Como juntar dinheiro sem ficar no sufoco

Quer viajar? Fazer aquele curso? Comprar um carro? Saiba como juntar dinheiro sem passar aperto. Dicas simples e disciplina fazem toda a diferença.

Como juntar dinheiro sem ficar no sufoco
Aprenda como juntar dinheiro para realizar seus objetivos

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Todo mundo um dia já pensou em como juntar dinheiro para conseguir fazer algo que deseja. Muitas vezes, o orçamento está tão apertado que parece impossível. Como economizar se existem contas para pagar, compras para serem feitas e necessidades domésticas a serem supridas? As pessoas que conseguem fazê-lo com certeza ganham muito mais, certo? Errado.

Não é nada impossível fazer uma poupança, mesmo tendo rendimentos baixos. Se não sabe como juntar dinheiro nessas condições, continue a ler o texto e não ficará arrependido. Não será preciso um esforço sobrehumano para organizar a sua poupança. Mas avisamos desde já, disciplina e foco são essenciais para que as dicas realmente funcionem.

Devagar se vai ao longe

Melhor do que poupar para realizar um sonho, é saber como juntar dinheiro sem comprometer as despesas habituais. Afinal, não adianta ir para Paris e deixar a conta de luz vencer, não é? O equilíbrio tem de estar no centro dos planos para que tudo funcione. Por que não começar a economizar hoje mesmo?

1. Organizando o orçamento

Como juntar dinheiro sem saber primeiro como estão as suas finanças? Impossível! Por isso, antes de qualquer coisa, faça uma análise do orçamento. Anote todas as despesas fixas e variáveis. Lembre-se de registrar até aquele sorvete que você comprou depois do almoço. Só assim é possível saber quanto realmente está gastando e em quê. Com tudo devidamente posto no papel, fica mais fácil decidir aonde poupar.

2. Defina metas concretas

Já foi dito que o foco é importantíssimo e a melhor maneira de conseguí-lo é definindo muito bem os seus objetivos. Para o que vai usar o dinheiro? Quando pretende concretizar essa meta? Dê prazos a você mesmo. Sabendo qual o ponto de chegada, o caminho acaba por ser menos sofrível.

3. Calcule o valor do sonho

SIMULAÇÃO GRATUITA
Quer saber se é possível conseguir o empréstimo? O E-konomista te ajuda. Faça uma simulação gratuita e o cadastro por aqui.

Agora que já sabe com o que gastará o dinheiro, faça contas. Preciso de R$ 10 mil para organizar o meu intercâmbio e quero fazê-lo nos próximos 5 anos. Essa situação hipotética ajuda a ilustrar essa dica. Divida o valor pelo prazo em questão e veja quanto precisa economizar por mês para chegar lá. Seja realista com a sua própria deadline e com a quantia que precisa poupar.

Leia mais: Como funciona o empréstimo para pessoas físicas.

4. Não espere o fim do mês

Um dos maiores erros cometidos por quem diz não saber como juntar dinheiro é “esperar para ver quanto sobra”. Depois de pagar as faturas, contas, boletos, fazer supermercado e afins é normal que não sobre nada. Por isso, depois de ter o valor definido de acordo com a situação do seu orçamento, separe assim que receber o salário. Uma boa ideia é ter uma conta poupança só para isso e agendar a transferência para o dia do pagamento. Assim, a grana fica logo guardada e você não cai em tentação.

Veja como se livrar das dívidas e equilibrar o orçamento doméstico.


5. Uma renda extra

Já pensou em como juntar dinheiro fazendo algo além do seu trabalho habitual? Pode ser um passatempo seu que dê para ser monetarizado (artesanato, por exemplo). Se tiver ainda roupas, calçados, eletrodomésticos e até móveis que não utiliza e estão em bom estado, esse pode ser o momento de comercializá-los na internet. Lembre-se de guardar imediatamente o lucro e manter o foco nos seus objetivos.

Cadastre-se grátis e concorra a vários prêmios!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar