Saiba como identificar que uma notícia da internet é falsa

Quer saber como identificar notícias falsas na internet? Veja alguns sites que vão lhe ajudar a não cair em tudo que vê na rede.

Saiba como identificar que uma notícia da internet é falsa
Não caia em tudo que lê na rede, veja como verificar a veracidade das notícias

Divulgar notícias falsas na internet pode ter consequências reais, e em alguns casos originar ações violentas. Hoje em dia a divulgação de histórias inverídicas pode também ser considerada crime. É possível produzir facilmente um boato e em pouco tempo isso ser repassado para milhares de internautas. Antes de compartilhar, tenha certeza que a notícia é verídica.

Como saber se uma notícia na internet é falsa

Para começar a identificar notícias falsas na rede, cheque o domínio do site no fim da URL. Somente governos possuem acessos a URLs como .gov ou .gov.br. Não confie em nenhum site pedindo suas informações que termine com .ru ou algum assunto similar.

Evite histórias que pareçam boas demais para ser verdade, ou seja, suspeite sempre de grandes premiações. Procure por palavras chave ou frases em um site de busca, como o Google, Bing! ou Yahoo. Caso seja uma notícia sobre algum assunto muito comentado, diversos jornalistas estarão relatando a precisão da história. Informações verdadeiras receberão mais atualizações em sites de notícias.

Veja 5 dicas para escolher ua senha de wifi segura

Sites que auxiliam em encontrar notícias falsas na internet

Veja alguns recursos que ajudam a identificar notícias falsas na internet e podem ajudar pessoas a tentar esclarecer os fatos divulgados na rede que não são verdadeiros. Trata-se de uma iniciativa importante para distinguir o que é informação verdadeira das histórias falsas divulgadas de maneira irresponsável.

Fact Check
A Google lançou recentemente uma nova ferramenta para ajudar a checar a veracidade das notícias e informações publicadas na internete e encontradas nos resultados de pesquisa. O recurso funcionará por meio de uma tag que os sites de informação podem aplicar aos seus conteúdos. A Google irá monitorar o uso do recurso para que não seja usado indevidadmente. 

E-farsas

Esse site foi um dos primeiros do gênero, ele tem mais de 10 anos de existência e nele é possível pesquisar sobre a maior parte dos boatos amplamente divulgados na rede. O administrador do site pesquisa a origem dos boatos e também tenta fazer uma análise minuciosa sobre os pontos contraditórios contidos na informação que está sendo divulgada.

Saiba como ativar e desativar bloqueador de publicidade

Boatos.org

Este site é outra excelente alternativa para checagem de histórias espalhadas pela rede. Ele segue uma linha editorial semelhante ao site e-Farsas, mas pode variar no que diz respeito à análise do fato. Pois o administrador acredita que nem sempre o que publicado num site, é repetido no outro.

Fatos & Boatos

Este site foi lançado em 2015, ele foi criado pelo Governo Federal. Nele é possível esclarecer todos, ou a maioria, dos fatos relacionados à política.

Verdades e Boatos

Esta é uma página mais focada, trata-se de um site institucional criado pela Coca-Cola para esclarecer as falsas notícias espalhadas sobre os refrigerantes produzidos pela empresa.

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar