Como lavar o motor do carro sem estragar: passo a passo

Ter o motor do carro limpo pode ajudar no desempenho do veículo, mas este é um trabalho que exige cuidado. Veja como lavar o motor do carro sem estragar.

Como lavar o motor do carro sem estragar: passo a passo
Siga nossas dicas e deixe o motor do seu carro brilhando

Quando seu carro está sujo, você leva ao lava-jato ou prefere lavar em casa? Eu prefiro lavar em casa, uso isso como terapia para aliviar o estresse da semana. Geralmente cuidamos só onde os olhos veem, mas e como fica as partes do carro que não vemos? Já pensou em limpar o motor e não sabe como fazer? Isso acaba hoje, montamos o guia definitivo de como lavar o motor do carro para você fazer em casa.

É preciso lavar o motor do carro? Bom, assim como no exterior e interior, o motor também recebe sujeira. Seja pela entrada de ar que refrigera, pelo barro, água e pó que entram por baixo e até a própria graxa gerada pelo motor vão acumulando e podem danificar o seu veículo.

Passo a passo para limpar o farol amarelado do carro em casa

A limpeza do motor não precisa ser feita com a mesma regularidade de uma lavagem externa. Especialistas recomendam que o motor seja lavado a cada seis meses ou após algum evento em que o carro tenha ficado muito sujo, tipo uma viagem ao campo ou praia. Eles também recomendam que a lavagem seja feita por profissionais, que geralmente cobram cerca de R$ 50,00. Mas tomando cuidado e seguindo nossas dicas, você poderá fazer a limpeza em casa. Vamos começar?

 

Passo a passo de como lavar o motor do carro

lavarmotordecarro


O primeiro passo é saber que você NÃO DEVE utilizar jatos d’água diretamente no motor. Principalmente se for um modelo novo cheio de funções eletrônicas. Os carro mais antigos não tinham tantos componentes elétricos quanto os de hoje. Água demais pode danificar o motor ou outras funcionalidades do carro. Com isso em mente, que deve vir na sua cabeça é “Mas se eu não posso usar água, como vou limpar o motor?”

Veja como cuidar do motor do carro com dicas simples

A resposta é simples: Você vai usar água, mas de modo bem controlado. Pegue um balde, encha com água limpa e detergente (a proporção deve ser de 1 copo de detergente para 5 litros de água). Uma dica útil de como lavar o motor do carro é usar água quente. Ela amolece a sujeira e ajuda a tirar até a mais teimosa das manchas de graxa. Pegue uma flanela, um pincel com cerdas duras (pode ser uma escova de dentes ou um pincel de arame para casos mais difíceis) e mãos à obra.

  1. Retire resíduos e sujidades maiores, como pedaços de folhas secas e galhos, entre outros. 
  2. Ligue seu carro por uns 2 minutos, apenas o suficiente para aquecer levemente o motor. Não acelere nem nada do tipo, isso vai aquecer demais e você pode acabar se queimando.
  3. Depois de desligar o carro, retire os conectores da bateria. Primeiro o preto e depois o vermelho. Apesar da bateria ter só 12 volts, choques nunca são legais. Se tiver dúvidas de como fazer isso, confira o manual do proprietário.
  4. Cubras fios e cabos e isole qualquer outro tipo de compomente eletrétrico que estiver exposto, como entrada das velas de ignição, etc. Use sacos ou filme plástico para fazer isso. 
  5. Use o pincel seco para tirar a poeira grossa e fina das superfícies. Não use o pincel em áreas com graxa.
  6. Após retirar a poeira, mergulhe a flanela no balde, torça para tirar o excesso de água e passe por todas as áreas onde você passou o pincel. De novo, evite áreas com graxa. 
  7. Para limpar o excesso de graxa, umedeça o pincel na água com sabão e esfregue nas áreas que precisam ser limpas. Use a flanela para tirar o excesso de água. Repita o processo até ficar limpo.
  8. Se houver muita graxa, outra alternativa é usar desengordurante de motor em spray, neste caso cuidado com a pintura do carro, pois este produto pode manchar. O desengurdurante é aplicado por 3 a 5 minutos, depois deve ser esfregado com a escova e enxaguado com um spary com água limpa ou uma mangueira normal, sem muita pressão para não danificar a parte elétrica do carro. Esse procedimento deve ser feito com muiot cuidado. O ideal é sempre faazer uma lavagem a seco, e se você não se sentir seguro para fazer uma lavagem mais profunda, o melhor é levar à oficina, sairá mais barato do que consertar a parte elétrica do carro, caso seja danificada.
  9. Deixe secar naturalmente. Conecte a bateria, primeiro vermelho depois o preto e aproveite seu carro limpo.

Após lavar o motor, lavar o carro vai ajudar a retirar qualquer resíduo da limpeza que tenha ficado na tintura. E então, tem alguma dica de como lavar o motor do carro? Deixe seu comentário, dica ou opinião abaixo.

Gostou? Compartilhe!
Na Web: