Saiba como montar um currículo que será bem avaliado

Está buscando por uma recolocação no mercado de trabalho? Saiba o que deve conter no currículo e o que é levado em conta pelos profissionais dos recursos humanos.

Saiba como montar um currículo que será bem avaliado
Saiba o que deve ou não ter no documento

De acordo com um levantamento feito pela agência de empregos Luandre, 15% dos profissionais perdem boas oportunidades de emprego por causa de um currículo mal feito, o qual não deixa claro todas as informações necessárias para que haja uma boa avaliação do candidato por parte dos selecionadores. Veja algumas dicas de como montar um currículo.

Saiba quais são os erros comuns na hora de montar um currículo

Entre os erros mais comuns cometidos pelos candidatos estão: erros gramaticais, diversificar áreas de pretensão, informações muito detalhadas e longas sobre as atividades desenvolvidas e não preencher o cadastro com todas as informações necessárias e relevantes, que devem conter nível de escolaridade, cursos, dados de contato e experiências anteriores.

Para quem está buscando uma recolocação no mercado, um fator importante é lembrar que o currículo deve estar sempre atualizado e o candidato precisará relatar as suas experiências de forma clara e concisa, além de não esconder informações que são importantes para algumas posições.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

Dicas importantes para quem busca uma recolocação no mercado

Saiba quais são os requisitos fundamentais para criar um bom currículo e quais são os fatores fundamentais que um candidato deve saber na hora de pensar em uma recolocação profissional.

O primeiro passo

É necessário avaliar qual área e a função o profissional deseja atuar e atualizar o currículo com cursos e cargos alcançados na empresa anterior. É muito importante cadastrar os dados em sites de emprego, em recursos humanos, redes sociais, portais do trabalhador e no trabalhe conosco das empresas. A rede de contato de amigos também é muito importante, pois a indicação é um excelente caminho.

Saber as características que as empresas estão buscando

Entre as características que as empresas buscam no profissional são: comprometimento, energia, dedicação, visão estratégica flexibilidade e foco em resultado. As empresas também buscam por candidatos que tenham estabilidade e objetivo profissional e que visam por mais especializações.

Como se preparar para uma vaga

O profissional deve pesquisar sobre a empresa antes de ir para uma entrevista, deve se preparar sobre as possíveis perguntas em relação as suas atividades profissionais. É importante que ele tenha uma postura confiante e que saiba os pontos fortes e fracos. Também deve ser uma pessoa pontual e cordial.

Vale a pena se candidatar para vagas que não tem relação com a formação e experiência profissional?

A resposta é sim, se essa outra experiência fizer realmente sentido para o candidato, se irá agregar ou desenvolver ou se será desafio. Entretanto, as empresas, na maioria das vezes, buscam por candidatos que já tenham experiência em determinada função por causa da melhor adaptação às atividades, produtividade maior e otimização do tempo dos processos.

O que o candidato deve avaliar

O profissional deve levar em conta se a oportunidade escolhida faz sentido na sua vida, de acordo com suas experiências, formação e futuras expectativas. A remuneração também deve ser avaliada, porém não será o dinheiro que deixará o profissional realizado dentro de uma empresa.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar