Como organizar a casa em até 20 minutos por dia

Dê o primeiro passo para cuidar do seu lar. Segmente suas tarefas e conheça algumas alternativas de como organizar a casa gastando até 20 minutos diários.

Como organizar a casa em até 20 minutos por dia
Segmentar as tarefas durante a semana pode otimizar a limpeza e organização.

Quem já esteve responsável pela arrumação da casa ao menos uma vez, sabe o quanto a tarefa demanda tempo e disposição. Porém, diante de desculpas e adiamentos, surgem novas maneiras de como organizar a casa sem que a obrigação leve um dia inteiro de trabalho pesado e dias posteriores de dores nas costas e cansaço.

Dicas diárias de como organizar a casa

É fato que a maioria das pessoas tem apenas alguns minutos livres por dia e, assim, simplesmente não conseguem gastar horas em limpeza doméstica, mas sabendo gerenciar estes minutos corretamente, é possível sim manter a casa em ordem. Segmentar as tarefas de seu dia, assim como fazemos automaticamente com questões de trabalho, família, vida pessoal, imprevistos e lazer também pode ser uma boa alternativa de como organizar a casa.

Inspirações de móveis de canto para espaços pequenos

Um Cômodo por Dia

Uma ótima estratégia de como organizar a casa com pouco tempo é dividir a tarefa em pequenas limpezas. Limpar a casa toda de uma vez pode levar algumas horas, mas se dividirmos a casa em etapas, cada uma delas levará pouco tempo; em até 20 minutos é possível limpar algum cômodo da casa. Entretanto, para que isso se torne eficiente é preciso definir uma programação, onde cada dia da semana precisa ser previamente destinado a uma parte da casa, ajudando a otimizar a limpeza. Por exemplo, a cozinha é uma das maiores responsáveis na produção do lixo doméstico, assim é conveniente deixar para limpa-la no mesmo dia em que se retira o lixo.

Tarefas Diárias

Se a segmentação por cômodos não lhe parecer a melhor das opções, há também a alternativa de organizar a casa a partir de um planejamento de tarefas, aliadas ou não à limpeza. Nestes casos, se sua casa possui menos ou mais de sete cômodos (consoantes aos dias da semana), é possível estabelecer tarefas para executar em mais – ou menos – de um cômodo por vez. Como exemplo, pode-se separar um dia da semana para organizar o quarto e a sala, jogando coisas fora e realocando decorações; um ou dois dias para varrer a casa como um todo; outro para limpar a cozinha; mais um para o banheiro; e assim por diante, sempre respeitando uma logística para mantê-la limpa e organizada por mais tempo.

Boas Práticas

Pequenas atitudes já podem melhorar bastante o aspecto da casa e facilitar a atividade do dia seguinte. Quando houver muitos itens fora do lugar, separe alguma sacola e reúna tudo o que não for de uso imediato dentro dela; conforme for organizando os cômodos ao longo da semana, devolva-os aos seus devidos lugares ou jogue fora. O simples fato de se retirar o pó e passar um pano úmido, além de reduzir a sujeira permite organizar tudo com maior precisão.

Horários e Disposição

Ao planejar como organizar a casa é preciso escolher os horários corretamente. Deixar para executar a arrumação quando o cansaço for grande pode fazer com que desista e acabe adiando a limpeza, mais uma vez. O melhor é realizar as tarefas nos horários que temos bastante energia disponível; o segredo é começar e, se for possível, colocar sua música favorita também pode auxiliar na dose extra de disposição.

Decoração e Otimização

Uma boa dica é sempre repensar as ideias de decoração da casa, afinal, quanto menos itens espelhados, mais fácil é a limpeza. Itens muito pequenos, frágeis e desajeitados também vão dificultar a rotina de organização, já que exigem mais cuidado e tempo para retira-los, tirar o pó e voltar ao lugar correto.

A casa deve ficar agradável para quem está ali, mas praticidade é igualmente importante no dia a dia. Se possível, otimize ainda mais o tempo dispensado na organização e limpeza da casa providenciando móveis ou estantes fechadas por portas de vidro ou demais alternativas que dificultem a entrada de poeira.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar