Como montar um salão de beleza: saiba qual é o investimento

Saiba como montar um salão de beleza dentro da legalidade e quais os custos de instalação de mobília e material de apoio.

Como montar um salão de beleza: saiba qual é o investimento
Como montar um salão de beleza: veja o que é preciso e o investimento em mobília

Saber como montar um salão de beleza é o primeiro passo para ter o próprio negócio no setor. Segundo informações da Pyxis, o brasileiro gastou mais de R$ 36 bilhões em produtos e serviços de beleza em 2013. A classe C é responsável por 42,6% do faturamento e a região Sudeste por cerca de 50% do consumo total. No setor de beleza, o Brasil é o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas do Japão e Estados Unidos.

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Como montar um salão de beleza: panorama do mercado

Cerca de 79% das brasileiras investe mensalmente na compra de produtos de beleza. O gasto médio mensal com serviços fica na faixa de R$ 97. Mas fique de olho: quando perguntadas sobre qual despesa seria cortada em casos de necessidade, afirmaram que este seria o segundo item da lista em que iriam economizar. Só nos últimos 8 anos, de acordo com a ANABEL, o número de salões de beleza aumentou cerca de 125% no Brasil.

Poucos negócios asseguram tanto retorno como montar um salão de beleza. Mas é preciso saber, primeiro, qual é o público que o frequentará, a classe social e a quantidade de tempo livre. Por exemplo, salões de um público classe A precisam de um espaço amplo, vários funcionários e uma gama maior de serviços, incluindo massagens e tratamentos estéticos.

As classes B e C concentram mulheres que trabalham, cuidam da casa e dos filhos e ainda arranjam um tempinho, mesmo que curto, para cuidar da beleza e do visual. Para esse público, o salão deve ser mais enxuto e os serviços mais rápidos, mas a qualidade deve ser mantida. Ser capaz de cumprir a agenda é outra premissa de salões de beleza. Abaixo, veja os documentos e demais assuntos necessários se pensa em como montar um salão de beleza enxuto que inclui serviços como cabeleireiro, manicure, pedicure e depilação.

Localização

Pensando em como montar um salão de beleza, o primeiro desafio que vem à tona é a escolha da localização. É melhor optar por pontos comerciais localizados nos arredores de condomínios e em bairros populosos. Existe mercado para o setor em todas as classes sociais mas é a classe C que manda em 42,6% do faturamento do setor. Para estabelecer um bom ponto, é preciso levar em conta:

  • Demanda: Hábitos de consumo dos moradores da região escolhida, e não só o número de habitantes;
  • Oferta: Analisar a concorrência da região, a clientela e a média de preços praticada;
  • Custos: Verificar o custo de aluguel, mão-de-obra e legislação local;

Acesso: Proximidade com pontos de ônibus e estações de metrô e trem geram tráfego diário não só de quem mora na região, como também quem trabalha nos arredores. Vale investir em uma região com fácil acesso. Dependendo do público, também é interessante dispor de ao menos 2 vagas de estacionamento ou locais livres para estacionar nas imediações.

*Dica: invista no aluguel pela transmissão do ponto comercial, pois o estabelecimento provavelmente já terá alvará de funcionamento na prefeitura e alguns documentos adiantados.

Legalização

Para abrir um salão de beleza, a empreendedora deve contatar um contador que legalize a atividade em alguns órgãos municipais, estaduais e federais. São eles:

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  • Junta Comercial
  • Receita Federal (abertura de CNPJ)
  • Secretaria Estadual e da Fazenda
  • Prefeitura, para obter o alvará de funcionamento
  • Enquadramento no Sindicato adequado às atividades – e recolhimento de contribuição
  • Caixa Econômica
  • Corpo de Bombeiros

Além disso, todo salão de beleza deve estar de acordo com as normas da ANVISA, em quesitos de higiene, em especial o uso de produtos descartáveis e esterilização de ferramentas a cada nova utilização.

Estrutura

Todo salão de beleza, por menor que seja, deve dispor de áreas adequadas para recepção, com um balcão de atendimento; espaço de espera com assentos e revistas, água e café, salas de atendimento, como salão de cabeleireiro e um espaço para depilação; e estacionamento, que pode estar à porta do salão, disponibilidade de vagas nas imediações ou convênio com estacionamento local.

Pessoal

Se quer saber como montar um salão de beleza, deverá estar atento também à contratação de pessoal adequado. No geral, um salão pequeno deve começar as atividades com cinco empregados. São eles:

  • Recepcionista
  • Dois cabeleireiros profissionais
  • Um maquiador/depilador e esteticista para pequenos tratamentos de pele
  • Um profissional em manicure e pedicure

Esse é o número de funcionários ideal para suprir a demanda no início do negócio. Ele pode ser alterado para mais ou para menos, dependendo da demanda no bairro ou região. Assinando a carteira de todos eles e com base no pagamento de um salário mínimo, são necessários aproximadamente R$ 6.375 por mês para mantê-los, incluindo já os impostos.

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Equipamentos e móveis necessários

Agora, vamos à parte de investimento em materiais e equipamentos para o bom funcionamento do salão de beleza. Confira a lista com os itens indispensáveis em qualquer salão.

Total: R$ 11.226,73.

Matéria prima

Além de todo o investimento na decoração do salão, outros itens cruciais são as matérias-primas. Shampoos, condicionadores, produtos para progressivas, descolorantes, tinturas, ceras de depilação e manicure e os utensílios para corte de cabelos. São eles as tesouras, navalhas, escovas, pentes, presilhas e demais itens utilizados pelos cabeleireiros.

Um bom lugar para encontrar produtos profissionais é a Ikesaki. As lojas físicas estão localizadas em São Paulo e região metropolitana e Campinas, mas o e-commerce também comercializa todos os produtos das lojas.

Estima-se que os gastos iniciais nesses produtos sejam de R$ 1.200.

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Retorno do investimento

Se te pareceu caro o valor para mobiliar e manter um salão de beleza no primeiro mês de funcionamento, saiba que o investimento é relativamente baixo se comparado a outros negócios. Com bons profissionais, certamente o retorno não vai demorar muito.

Por isso, a tabela de preços tem que ter como meta o retorno mais rápido possível do valor investido, para que se comece a ganhar de verdade com o negócio. Como simulamos um salão enxuto, com 5 funcionários, é presumível que os preços também não poderão ser astronômicos.

Primeiro, o salão precisará cobrir o custo dos funcionários e o aluguel. Nos primeiros meses, pode ser difícil atingir a meta e o ideal é reservar um valor de fluxo de caixa para cobrir essas eventualidades. Considerando o preço médio de 5 progressivas por mês, já são R$ 1.000 e mais ou menos R$ 700 em lucros. Os cortes, excluindo a mão-de-obra, têm margem de lucro quase total, pois dependem apenas da habilidade profissional e R$ 40 por um corte feminino é um preço justo. Apenas 5 cortes por dia já geram R$ 200 de lucro.

Com aproximadamente R$ 35 mil, dá para abrir um salão enxuto, mobiliar e garantir o pagamento dos funcionários, aluguel e despesas por 3 meses após a abertura. Esse foi só um exemplo de como montar um salão de cabeleireiros baseado em dados do SEBRAE, com todos os impostos em dia e funcionários registrados em carteira.

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Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

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