Como hidratar a pele ressecada de forma natural

Veja como é possível combater a pele ressecada com ingredientes naturais de baixo custo e com excelente resultados para estas e outras finalidades.

Como hidratar a pele ressecada de forma natural
Veja o que é capaz de restaurar uma pele ressecada

Causadas por diversos fatores internos e externos, a batalha contra uma pele ressecada é bastante comum e, muitas vezes, inovações cosméticas surgem com promessas milagrosas sob um investimento altíssimo – o que raramente representa a veracidade da eficácia.

Diante de tantos componentes industrializados nas prateleiras, as técnicas naturais e os bons hábitos básicos para a saúde ficam esquecidos, adiando ainda mais o equilíbrio para uma pele perfeita.

O que fazer para hidratar a pele ressecada

De baixo custo e resultados comprovados, existem diversas maneiras caseiras e naturais de hidratar e equilibrar a pele ressecada. Entre os principais aliados da hidratação e as ações antioxidantes estão os conhecidos óleos e manteigas de origem vegetal que, em sua forma pura, promovem ação intensa para melhorar o aspecto da pele por todo o corpo.

Deste modo, sendo a causa para o ressecamento de origem externa, alguns dos melhores hidratantes naturais podem ser encontrados facilmente até mesmo em sua cozinha. Veja algumas opções para tornar a pele mais jovem, livre de manchas e com a oleosidade na medida certa.

Mel: atuante contra bactérias e um excelente antioxidante, o mel orgânico é um aliado incontestável no combate à pele ressecada. Seu uso regular auxilia a desentupir os poros e limpar a pele em sua profundidade, cuidando para prevenção do envelhecimento precoce e evitando manchas e irritações provocadas por agentes externos como a incidência solar. Para utilizar o mel, é possível misturar duas colheres de sopa a oito de água até que se forme uma pasta. Aplique sobre a pele, deixando secar. Em seguida, lave suavemente com água morna.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Óleo de Coco: também muito conhecido por sua eficácia no tratamento dos cabelos, o óleo de coco é de importância relevante também quando aplicado sobre a pele ressecada, sendo este facilmente absorvido por ela. Importante por sua ação anti-bactericida, o óleo promove a limpeza ao mesmo tempo de trata e ainda cuida para o retardo do envelhecimento precoce. Para utilizá-lo, basta adquirir o óleo de coco orgânico não refinado e esquentar uma pequena quantia entre as mãos antes de aplicá-lo sobre o rosto ou demais regiões do corpo.

Abacate: com altos níveis de gordura e rico em vitaminas A, D e E, ao ser utilizado sobre o rosto, o abacate ajuda a reter a hidratação lubrificando ainda diversas camadas da pele. O alimento atua também no combate ao envelhecimento e pode ser utilizado ao retirar a parte interna da casca e esfregá-la levemente sobre o rosto. Deixe agir durante 15 minutos e então lave com água morna.

Além dos exemplos citados para hidratar a pele ressecada, outros itens são bastante acessíveis e eficazes para essa finalidade, como o óleo de amêndoa puro para o rosto e corpo; máscara com leite, aveia e mel; pepino em rodelas para a região dos olhos; o azeite e a babosa também atuam para a emoliencia e o equilíbrio da oleosidade da pele. Evite produtos comercializados com tais ingredientes na composição, mas que tenham seus efeitos “mascarados” por derivados do petróleo como petrolatos e parafinas.

Hábitos saudáveis como a limpeza adequada, proteção contra as incidências solares e uma dieta rica em vitamina C, biotina, betacaroteno, zinco e selênio contribuem para uma ação antioxidante, tornando a hidratação algo ainda mais natural para o seu dia a dia.

Principais causas do ressecamento

Além de deficiências alimentares e doenças específicas, alguns hábitos e descuidos se caracterizam entre as principais causas para uma pele ressecada, podendo refletir ainda para unhas e cabelos.

Como fazer um esfoliante caseiro gastando pouco

Basicamente, as mais frequentes causas para o ressecamento se encontram ainda durante o momento do banho, onde a água acima dos 35 graus e o uso do sabonete neutro em peles muito secas contribuem 100% para retirar toda a oleosidade essencial para manter o corpo hidratado e com bom aspecto. O uso dos cremes de hidratação também podem ser corrigidos e melhor aproveitados quando utilizados após o banho, onde a pele se encontra mais receptiva a seus nutrientes.

Tratadas as causas durante e após o banho, é necessário verificar também se o ressecamento não é proveniente de alergias causadas por peças do vestuário. Casacos, calças, blusas, meias e outros itens confeccionados em tecidos sintéticos não permitem que o suor seja absorvido, ficando ele em contato frequente com a pele, causando alergias e aspecto seco.

No caso de tratamentos com remédios que proporcionem ressecamento como efeito colateral, assim como as doenças como o diabetes, hipotireoidismo e a psoríase, por exemplo, invista na boa alimentação e na hidratação frequente da pele a fim de amenizar os sintomas.

Obs.: Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a ajuda médica. Para mais informações procure um profissional.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar