Como limpar a geladeira em cinco passos

Limpar a geladeira é uma questão de higiene e saúde. A falta de cuidados pode provocar intoxicações e doenças nos moradores da casa; saiba como limpar a geladeira e confira dicas de cuidados

Como limpar a geladeira em cinco passos
Produtos e soluções caseiras, além de dicas de como limpar a geladeira

Quem nunca visitou um amigo ou parente e ao abrir a geladeira se deparou com uma sujeira sem fim? Apesar de ser um dos eletrodomésticos mais importantes da casa muita gente não percebe como limpar a geladeira é necessário. O resultado disso são alimentos estragados, sujeira, mau cheiro e até mofo espalhado.

Higienizar a geladeira é, antes de tudo, uma questão de saúde. É ela que armazena os alimentos que serão consumidos pelos moradores, e que podem causar intoxicações e doenças caso estejam em más condições. Reserve um tempo, confira essas dicas e esse passo a passo para limpar seu eletrodoméstico.

Saiba como limpar a geladeira com produtos e soluções caseiras

Antes de dar inicio à limpeza leia o manual com as recomendações específicas sobre limpeza do eletrodoméstico. Os materiais variam de geladeira para geladeira e por isso é importante saber qual produto é ideal.

Feito isso, desligue a geladeira da tomada para evitar choques e retire de dentro todos os alimentos, tomando o cuidado de armazena-los em caixas térmicas ou de isopor para evitar que fiquem expostos à temperatura ambiente. Aproveite para jogar fora o que estiver estragado, mofado ou vencido.

Não utilize produtos tóxicos, abrasivos ou que contenham água sanitária e alvejante, que podem contaminar os alimentos e deixar cheiros fortes, e evite esponjas de aço ou escovas de limpeza, que danificam e deixam odores desagradáveis.

O Cif cremoso neutro pode ser usado com moderação e custa R$ 10,90 no Pão de Açúcar, assim como o Limpador Desengordurante para Cozinha da Mr. Músculo, especifico para esse cômodo e que custa R$ 6,55 no Pão de Açúcar.

Caso prefira soluções caseiras, faça uma mistura de água em temperatura ambiente com algumas gotas de detergente neutro para limpar. Depois da limpeza, tanto com produtos quanto com a solução caseira, dilua meio copo de vinagre branco em água e passe com um pano para desinfetar. Finalizado o processo, faça uma solução com bicarbonato de sódio e água para desodorizar o lado interno.

Outra solução é preparar uma xícara de vinagre branco com duas xícaras de água morna e dez gotas de óleo essencial de sua preferência. Pulverize essa mistura dentro da geladeira, deixe descansar três minutos e limpe com pano úmido.

A água quente e o vinagre ajudam na remoção dos alimentos e resíduos grudados, enquanto o óleo perfuma.

Dicas caseiras de como limpar tapetes e carpetes

Passo a passo de como limpar a geladeira

É recomendado limpar a geladeira a cada dez dias. Confira as instruções:

1º Retire as peças removíveis da geladeira, como prateleiras e gavetas. Lave-as com água morna (nunca quente) e detergente e depois seque-as cuidadosamente;

2º Limpe os produtos com um pano umedecido para retirar resíduos;

3º Limpe o interior com a solução de limpeza escolhida, passando um pano umedecido;

3º Passe outro pano umedecido, dessa vez com a solução de vinagre, para desinfetar e tirar o excesso da limpeza. Depois passa um pano com a solução de bicarbonato para tirar possíveis aromas ruins;

4º Se houverem manchas difíceis de remover use vinagre branco para remoção;

5º Seque as prateleiras e gavetas e coloque de volta. Reponha os alimentos.

Dicas

Antes de sofrer pensando em como limpar a geladeira confira essas dicas para que a higiene seja completa:

  • Observe constantemente se há respingos ou resíduos na geladeira. Caso haja, limpe imediatamente, pois depois de seco é mais difícil de remover;
  • Limpe o puxador da porta com frequência com pano ou spray antibacteriano. Esse é um dos locais que mais juntam germes na cozinha;
  • Semanalmente organize os itens da geladeira e jogue fora o que estiver estragado ou vencido;
  • Para facilitar, limpe diferentes partes da geladeira ao longo do mês, assim você a mantém constantemente limpa;
  • Mantenha carnes e peixes crus bem embalados para que os fluidos não escorram;
  • O mofo se espalha rapidamente e pode trazer doenças. Confira sempre se não há alimentos mofados na geladeira;
  • Mantenha uma vasilha com bicarbonato na geladeira para tirar o mau cheiro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar