Como gerir pessoas no início do seu negócio

Como gerir pessoas: as dicas que você deve ler para ser o líder que gostaria de ter.

Como gerir pessoas no início do seu negócio
Seja o líder que você gostaria de ter

Estar no começo de um novo cargo, com funcionários sob a sua responsabilidade é ser um líder ou um chefe. São as suas atitudes que definirão quais dos dois você será: aquele que quer atingir um objetivo comum ou o que conquistou a posição pela vontade de ganhar mais dinheiro. Como tudo na vida, existem dois lados que podem ser escolhidos. Se quer saber como gerir pessoas, fique atento às dicas abaixo.

Como ser um bom chefe e alcançar os seus objetivos

Como gerir pessoas: líder ou chefe?

Enquanto o chefe instaura o medo, expõe os funcionários, reclama, critica cada defeito e erro, centraliza as atividades para si e toma para si todos os bons feitos em conjunto, o líder é aquele que sabe trabalhar em equipe e, embora receba mais do que os colegas, está ali para dividir as tarefas e guiar todos em prol de um objetivo comum, ressaltando as qualidades e pontos fortes de todos e inserindo-as como pontos fortes de toda a equipe, que cresce junto a cada resultado alcançado. Por isso, se quer saber como gerir pessoas, opte por ser um líder ao invés de um chefe e confira as dicas abaixo para começar a entrar no clima da equipe.

1. Não critique ou reclame das pessoas

O jeito mais certo de desmotivas pessoas é constantemente criticá-las ou reclamar sobre elas. Se alguém cometeu um erro, coloque-o em perspectiva em relação às coisas que essa pessoa costuma fazer bem. Acentue e destaque as características positivas e use os erros e falhas como oportunidade para uma melhoria contínua. Isso nos leva ao nosso próximo item...

2. Valorize melhorias, até as menores

Psicólogos descobriram há mais de 100 anos que o reforço positivo por um comportamento desejado é a melhor forma de fazer com que a pessoa repita o comportamento. A mairia das pessoas quer fazer a coisa certa, o que significa que vai encontrar muito mais sucesso em liderar uma equipe em que você foca no reforço positivo pelas coisas feitas de forma correta ao invés de tomar atitudes negativas como ameaças e amedrontamento dos funcionários.

3. Dê elogios sinceros e honestos

Todas as pessoas precisam profundamente de significância. Uma das maneiras mais fáceis de você cumprir esse desejo é oferecer elogios sinceros e honestos sempre que possível. Esse é provavelmente um dos melhores métodos motivacionais que você poderá empregar na sua carreira.

4. Encorage as outras pessoas a falar e seja um bom ouvinte

As pessoas querem ser ouvidas, mas ouvidas de verdade, e não subordinadas. Muitas vezes, ao invés de escutar alguma conversa, as pessoas estão simplesmente esperando para serem ouvidas. Se esse não é o seu forte, comece a treiná-lo desde já se quiser saber como gerir pessoas. Aqui vai uma tática: sempre que o funcionário disser algo que precisa ser ouvido, você vai começar a frase da sua resposta com “O que eu entendi que você disse é...”. Isso vai te forçar a realmente ouvir o que essa pessoa tem a dizer. E como benefício adicional, isso reforça a quem falou que você realmente está escutando e respeita o que a pessoa tem a dizer.

5. Esteja genuinamente interessado nas outras pessoas e faça-as se sentirem importantes

O assunto preferido de todo mundo é falar de si mesmo, e faz parte da natureza humana. As redes sociais e as selfies estão aí para atestar esse fato. Ninguém gosta de ser ignorado ou desaprovado, incluindo você mesmo. Se quer aprender como gerir pessoas, vá em frente e faça um esforço para estar realmente interessado nas pessoas e você ganhará a gratidão alheia e uma atitude cooperativa.

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6. Seja cuidadoso com o orgulho alheio

Um fato simples é que todas as pessoas são criaturas orgulhosas. Se você expuser as pessoas que cometem erros na frente dos outros, ganhará inimigos para toda a vida. Expor não é uma atitude bacana e fere o ego das pessoas que trabalham com você. Não seja esse tipo de chefe. Por outro lado, se o único jeito é chamar a atenção do funcionário, faça isso em particular e dê chance para que ele explique o ocorrido – usando a habilidade de saber escutar. Assim, o funcionário terá mais chances de corrigir o erro e trabalhar com você, e não contra.

7. Seja respeitoso com as ideias e opiniões dos outros

Quando você tenta entender o ponto de vista de outra pessoa, você vai perceber que aprendeu alguma coisa. Mas, mesmo que não tenha aprendido nada, você vai achar muito mais fácil compreender e respeitar as pessoas com as quais você discorda.

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8. Se você cometeu um erro, seja honesto e humilde para admitir

Sente-se por um momento, você está preparado para isso? Você não é perfeito e nem sempre está certo. Você pode cometer e comete erros. Uma das melhores fraquezas pessoais que você deve desenvolver sendo chefe é a humildade. Nós todos cometemos erros, e ao invés de negar e repetir essas falhas, as pessoas espertas admitem-nas e aprendem com a experiência. Fazendo isso, um líder é capaz de crescer e se tornar melhor constantemente. Se você for honesto e humilde o bastante para tomar as responsabilidades por seus erros, pedir desculpas aos afetados por ele e trabalhar para evitar que isso se repita, você aprenderá como gerir uma equipe e ganhará o respeito de quem trabalha com você.

9. Siga a melhor regra de liderança de todas

Se você deseja ser um líder excelente, foque em servir as pessoas que você irá liderar. Existem muitas pessoas que desejam o poder, o prestígio e pagamento que vem com as posições de liderança, mas apenas alguns querem fazer o que é preciso para ser realmente um bom líder. Uma boa liderança não é apenas sobre chefiar as pessoas ao redor; é sobre inspirar e guiar pessoas em direção a um objetivo comum a todos. Construa o seu time, dê a eles os devidos créditos por seus trabalhos, elogie e valorize os seus esforços. Seja para os outros o líder que você gostaria de ter.
 

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Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

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