Melhores bancos para fazer financiamento de moto

Saber os detalhes sobre o financiamento de moto pode ajudar a fazer uma compra bem mais tranquila, sem pesar no orçamento mensal. Veja os melhores bancos para solicitar. 

Melhores bancos para fazer financiamento de moto
Entenda como é o financiamento de moto no Brasil

O financiamento de moto é uma opção para aquisição de um veículo em duas rodas de um forma que não onere o orçamento. A quantidade de parcelas e as taxas de juros pode variar, dependendo da instituição que financia a compra. Por isso, convém informar-se sobre como as principais operam, o que vai garantir uma aquisição tranquila.

Para programar a compra de sua moto, conheça os bancos e financeiras mais conceituadas do mercado.

Como funciona um financiamento de moto

Primeiro você tem que escolher a moto desejada. Usada ou nova, essa é uma escolha muito pessoal, pois muda conforme sua necessidade, gosto, uso, disponibilidade financeira e etc. Depois de decidir a marca e modelo é hora de procurar uma instituição financeira. A maioria das lojas e concessionárias trabalham com bancos ou financiadoras e já tem dezenas de planos de financiamento de moto prontos para você.

Utilize os valores deles como base de pesquisa e vá em bancos e outras instituições que fornecem crédito e faça simulações para saber qual tem as melhores condições, taxas e juros. Esse trabalho é cansativo e leva algum tempo, mas pode te ajudar a economizar um bom dinheiro quando terminar de pagar.

Qual é a taxa?

A taxa cobrada num financiamento de moto costuma variar de um banco para outro. Saber como essas taxas são repassadas ao comprador pode fazer a diferença no valor total da moto. Confira:

Banco do Brasil

Documentos exigidos:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Pesquisa em bancos de dados e de proteção ao crédito
  • Certidão de regularidade do CPF

O critério do Banco do Brasil para financiamento de moto começa pela potência da moto a ser financiada. É possível financiar motos novas entre 150cce 249cc.A partir de 250cc, o veículo deverá ter, no máximo, 4 anos de fabricação.

O financiamento pode ser feito em até 36 vezes, e permite até 59 dias para começar a pagar. As taxas mensais variam conforme aumenta o número de parcelas, podendo ser de até 3,70% ao mês.

Banco Yamaha

Documentos exigidos:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;

Sim, a Yamaha não apenas fabrica, mas também financia suas motos. A operação é bem simples, basta comparecer a uma das concessionárias Yamaha, escolher a moto, e simular o financiamento. As taxas variam, e não são informadas no site da montadora.

Banco Itaú

Documentos exigidos:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil e de residência;
  • Comprovante de renda;

No site do Banco Itaú, é possível fazer uma simulação com base em informações como valor a ser financiado, ano do veículo e quantidade de parcelas, que podem ser de até 36. O potencial comprador recebe os valores pelo email informado ao preencher a consulta.

Caixa Econômica

Documentos exigidos:

  • RG e CPF regularizados;
  • Comprovante de residência e de renda;
  • Nota fiscal do veículo;
  • Nada consta do veículo do DETRAN

A Caixa Econômica pratica uma das menores taxas do mercado, cobrando apenas 0,98% ao mês no financiamento de moto. No entanto, a instituição financia nolimite de até 90% do valor total do veículo.

Banco Santander

Documentos exigidos:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;

O Banco Santander financia o valor total do veículo em até 60 vezes e permite simular o financiamento caso o comprador seja correntista.

O que vão analisar antes de aprovar o financiamento

Depois de escolher a melhor empresa para você, é a vez da empresa avaliar sua condição financeira: quanto você ganha, se está empregado, há quanto tempo está empregado e outros fatores para saber se você conseguirá pagar o dinheiro que está pedindo.

Após a analise o banco ou instituição libera a carta de crédito que permite que você compre a sua tão desejada moto, aí é só ir até a loja, acertar a documentação, revisar tudo, assinar os papéis, colocar o capacete e sair feliz curtindo o vento e a estrada!

Agora é só ficar atento na data do vencimento dos boletos para não deixar vencer. Os juros para pagamentos atrasados podem ser realmente assustadores e podem atrapalhar muito seu controle de gastos mensais. Deixar de pagar o financiamento sujará seu nome, o nome do seu fiador  caso haja algum – e pode levar até a busca e apreensão da moto por parte do banco, para recuperar o dinheiro emprestado.

Se você receber um dinheiro extra e quiser adiantar algumas parcelas, verifique com a instituição como proceder. Algumas poderão diminuir o valor das parcelas, outras dirão para você pagar o boleto do mês e último disponível, diminuindo o tempo do financiamento e por aí vai.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar