Como investir em ações mesmo com pouco dinheiro

Montamos um guia para você saber como investir em ações de forma consciente e entendendo bem como funciona a bolsa de valores.

Como investir em ações mesmo com pouco dinheiro
Aprenda como investir em ações e ingressar no mercado da bolsa de valores

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Se você já deve ter assistido o filme O lobo de Wall Street e ficado maravilhado com os ganhos que ele mostra. O filme mostra uma realidade que parece distante de nós, mas que na verdade está apenas a alguns cliques de distância. Hoje montamos um guia para você saber como investir em ações e poder juntar dinheiro para realizar sua viagem dos sonhos, casa ou carro próprio.

Como investir em ações: passo a passo

O primeiro passo para saber como investir em ações é entender o que é a Bolsa de Valores, o que ela faz, como ela faz e como você ganha com isso. Os próximos parágrafos darão todas as informações necessárias para te ajudar a entender esse mundo de negócios.

As Bolsas de Valores
Uma bolsa de valores é um mercado online para compra e venda de ações de empresas dos mais diversos tipos: bancos, hospitais, seguradoras, fábricas, usinas de cana etc. No Brasil, todas as negociações são regulamentadas pela BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

As ações
Ações são equivalentes a pequenos pedaços das empresas, quando você compra uma ação, você se torna sócio daquela empresa. Ao comprar uma ação, a empresa recebe o dinheiro e o usa para crescer. Existem dois tipos de ações:

  • Ordinárias (ON), você tem direito a participar de assembleias e decisões sobre a empresa.
  • Preferencial (PN), não permite que você participe de decisões, porém recebe melhores dividendos.
QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

As empresas com ações nas bolsas dividem seus lucros com os acionistas, isso acontece mensalmente ou trimestralmente, variando de empresa para empresa. Os acionistas com PNs recebem lucros maiores do que os donos de ONs. Além disso, as PNs são mais fáceis de comprar e vender, mas nem todas as empresas as disponibilizam.

12 formas de ganhar dinheiro além do seu emprego fixo

Como começar
A BM&FBovespa não compra ou vende ações diretamente, corretoras afiliadas à Comissão de Valores Mobiliários são responsáveis pelas negociações. Você precisa estar cadastrado em alguma corretora para fazer investimentos, você pode pesquisa-las clicando aqui. O cadastro é simples basta nome, endereço, profissão e copia do RG, CPF e comprovante de endereço. Cada corretora tem taxas e valores mínimos diferentes, informe-se antes de iniciar o processo.

Comprando ações
O segundo passo é exatamente realizar a compra de ações. Existem três formas de comprar ações, através de fundos de investimento, clubes de investimento ou individualmente.

  • Os fundos funcionam como uma empresa, existe um estatuto com regras de investimento para compras, vendas, lucros, prejuízos e outros detalhes bem claros onde todos os participantes estão cientes e de acordo. Uma pessoa é responsável por organizar e fazer todas as operações.
  • os clubes são mais flexíveis, um grupo com no mínimo 3 e no máximo 50 pessoas se uni para fazer as escolhas de compras e vendas. Não há necessidade de um gestor, mas alguém precisa ser o representante junto da corretora.
  • Individualmente, ou Home Broker, é a forma que qualquer pessoa, desde que devidamente cadastrada em uma corretora credenciada, compre e venda ações em qualquer lugar do mundo. Nesse caso, você será o gestor e representante dos seus interesses.

Taxas
Como qualquer operação bancaria, algumas taxas se aplicam na hora de movimentar ações, cada corretora usa taxas de administravas, corretagem e custodia de forma própria, porém todas elas usam a taxa de emolumentos segundo a BM&FBovespa.

Valor do investimento
Não existe um valor mínimo para investir em ações, cada corretora define seu valor mínimo, clubes e fundos de investimento costumam ter valores mais baixos de investimento do que o Home Broker

Riscos
Comprar ações é considerado um investimento de risco, pois ações variam conforme o desempenho das empresas e a resposta do mercado dentro do ramo de atividade de cada uma. Não há garantias de retorno

Nossas dicas
A pesquisa é sua principal aliada. Quando falamos em como investir em ações, conhecimento é dinheiro. Acesse o site da CVM e da BM&FBovespa, fique por dentro dos detalhes deles e das corretoras. Além disso, conheça a empresa que pretende adquirir as ações, fale com os especialistas da sua corretora para opiniões profissionais e não compre ou venda com pressa ou por impulso.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar