapegar

Quantas peças de roupa ou sapatos você tem em seu armário e você nunca usa? Desapegue. Aquela história de “pode ser que eu precise um dia” está ocupando espaço demais no seu guarda-roupa e tornando-o uma bagunça. Então a primeira dica é: tire tudo de dentro do guarda-roupa, dê uma limpeza geral no móvel e separe aquilo que você não usa mais.

2. Separe as roupas de frio das roupas de calor (e guarde-as)

Você mora em uma região do Brasil onde faz frio e também faz calor? Pode parecer uma pergunta boba, mas há lugares que fazem calor o ano todo, se esse é o seu caso, pode pular essa dica. Mas se na sua cidade costuma fazer calor na primavera/verão e as temperaturas caem no outono/inverno, você precisa setorizar as suas roupas para caber em um armário pequeno. Durante os meses de calor, coloque os casacos, as blusas de frio, os cachecóis e os cobertores quentes em sacos fechados à vácuo e guarde-os (pode ser em baús, em malas, ou sobre o guarda-roupas mesmo). As roupas de inverno ocupam muito espaço e ficam atrapalhando durante os meses de calor. No inverno é a mesma coisa: guarde os vestidos, shorts, regatas e sandálias que não vai usar. A organização do seu guarda-roupas agradece e você só tem que fazer isso 2 vezes por ano.  

3. Prioridades nas gavetas

Separe as gavetas por tipos de roupas: em uma blusas, na outra shorts/saias, na outra roupas íntimas, etc. Na hora de guardar, tem gente que prefere fazer rolinhos com as roupas, outros preferem dobrar – fica a seu gosto. Os rolinhos economizam mais espaço, mas amarrotam mais as roupas. As roupas dobradas são mais fáceis, não amarrotam, mas favorece a bagunça (puxei uma do fundo e baguncei todas as que estavam em cima). Para evitar isso: guarde as roupas que usa menos no fundo e as que usa com mais frequência sempre em cima, para facilitar na hora da correria e manter tudo organizado. Roupas íntimas? Use aqueles organizadores de gaveta para manter tudo dividido e organizado. São práticos, baratos e ajudam muito na organização.

Casa ou apartamento: veja o que é mais vantajoso

4. Multiplicando cabides

Sabe aquela história de colocar 2, 3 ou até mais roupas no mesmo cabide? Pare de fazer isso. Isso só ajuda a fazer mais bagunça e não desocupa espaço. Vá em uma loja e compre um monte de cabides, dê preferência para os de madeira ou revestido de veludo, bem fininhos. Coloque uma roupa por cabide. Isso não vai ocupar mais espaço? Não, o que ocupa espaço é a roupa e não o cabide, e com cada peça em uma cabide você não vai ter a preguiça de tirar aquela roupa que está debaixo de outras 3 no mesmo cabide e deixar tudo bagunçado. Tirou uma roupa? Coloque o cabide vazio de um dos lados, para depois de lavar só colocar de novo no lugar. Não tem espaço para mais cabides? Então o jeito vai ser verticalizar. Se não tem espaço na horizontal, parta para a vertical: transforme o seu cabide em múltiplos utilizando anéis de latinha. Enfie um anel de latinha no aro do cabide, e pendure outro cabide nele, você pode fazer isso mais de uma vez em cada cabide, gerando uma escada de cabides no seu guarda roupas.

5. Sapatos em pratileiras ou caixas

Seus sapatos estão todos entulhados? Não dá para manter os pares limpos de você os “organiza” um em cima do outro, certo?  E aquela pilha de sapatos no guarda-roupas ainda dá uma impressão horrível de desordem. Instale prateleiras para os seus sapatos – essa é a melhor saída. Não quer gastar com marceneiro? Então você pode optar por guardá-los nas próprias caixas ou em caixas organizadoras. Para saber qual sapatos está lá dentro,tire uma foto e cole na frente da caixa.

6. Lenços, cachecóis e gravatas expostos

Se você guarda seus lenços, cachecóis e gravatas em caixas, eles provavelmente devem viver na maior bagunça. Os suportes para gravata são coisas baratas e super práticas para manter a organização do armário, aposte neles. Já os lenços e cachecóis: durante o inverno, coloque-os em cabides ou em ganchos na parte de dentro do guarda-roupa. É bom estarem à vista para você lembrar-se de todas as peças que têm, o que combina com o seu look do dia e também para apanharem ar.

7. Separe as roupas por dia da semana

Essa dica é para quem vive na correria e precisa ser organizado para otimizar o tempo. Já adiantamos: não é um hábito fácil de pegar, mas que se você se habituar, vai facilitar muito a sua vida. No domingo, separe as roupas que você vai usar em cada dia da semana. Coloque cada conjunto (parte de baixo, de cima e acessórios) em um cabide ou em caixas organizadoras, bem separadinho. Assim, você não vai demorar para escolher a roupa que vai usar e não vai bagunçar todo o armário a procura de uma peça.

8. Caixas organizadoras e araras para quem tem coisa demais

Não está cabendo tudo no armário? É hora de partir para outras soluções. As caixas organizadoras são ótimas para substituir gavetas e há opções incríveis no mercado: basta empilhá-las, escrever em uma etiqueta o que tem dentro e pronto, fica tudo organizado. Se você precisa de mais espaço para pendurar coisas, as araras (ou porta-cabides) são ótimas, e você ainda pode aproveitar a parte de baixo para dispor os sapatos que mais usa no dia a dia. Não tem espaço no chão para colocar a arara? Invista em hangers ou hastes – canos presos à parede ou por fios pendentes do teto.

Veja como fazer um jardim de inverno

9. Ganchos e gôndolas na parte de dentro da porta do guarda-roupa

Tem espaço na porta do seu guarda-roupa? Coloque ganchos e pequenas gôndolas para colocar acessórios na parte de dentro. Vai economizar espaço nas gavetas ou evitar que você precisa de mais caixas para guardá-los.

10. Roupas de cama bem organizadas

Você vai procurar o jogo de cama para trocar e... cadê a fronha do conjunto? Para facilitar: dobre o lençol de elástico, o virol, uma das fronhas, pressione para ficar bem juntinho e coloque tudo dentro da outra fronha do conjunto. Assim, você não precisa ficar procurando e já sabe quais são os itens que estão dentro de cada fronha.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar