Como ganhar dinheiro com fotografia - veja algumas dicas

Confira as dicas de como ganhar dinheiro com fotografia e transforme a sua técnica e dom em renda!

Como ganhar dinheiro com fotografia - veja algumas dicas
Câmera... ação! Dá sim para ganhar dinheiro com fotografia

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Quer saber como ganhar dinheiro com fotografia? Não é só ter a câmera e sair por aí fotografando, a não ser que você já tenha nascido com o dom. É preciso ter técnica e um olho clínico para fazer os melhores cliques e saber editar as imagens sem deixá-las artificiais. Depois disso, aprender como ganhar dinheiro com fotografia é só uma questão de procurar os primeiros clientes. 

5 câmeras para tirar fotos com efeitos do Instagram

Como ganhar dinheiro com fotografia

Com um trabalho bem feito, vêm as indicações e chances de conseguir cada vez mais trabalhos.

Tipos de câmeras e preços

O tipo de câmera mais usado pelos fotógrafos que estão começando é o semi-automático. As preferências costumam ser por Canon ou Nikon. A câmera vem com a lente padrão 18-55mm e todos os acessórios adicionais são vendidos separadamente. A seguir, veja quais os preços dos modelos iniciais das duas marcas e comece a aprender como ganhar dinheiro com fotografia.

  • Canon EOS Rebel T5: a partir de R$ 2.299,00 no site da marca.
  • Nikon DSLR D3200 a partir de R$ 2.099,00.

E o que você pode fazer com a câmera? Veja abaixo as sugestões de como ganhar dinheiro com fotografia, escolha a que mais combina com o seu estilo, invista numa câmera e mãos à obra!

Vender fotos para bancos de imagens

Os bancos de imagens são utilizados por veículos de comunicação para ilustrar matérias e reportagens, e os conteúdos vêm de toda parte do mundo. Também podem ser usados por agências de publicidade na composição de uma peça. Paga-se uma assinatura para ter acesso a uma certa quantidade de imagens por dia ou mês. Os fotógrafos que vendem estas imagens liberam os royalties para quem assina o site e sempre que um comprador baixa a sua imagem, o banco de imagens paga uma comissão. No 123RF, por exemplo, a comissão inicial é de 30% e chega aos 60% conforme mais imagens são baixadas.

Sites de bancos de imagens: iStock Photo, Shutterstock, Fotolia, Dreamstime, 123RF e Depositphotos.

O que vender para ganhar dinheiro rápido em 2016

Fotografia de eventos

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

Outra saída para um fotógrafo freelance que quer trabalhar fora de casa é a fotografia de eventos. As baladas contratam fotógrafos para clicar a noite e podem negociar por noite ou por mês. Pode servir como um segundo trabalho para quem tem muito pique, mas é preciso ter muita energia. Para saber como ganhar dinheiro com fotografia de eventos, entre em contato com as próprias casas noturnas e cheque se estão precisando de um fotógrafo.

Basta procurar no Google “fotógrafo freelancer eventos” e os resultados aparecerão com diversas vagas.

Fotografia de casamentos e batizados

Quem é mais conservador pode dar preferência para a fotografia de casamentos e batizados. Geralmente, os eventos ocorrem entre a manhã e a tarde. É preciso ser muito discreto e delicado para fotografar de uma maneira que não fique muito próximo da família. Outro ponto a destacar é a atenção às oportunidades: nenhum fotógrafo pode perder a hora do beijo dos noivos, do brinde e outros momentos clássicos de um casamento. A dica é começar fotografando o casamento ou batizado de uma família conhecida sem cobrar ou por um preço muito baixo, para praticar e ter portifólio. Depois, monte uma página no Flickr com as imagens que a família autorizar a postar e divulgue o serviço no Facebook.

Ensaios de casais e famílias

Uma vertente moderna da fotografia são os conhecidos ensaios de noivos antes do casamento, gestantes e famílias inteiras. Aqui, o fotógrafo precisa também ter jeito para lidar com crianças e deixá-las à vontade sem ser invasivo, dando espaço para que elas ajam naturalmente. Outro ponto é a escolha do local das fotos, prestando auxílio para a família que está indecisa.

12 formas de ganhar dinheiro além do seu emprego fixo

Books de modelos

Talvez tenha sido uma das primeiras oportunidades dos fotógrafos: o boom de agências de modelos e pessoas fazendo books entre os anos 90 e 2000. Hoje, pela facilidade de tirar fotografias, já não são tão demandados como antes, mas ainda há boas chances nesse mercado para quem gosta de fotografar pessoas. Também é uma boa maneira de fazer portifólio: pedir a um amigo ou conhecido que queira fazer um book, para produzi-lo.

Fotografia de parto

Uma alternativa mais moderninha de ganhar dinheiro com fotografia: com o aumento da busca pelos partos naturais nas casas de parto ou até mesmo em casa, as famílias costumam também requerer um fotógrafo. Um fotógrafo de parto deve estar sempre preparado para sair de casa, não importando que horas são. Como os partos são naturais, fica difícil ter uma data precisa e é uma profissão em que é arriscado ter agenda cheia, pela imprevisibilidade. A fotografia de parto precisa, além da técnica, de paixão e muita dedicação a registrar a chegada de uma nova vida.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar